O tratamento ortodôntico é a metodologia mais utilizada nos consultórios odontológicos para restabelecer o alinhamento dos dentes e uma boa oclusão. Entre os aparelhos mais modernos recomendados pelos dentistas está o uso do aparelho autoligado. Neste artigo, vamos contar todos os benefícios dessa moderna tecnologia que tem deixado os sorrisos funcionais e estéticos.

A primeira coisa que você deve saber é que o aparelho autoligado ou aparelho autoligável é um mecanismo utilizado no tratamento ortodôntico e é indicado para a maioria dos pacientes que precisem corrigir o posicionamento dentário. Entre os principais benefícios do aparelho autoligado é que ele elimina a necessidade das “borrachinhas”.

Diferenciais do Aparelho Autoligado

Diferente dos aparelhos tradicionais, o aparelho autoligado possui uma “porta” que prende o fio ortodôntico. Isso dispensa a necessidade das borrachinhas do aparelho tradicional. O aparelho autoligado, contudo, chama a atenção por apresentar um tempo de resposta ao tratamento mais rápido se comparado ao modelo tradicional fixo.

Ainda assim, o aparelho autoligado não representa um novo tipo de tratamento ortodôntico, mas um dispositivo que utiliza um conjunto de fios ortodônticos que direcionam o tratamento.  Embora o aparelho autoligado seja bastante procurado por pacientes diante dos benefícios que ele proporciona, somente o dentista especializado em ortodontia pode indicar o melhor tipo de aparelho para cada caso.

Cada paciente possui uma necessidade distinta, e o tratamento ortodôntico evolui quando ele está alinhado às expectativas do resultado, ao tempo de tratamento e ao comprometimento do paciente em tomar todos os cuidados necessários. 

Todavia o uso do aparelho autoligado não é só um tratamento estético, pela eliminação das borrachinhas e alinhamento dos dentes, mas também funcional. Isso porque o aparelho autoligado tem menos atrito na boca, tornando o tratamento mais eficiente e confortável ao paciente.

Vantagens do Aparelho Autoligado

Entre as principais vantagens do aparelho autoligado estão:

  1. Reduz o tempo de tratamento
  2. Elimina o uso das borrachinhas e diminui o acúmulo de bactérias
  3. Maior conforto no uso do aparelho
  4. Evita machucados e ferimentos na boca
  5. Intervalo maior nas visitas ao dentista para manutenção.

Confira o vídeo que gravei no meu canal no YouTube em que explico um pouco sobre os vários tipos de aparelhos ortodônticos.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e na Asa Sul-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais