Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Dente quebrado: afinal, o que fazer nessas situações?

Você sabe o que fazer se tiver um dente quebrado? Veja agora!

Ninguém está imune de se machucar, não é mesmo? Contudo, um dos maiores medos das pessoas é prejudicar o sorriso depois de um traumatismo dentário. Lidar com um dente quebrado pode ser mesmo uma situação estressante.

Se isso acontecer com você, não precisa ficar desesperado. Independentemente do tamanho da fratura do seu dente, é possível tratá-la, pois basta que você fique atento a alguns sinais e busque atendimento odontológico imediatamente.

Para que você entenda mais sobre esse assunto, recomendamos a leitura atenta deste artigo. Vamos lá?

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Devo guardar o fragmento de dente quebrado?

Se possível, sim. Nesse caso, guarde esse pedaço de dente em um copinho com soro fisiológico ou água. Isso é necessário para preservar a cor do dente e as fibras colágenas hidratadas, já que ele pode desidratar e mudar de tom.

O dentista pode colar esse pedaço de volta, usando produtos específicos. Em hipótese alguma tente fazer esse procedimento em casa, pois isso pode danificar seu dente permanentemente.

Essa opção de tratamento acontece quando a fratura atingiu a parte superficial do dente. Isso significa que, ao observar o dente quebrado, o paciente não enxerga nenhum pontinho avermelhado. Ou seja, a fratura não atingiu a parte viva do dente (polpa dentária).

Vou precisar tratar o canal do dente?

Caso a fratura tenha atingido a polpa do dente (vasos, nervos etc.), muitas vezes será necessário tratar o canal desse dente antes de fazer qualquer outro procedimento. Dessa forma, o dentista evitará que a polpa do dente seja danificada, protegendo-a e contribuindo para que o paciente não venha a sofrer com dor de dente.

O que fazer quando o dente não pode ser colado?

Nem sempre é possível reinserir o pedaço que se soltou do dente, mas isso não quer dizer que a pessoa ficará com o seu sorriso prejudicado. Existem muitas opções de tratamento disponíveis. Uma delas é o uso de resina, que é utilizada na restauração dos dentes em caso de cáries. Esse material tem uma cor semelhante ao do dente, preenchendo o local fraturado e devolvendo o sorriso ao paciente.

Se o dano tiver sido um pouco maior, o dentista pode sugerir o uso de facetas. Trata-se de lâminas de porcelana que serão inseridas no dente para devolver uma aparência natural ao sorriso do paciente.

Agora, se a coroa do dente tiver sido muito danificada, a solução indicada pode ser a remoção desse dente e o uso de uma coroa sobre implante. Em alguns casos, esse implante pode ser feito no mesmo dia da remoção do dente, mas isso depende do resultado de exames. De qualquer forma, o paciente pode usar uma coroa temporária enquanto aguarda a finalização do tratamento.

Leia também:

Implante Dentário: confira tudo sobre o tratamento completo.

Para evitar essa situação, é necessário ficar atento aos fatores de risco relacionados à queda, como piso muito liso, abrir embalagens e garrafas usando os dentes, prática de esportes de contato (nesse caso, usar protetor bucal) etc. Além disso, alimentos muito duros devem ser evitados, afinal de contas, eles também podem fazer com que uma pessoa precise tratar um dente quebrado.

Se você precisa tratar um dente quebrado ou qualquer outro problema relacionado à sua saúde bucal e estiver em Brasília, converse conosco. Somos uma clínica odontológica completa e queremos deixar o seu sorriso cada vez mais bonito!

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontologia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
jovem utilizando aparelho ortodontico autoligado

Aparelho Ortodôntico Autoligado: tudo o que você precisa saber

O tratamento ortodôntico é a metodologia mais utilizada nos consultórios odontológicos para restabelecer o alinhamento dos dentes e uma boa…

Leia mais
Dente Trincado: o que fazer?

Você tem um dente trincado? Saiba quais são os riscos e o que fazer

Um dente trincado pode causar dor, desconforto e sensibilidade. Fora isso, ele é capaz de aparentar um aspecto visual desagradável,…

Leia mais
Conheça os tipos de cárie

Saiba quais são os tipos de cárie e os tratamentos disponíveis

Muitas pessoas não sabem, mas existem três tipos de cáries. Cada um desses ajudam a determinar o tratamento odontológico e,…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389