Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
criança com medo de dentista

Criança com medo de dentista: 5 dicas infalíveis para resolver

Ir ao dentista é essencial em todas as idades, mas, é ainda mais importante durante a infância. É nessa fase que se aprende os hábitos de higiene bucal, necessários para a manutenção da saúde dentária e bucal, bem como para a prevenção de males como cáries e placas. O problema é a criança com medo de dentista.

Por isso, os pais devem estar cientes sobre as chances de enfrentar esse tipo de situação com os filhos e aprender como contornar a dificuldade. No texto de hoje, vamos falar mais sobre a criança com medo de dentista, além de listar dicas infalíveis para resolver isso. Acompanhe!

Agende agora a avaliação com um dentista infantil na Ianara Pinho em Brasília DF (Águas Claras, Asa Sul)

Por que as crianças têm medo de dentista?

Ter medo de dentista é algo bem comum entre as crianças, e até alguns adultos continuam com esse receio anos depois. É o mesmo tipo de sentimento em relação a médicos ou outros profissionais de saúde.

Normalmente, esse medo surge relacionado aos procedimentos que são realizados durante a consulta de odontologia. Basta uma experiência ruim, de ansiedade ou dolorosa, para que a criança não queria mais voltar ao consultório.

Às vezes, o medo da criança pode ser influenciado pelo que ela ouve no ambiente em que vive. Se os próprios pais têm medo do profissional e falam sobre isso, pode ser que a criança também desenvolva o mesmo receio.

Isso pode ser mais reforçado ainda quando os pais usam os procedimentos de saúde como uma forma de ameaça, por exemplo: “se você não se comportar, vou te levar para tomar injeção no hospital“.

Como lidar com a criança com medo de dentista?

Felizmente, existem algumas técnicas que podem ajudar a diminuir esse medo e fazer com que a consulta ao dentista seja mais tranquila para a criança. Confira!

1. Habituar a criança desde cedo a ir ao dentista

Quanto antes a criança começar a frequentar o dentista, melhor. A primeira consulta pode acontecer, até mesmo, quando o primeiro dente nascer. É uma maneira de prevenir problemas de saúde bucal e acostumar a criança com os procedimentos que são realizados.

Além disso, se o odontopediatra for o mesmo desde sempre, a criança vai criar uma relação de confiança com o profissional.

2. Brincar de dentista com a criança

As vivências lúdicas são sempre uma ótima oportunidade para a criança ter a oportunidade de experienciar um fato da vida real por meio das brincadeiras.

Por isso, brinque de dentista e encene tudo o que pode acontecer no consultório: lições de como escovar os dentes, limpeza dentária, uso de aparelhos barulhentos, etc.

3. Escolher um profissional especializado em crianças

Ao levar a criança ao dentista, a melhor opção é sempre escolher um odontopediatra. Esse profissional é o especialista em tratar da saúde bucal durante a infância e, dessa forma, tem as habilidades também para lidar com as crianças.

Detalhes como a forma de falar do profissional, suas atitudes e reações ao que a criança faz ou diz, fazem toda a diferença para que ela confie no dentista.

4. Levar o irmão mais velho junto

Se a criança tiver um irmão mais velho, uma ótima ideia é levar os dois juntos na consulta. Assim, o mais velho pode ser atendido primeiro enquanto o mais novo observa.

Ele vai ver como o irmão se comporta e que nada de ruim acontece durante a consulta. Quando chegar sua vez, com certeza, a criança estará mais calma.

5. Falar sempre a verdade

O desconhecido causa preocupação e ansiedade nas crianças. Por isso, esconder fatos ou tentar enganar a criança só piora o seu medo de dentista.

Avise a criança que ela terá uma consulta e sempre diga a verdade sobre os procedimentos que serão realizados.

Esperamos que, com as dicas de hoje, você possa ajudar seu filho a enfrentar o medo de dentista e poder ter dentes sempre saudáveis.

E você, sabe de mais alguma dica para ajudar criança com medo de dentista? Então marque uma consulta conosco e veja como nossos profissionais vão ajudar você!

Leia também: Leite materno causa cárie? Especialista esclarece e dá dicas.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontopediatria

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
sorriso gengival

Sorriso Gengival: quando a cirurgia é a melhor opção?

O sorriso gengival é um problema que incomoda muitas pessoas. Embora não provoque riscos à saúde bucal, muitos pacientes procuram…

Leia mais
perda óssea dentária

Perda Óssea Dentária É Grave? Esclareça Suas Dúvidas Sobre O Problema

A perda óssea dentária é um problema que afeta as estruturas ósseas bucais e pode ter graves consequências para a…

Leia mais
Sensibilidade nos dentes: o que causa e como tratar

Sensibilidade nos dentes: o que causa e como tratar

Se você sente incômodo ao ingerir alimentos quentes e/ou gelados, além de lidar com desconforto na escovação dentária ou ao…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389