Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Cárie em criança: como evitar e como lidar caso aconteça

Cárie em criança: como evitar e como lidar caso aconteça

É muito comum vermos casos de cárie em criança. Ela não está imune a esse problema e até mesmo os que ainda têm os dentes de leite podem desenvolvê-lo. Afinal, os decíduos sofrem as mesmas complicações que os dentes permanentes.

Como os pequenos não têm maturidade para cuidar da sua higiene e saúde bucal, é preciso que os pais estejam atentos. Cabe aos adultos instruir as crianças sobre a importância de cuidar dos dentes e observar constantemente se a boca do pequeno está saudável.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo apresentando algumas medidas para evitar a cárie no seu filho. Também explicaremos o que deve ser feito se esse problema se manifestar. Acompanhe!

Agende agora a avaliação com um dentista infantil na Ianara Pinho em Brasília DF (Águas Claras, Asa Sul)

Medidas para evitar cárie em criança

Casos de cárie em criança são muito comuns porque essa doença bucal está relacionada, principalmente, com o descuido com a higiene dos dentes. Os restos de alimento favorecem a proliferação de bactérias que agridem o esmalte dentário e provocam as lesões.

Além disso, a baixa ingestão de nutrientes e o alto consumo de sacarose (açúcar) deixa os dentes suscetíveis ao ataque desses microrganismos. Por isso, se a criança tem uma dieta desequilibrada também está propensa a desenvolver cáries.

Mas é possível evitar que isso aconteça. Veja a seguir algumas medidas que você pode adotar para prevenir a cárie em criança.

Incentive a higiene bucal

O ideal é que a criança escove os dentes no mínimo duas vezes por dia, sendo preferível após cada refeição. Seja um exemplo para ela e monitore o pequeno até aprender a fazer a escovação sozinho. Além disso, você pode adotar alguns recursos extras para que esse momento seja mais agradável, como:

  • adquirir creme e escova dental específico para crianças;
  • escovar os dentes com o pequeno;
  • colocar músicas ou desenhos que incentivem a higiene bucal;
  • fazer de conta que os brinquedos também escovam os dentes.

Controle o consumo de doces

A criança não precisa ser proibida de comer doces, mas o ideal é que isso não aconteça diversas vezes durante o dia. O consumo excessivo do açúcar e de forma fracionada estimula intensamente a formação da placa bacteriana. Por isso, prefira oferecer o doce como uma sobremesa e, em seguida, realize a higiene bucal.

Prefira um creme dental com flúor

O flúor é uma substância importante para a mineralização do esmalte dentário, portanto, o ideal é utilizar um creme dental enriquecido com esse mineral. Apenas tenha o cuidado de optar por um produto específico para a idade da criança e controle a quantidade de pasta que será colocada na escova, a fim de evitar o contato excessivo com flúor, que poderia causar fluorose dentária.

Ofereça água à criança

O fluxo regular de saliva e a boa qualidade dela são fundamentais para promover uma limpeza natural da boca, e ainda preservar os minerais do esmalte dentário. Para isso, é preciso que a criança beba bastante água ao longo do dia, a fim de hidratar o organismo e garantir a produção salivar.

Elabore um cardápio nutritivo

Além do flúor, os dentes e gengivas precisam de nutrientes como cálcio, vitamina C, B, A, fósforo, entre outros. Sendo assim, ofereça para a criança um cardápio nutritivo e equilibrado. Alguns alimentos têm função cariostática, pois não favorecem a cárie. São eles:

  • frango;
  • peixe;
  • ovos;
  • maçã;
  • cenoura;
  • pera;
  • hortaliças de folhas escuras.

Como lidar com a cárie em crianças

Você não precisa se desesperar com um caso de cárie em criança. Se isso acontecer, agende uma consulta com o odontopediatra para que ele avalie o pequeno e trate o problema, evitando que ele se estenda.

A tendência das lesões cariosas é aumentar e destruir todo o dente. Pode até chegar à raiz dele e afetar os tecidos que sustentam a dentição. Por isso, quando o problema acontece em dentes de leite não se pode ignorá-lo só porque esse dentinho será substituído. Afinal, quando ele está doente pode afetar o dente permanente que virá a seguir.

A melhor maneira de evitar cárie em criança é adotar os cuidados caseiros e iniciar o acompanhamento com um especialista o quanto antes. O odontopediatra dará suporte para os pais e ensinará a criança a ter mais conhecimento sobre cuidados bucais, além de monitorar a saúde bucal dela complementando as medidas preventivas e identificando problemas no começo.

Precisa de um dentista de confiança para do seu filho?

Entre em contato conosco e conheça nossa estrutura para bem atender os pequenos pacientes!

Leia também:

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia

Bichectomia Masculina – Veja Para Quem é Indicado e Quais as Suas Vantagens!

A ideia de que homens não são o público-alvo de alguns procedimentos estéticos é considerada bem antiga nos tempos atuais.…

Leia mais
mitos e verdades sobre implante dentário

Conheça os mitos e verdades sobre implante dentário

Saber quais são os mitos e verdades sobre implante dentário é importante para que você conheça a fundo esse tratamento.…

Leia mais
Quanto tempo dura a lente de Contato Dental

Quanto tempo dura a lente de Contato Dental?

As lentes de contato dentais são feitas de porcelana, um material altamente resistente que pode durar, em geral, mais de…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389