Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
assimetria facial o que é, causas e tratamentos

Assimetria Facial tem tratamento? Veja Como corrigir!

O rosto é a primeira parte do nosso corpo que é apresentada ao mundo e, por isso, é comum que as pessoas tenham cuidados estéticos especiais com essa região. Muitas vezes, alterações ou defeitos faciais (como a assimetria facial) fazem com que as pessoas se sintam incomodadas, com baixa autoestima e até queiram esconder parte da face.

Você sente que um lado do seu rosto é diferente do outro? Então, pode ser que você apresente a assimetria facial.

Acompanhe o texto para saber mais sobre o assunto, suas causas e como reduzir o problema!

  Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que significa ter assimetria facial (Assimetria do rosto) e quais as consequências?

De maneira geral, podemos dizer que praticamente todas as pessoas apresentam alguma assimetria facial, pois é muito rara a condição de simetria perfeita entre os dois lados do rosto. O que acontece é que, em alguns casos, essa diferença é mais notável, o que pode gerar forte incômodo.

A diferença entre os lados pode estar no nariz, boca, bochechas ou outras estruturas da face.

Em grande parte das vezes, nenhuma intervenção é necessária, mas, casos mais acentuados podem requerer algum tipo de tratamento.

De acordo com o grau de assimetria e a estrutura que é assimétrica, o problema pode ter diferentes impactos.

Em alguns casos, a questão estética é o que mais incomoda a pessoa.

Em outros, o problema pode prejudicar a qualidade da respiração ou atrapalhar outras funções importantes.

Quais as causas de um rosto assimétrico (assimetria da face)?

Existem diferentes causas para a assimetria facial. Ela pode ser congênita, isto é, presente desde o nascimento, traumática ou patológica. Listamos os principais fatores causais do problema.

Mastigação unilateral

Ocorre quando a pessoa tem o hábito de sempre mastigar com o mesmo lado da boca. Aos poucos, o crescimento desse lado da mandíbula vai sendo estimulado, pois a mastigação exige contração muscular.

Pode afetar também a altura dos olhos e desequilibrar a articulação temporomandibular (ATM). Normalmente, a diferença é melhor percebida quando a pessoa sorri.

Disfunções respiratórias

Algumas disfunções respiratórias podem levar à assimetria facial, como: desvio de septo nasal, rinite, sinusite, bronquite e obstrução nasal.

Essas condições levam a pessoa a respirar mais pela boca, de maneira que possa causar desequilíbrios na posição da língua e da cabeça, que fica projetada para frente.

Algumas outras causas da assimetria facial são:

  • traumas: qualquer trauma ou acidente que atinja o rosto pode causar assimetria facial;
  • patologias: abcessos, tumores faciais e outras condições patológicas que causam diferenças entre os lados da face;
  • assimetrias congênitas: pessoas que já nascem com uma das pálpebras mais caída, oclusão dos dentes, diferença de abertura dos olhos, microssomia hemifacial, entre outros.

Como corrigir assimetria do rosto? Conheça os tratamentos para assimetria facial!

A boa notícia é que, independentemente do grau da assimetria, existem várias maneiras de reduzi-la. Listamos, a seguir, as principais formas de tratamento.

1 – Aparelhos ortodônticos para assimetria facial

Sim, aparelho corrige assimetria! A Odontologia é uma das grandes aliadas no tratamento das assimetrias faciais, pois, em grande parte das vezes, o problema tem relação com alterações bucais ou dentárias. O aparelho ortodôntico é indicado para a correção de assimetrias dentoalveolares.

Ele pode também ser usado em combinação com a cirurgia ortognática — intervenção que visa restabelecer um padrão facial normal. Essa combinação pode ser usada para diversos tipos de assimetria facial. O uso de aparelho ortodôntico possui fins estéticos e funcionais no tratamento da assimetria.

2 – Bichectomia

A bichectomia é um procedimento cirúrgico de retirada parcial da bola de Bichat, que é um tecido gorduroso que fica localizado abaixo da bochecha. A intervenção é feita pelo profissional odontólogo.

Esse tecido gorduroso não oferece energia para o corpo, portanto, ele não diminui com o emagrecimento.

O procedimento pode ser usado como tratamento para a assimetria facial quando o que causa a diferença entre os lados da face é justamente a “gordura das bochechas”. Nesse caso, é possível retirar o excesso do lado que é maior.

Saiba mais em:

Bichectomia: entenda o que é, como funciona e para quem é indicado

3 – Fonoaudiologia estética

A fonoaudiologia estética ou estética facial é uma técnica realizada pelo profissional fonoaudiólogo com o objetivo de trabalhar a musculatura facial. Inclui exercícios diários a fim de fortalecer músculos específicos da face.

A prática pode ajudar na redução da assimetria facial, pois reequilibra as funções de mastigação e respiração, que estão muito relacionadas com o aparecimento do problema. Além disso, a estética facial ajuda também na melhoria da fala, reduz linhas de expressão e traz maior equilíbrio para todas as funções orofaciais.

4 – Botox

A toxina botulínica ou botox é a substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela é usada em procedimentos estéticos em pequenas quantidades para promover a paralisia controlado de músculos específicos da face.

A técnica pode ser usada para o tratamento da assimetria facial em casos de pacientes que possuem um olho mais aberto que o outro, pacientes que precisam de correção do contorno da mandíbula, pacientes com um lado do rosto “mais contraído que o outro”.

Existe também o botox odontológico, que pode ser usado para correção do sorriso gengival e outras assimetrias relacionados aos dentes e à boca.

Saiba mais em:

Botox Terapêutico: o que é, benefícios e como é feito na Odontologia

5 – Maquiagem

Algumas técnicas de maquiagem podem ajudar a disfarçar a assimetria, mas não tratam o problema de forma permanente. Pode ser uma boa alternativa em caso de assimetrias faciais mais suaves ou antes de uma correção definitiva. Para tal, aplica-se sombreamento e pontos de luz em áreas específicas do rosto para esconder as regiões de desequilíbrio.

6 – Outras intervenções cirúrgicas para assimetria facial

Existem, ainda, outras intervenções cirúrgicas que podem ser utilizadas no tratamento da assimetria facial, de acordo com a causa do problema. Alguns exemplos de cirurgias que podem ser feitas são:

  • rinoplastia: cirurgias no nariz para correções estéticas e funcionais, como no caso de reparação do desvio de septo;
  • blefaroplastia: cirurgia nas pálpebras com o intuito de remover a pele enrugada e eliminar bolsas de gordura;
  • cirurgia ortognática: citamos anteriormente no texto.

Corrigir a assimetria facial pode ser um passo importante no bem-estar e autoestima dos pacientes que apresentam o problema. Sendo assim, vale a pena investigar a causa da assimetria para encontrar o melhor tratamento disponível.

Mas, para isso, é preciso escolher cautelosamente um profissional de saúde qualificado, para que a correção seja feita de maneira adequada e os resultados sejam satisfatórios.

E aí, gostou do texto de hoje? Quer continuar lendo e se informais mais sobre outros assuntos? Então continue no site e leia nosso texto sobre cálculo dental!

Leia também: Estética Orofacial: o que é, indicações e tratamentos disponíveis.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontologia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Mulher acaricia rosto na região da bochecha após se submeter ao procedimento de Bichectomia.

Bichectomia: como contornar os principais riscos do procedimento

A bichectomia é uma cirurgia funcional e estética que tem como objetivo emagrecer o rosto e evitar o mordiscamento das…

Leia mais
Dentista no Lago Norte Brasília DF

Vantagens de Se Consultar Na Clínica Ianara Pinho próxima do Lago Norte!

Para quem já teve que procurar uma clínica odontológica, sabe que é importante entender a reputação dos profissionais e conferir…

Leia mais
Estrutura da Clínica Ianara Pinho possui qualidade comprovada para diversos tratamentos odontológicos.

Fatores que comprovam a qualidade da Ianara Pinho Odontologia

Se você busca por uma clínica odontológica, em Brasília — Distrito Federal, que seja de confiança e que possua qualidade…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389