Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
como acelerar o tratamento ortodôntico

Saiba como acelerar o tratamento ortodôntico com essas 6 dicas

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que usam aparelho é sobre como acelerar o tratamento ortodôntico. Afinal, elas querem ver rapidamente os resultados e ficar o menos tempo possível com o dispositivo na boca.

É importante saber que a duração do tratamento varia em função de fatores como intensidade do problema, planejamento, tipo de aparelho ortodôntico e a resposta orgânica do paciente. Contudo, a boa notícia é que existem algumas formas de acelerar esse processo.

Neste artigo, listamos algumas dicas que, além de ajudar você a ver os resultados mais rápido, contribuem com o cuidado da sua saúde bucal e da higiene do aparelho durante o tratamento. Confira!

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

1. Escolha profissionais experientes

A atuação do profissional é um dos pontos importantes do tratamento ortodôntico. É preciso que ele faça uma boa avaliação do caso, realize um planejamento eficaz e aplique as técnicas ideais para cada paciente.

Por isso, escolha especialistas devidamente capacitados e experientes, e que ofereçam opções de aparelho. Assim você fará um tratamento agrupando tecnologias modernas e conhecimento aprofundado para obter resultados rápidos.

2. Prefira aparelhos tecnológicos

Todos os aparelhos ortodônticos são eficazes para corrigir os dentes, no entanto, se você está em busca de como acelerar o tratamento ortodôntico, o ideal é preferir os dispositivos que trazem uma tecnologia mais avançada.

Esse é o caso do aparelho autoligado, em que os componentes são termoativados e exercem uma pressão constante e suave na dentição. Além dele, há os alinhadores invisíveis, mais confortáveis e que recebem manutenção a cada duas semanas, diferentemente dos demais em que geralmente esse processo é mensal.

Leia também:

Mini-implante dentário oferece resultados mais rápidos e precisos!

3. Cuide bem da higiene bucal

O cuidado com a higiene bucal é importante no tratamento ortodôntico por dois motivos:

Primeiro, para evitar complicações, como uma gengivite, que dificulta a correta movimentação dos dentes e exige procedimentos extras para reequilibrar a saúde bucal.

Segundo, porque no caso dos aparelhos fixos, com braquetes e fios ortodônticos, esses componentes atuam com base em um deslizamento do material. Então, se há um acúmulo de placa bacteriana ou tártaro no dispositivo ocorre um atrito maior, o que dificulta o deslizar.

4. Compareça às consultas de manutenção

Não há como acelerar o tratamento ortodôntico se você não cumprir o cronograma de consultas de manutenção. Elas são fundamentais para que o ortodontista ative o aparelho ou troque o alinhador, pois isso garante a movimentação constante da dentição.

O período de retorno pode ser de duas em duas semanas ou a cada mês, tempo que você pode programar em sua agenda. Procure reservar um dia que você tenha certeza de comparecer, a fim de não ficar adiando a data e prolongar ainda mais seu tratamento.

5. Evite o que causa danos ao dispositivo

Conservar a integridade do aparelho ortodôntico deve ser mais uma das suas preocupações. O aparelho precisa que a sua estrutura esteja perfeita para exercer a pressão exata sobre os dentes, garantindo os resultados planejados pelo ortodontista e no tempo esperado.

Evite roer as unhas, morder objetos, usar os dentes como ferramenta e consumir alimentos muito duros, pegajosos ou fibrosos. Tudo isso pode danificar o dispositivo e exigir a troca de componentes, aumentando o tempo do tratamento.

6. Respeite o tempo de uso do aparelho

Essa dica de como acelerar o tratamento ortodôntico é voltada, principalmente, para quem usa dispositivos móveis, como o alinhador. Já que eles podem ser retirados da boca, é comum pacientes usarem por um tempo menor do que o recomendado pelo especialista.

Isso precisa ser evitado para que o dispositivo exerça pressão suficiente para que os dentes se movimentem. Quando ele não está em uso, há uma tendência da dentição voltar para sua posição anterior, retardando os resultados. Isso também é válido para quem usa aparelhos fixos com elástico.

Percebeu que todas essas dicas sobre como acelerar o tratamento ortodôntico dependem muito do próprio paciente? Por isso, é fundamental que você esteja realmente comprometido em alcançar resultados rápidos. Não se esqueça de que cada organismo tem um tempo de resposta diferente e que bons profissionais também fazem toda a diferença.

Além do tratamento ortodôntico, o clareamento dental é mais um procedimento muito procurado para valorizar o sorriso. Confira se realmente vale a pena optar por essa técnica.

Leia também:

Aparelho móvel de contenção é necessário? Conheça os riscos de não usá-lo

Clareamento Dental Antes e Depois: o que esperar dos resultados?

Todo mundo precisa usar contenção após tratamento com aparelho ortodôntico?

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Ortodontia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia

Sintomas De Infecção No Dente Extraído: Entenda Quais São E Como Tratar

A extração dentária é um procedimento odontológico que pode  ser necessário por diversas razões como cáries profundas ou até mesmo…

Leia mais
Vantagens de Se Consultar Na Clínica Ianara Pinho próxima do Lago Norte!

Vantagens de Se Consultar Na Clínica Ianara Pinho próxima do Lago Norte!

Para quem já teve que procurar uma clínica odontológica, sabe que é importante entender a reputação dos profissionais e conferir…

Leia mais
Ronco e Saúde Bucal: a importância de ir ao dentista

Ronco e Saúde Bucal: Sua Ida Periódica ao Dentista

O ronco é bastante incômodo, tanto para pessoas que sofrem com esta condição quanto para os que convivem ao lado…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389