Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
como tirar bico de criança

Saiba como tirar chupeta de criança com essas 5 dicas

É comum que pais de primeira viagem tenham muitas dúvidas relacionadas à chupeta. A principal delas é se o acessório deve mesmo ser oferecido aos bebês ou se faz algum mal à saúde. Ademais, muitos pais não sabem como tirar bico de criança — afinal de contas, ela não poderá chupar chupeta para sempre, não é mesmo?

Para ajudá-lo nessa missão, daremos algumas dicas para que a remoção da chupeta seja feita da forma mais tranquila possível. Ansioso? Então, continue lendo este artigo!

Agende agora a avaliação com um dentista infantil na Ianara Pinho em Brasília DF (Águas Claras, Asa Sul)

1. Ofereça outras maneiras de acalmar o bebê

Os pais tendem a recorrer à chupeta como principal forma de manter o bebê calmo. Acontece que nem sempre a criança quer sugar algo. Ela pode estar com vontade de sentir o calor do corpo da mãe, por exemplo.

Então, antes de oferecer a chupeta ao bebê, perceba de que outras maneiras ele se acalma.

2. Estabeleça horários para a chupeta

Como tirar bico de criança nem sempre será algo rápido, os pais devem fazer com que o objeto só seja usado em momentos específicos, como na hora de dormir ou quando o bebê estiver em uma situação estressante, como em uma viagem.

Tudo isso deve ser feito no primeiro ano da criança. Isso ajudará a estabelecer limites e fará com que a futura mudança de hábito seja mais simples.

3. Converse com a criança

A partir dos dois anos, a criança já consegue interagir verbalmente com os pais. Essa é uma boa hora para argumentar, explicando que a chupeta deixa o sorriso “feio” ou que a chupeta está “suja” — principalmente quando ela cair no chão.

Seja didático e paciente, lembre-se que, para a criança, o hábito de chupar bico está atrelado à calma e segurança.

4. Proponha uma troca

Grande parte das crianças está disposta a trocar o bico por alguma outra coisa, como um brinquedo ou um passeio. Nesse caso, os pais precisam esclarecer que se trata de uma troca e que a criança não verá mais a chupeta.

É natural que os pequenos voltem a pedir o objeto à noite, mas os responsáveis devem ser firmes e não podem recuar do acordo. Nessa fase, é comum que haja choro e um pouco de birra, mas, ao perceber que a chupeta não será devolvida, as crianças tendem a parar.

5. Amamente

A chupeta acalma a criança porque, nos anos iniciais da primeira infância, ela está na fase oral. O que significa que é por meio da boca que ela explora o ambiente — é por isso que os pais precisam tomar cuidado com objetos que podem ser engolidos.

Ademais, nós, seres humanos, somos mamíferos, então, é natural que sugar seja algo instintivo. Por isso, amamentar é uma maneira de saciar esse instinto e acalmar o bebê.

De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que a criança não ultrapasse dois anos e meio chupando chupeta, uma vez que isso pode prejudicar a dentição e a mordida.

Agora que você aprendeu a como tirar bico de criança, lembre-se de ser paciente e firme. Um pouco de choro e manha nessa fase é absolutamente natural.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com os seus amigos e os ajude a passar por essa fase delicada da paternidade.

Leia também: Uso da Chupeta: desmistificando mitos e verdades

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontopediatria

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Como Cuidar Do Aparelho Dentário: 5 Dicas Para Ajudar Você!

Como Cuidar Do Aparelho Dentário: 5 Dicas Para Te Ajudar!

Você sabe como cuidar do aparelho dentário? Para que o seu tratamento ortodôntico tenha o resultado esperado, é preciso realizar…

Leia mais
Combate ao coronavírus na odontologia

Combate ao coronavírus na odontologia: a importância da biossegurança

Em tempos de pandemia, mais do que nunca, estar atento às medidas de biossegurança é essencial na hora de escolher…

Leia mais

Tirar o Siso Dói? Veja As Dúvidas Mais Frequentes

Será que tirar o siso dói? A extração dos terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso, é uma intervenção…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign