Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
dentista infantil em brasília

Saiba como escolher o melhor dentista infantil em Brasília

Crianças também precisam de suporte odontológico, mas o ideal é que seja procurado um dentista infantil em Brasília ou na cidade onde você reside. Desse modo, o pequeno terá um atendimento personalizado para sua faixa etária.

Não podemos ignorar que crianças apresentam necessidades diferentes dos adultos, sendo importante que o profissional adote uma abordagem personalizada, técnicas menos invasivas, instrumentos adaptados para não gerar nenhum trauma.

Para que você possa encontrar o melhor odontopediatra para o seu filho, preparamos este artigo trazendo algumas dicas do que deve ser considerado ao escolher o profissional e como preparar o pequeno para ir ao dentista sem medo. Continue lendo e veja porque a Odontologia pediátrica é tão importante!

Agende agora a avaliação com um dentista infantil na Ianara Pinho em Brasília DF (Águas Claras, Asa Sul)

Por que a Odontologia pediátrica é tão importante?

Antes de explicar como você pode escolher um bom dentista infantil em Brasília é interessante compreender por que a Odontologia pediátrica é tão importante. Tenha em mente que ela impacta a saúde bucal e qualidade de vida tanto na infância quanto para o resto da vida. Entenda melhor.

O odontopediatra acompanha o desenvolvimento da criança

Muitos problemas bucais podem se iniciar na criança e refletir complicações na adolescência e vida adulta. Esse é o caso dos desalinhamentos dentários, problemas de mordida e até mesmo as cáries, afinal, quando elas afetam o dente de leite podem comprometer a saúde do permanente que virá a seguir.

Consultar o odontopediatra desde cedo é fundamental para que esse especialista acompanhe o desenvolvimento da criança. Ele participará de cada fase, desde o nascimento dos primeiros dentes de leite até a troca de todos eles pelos permanentes. Por isso, pode identificar problemas ou a tendência para eles.

O odontopediatra dá suporte para os pais e a criança

A Odontologia pediátrica tem um caráter preventivo, de conscientização e educacional. O profissional adota técnicas que ajudam a guiar o desenvolvimento da boca e ossos faciais, também instrui os pais ou cuidadores sobre como realizar a higiene bucal das crianças e garantir mais saúde para os seus dentes.

Além disso, ele participa da educação dos pequenos ensinando para eles como manusear a escova de dentes, de que maneira realizar os movimentos de escovação e por que é tão importante que se dedique ao cuidado do seu sorriso.

Como escolher um dentista infantil em Brasília?

Para obter todos os benefícios, é fundamental que você escolha muito bem o dentista infantil em Brasília. Esse especialista precisa ter um bom preparo a fim de oferecer um atendimento adequado ao pequeno. Confira algumas dicas para tomar uma boa decisão!

Peça recomendações

Converse com seus familiares, amigos, o seu dentista ou o médico da família pedindo recomendações sobre um bom odontopediatra. Dessa forma, você terá a opinião de quem já passou por consultas com o especialista e terá a indicação de profissionais que entendem do assunto.

Informe-se sobre a especialização do profissional

Quando for escolher o seu dentista infantil em Brasília, observe se esse profissional tem a capacitação necessária para atender crianças. É interessante que ele tenha uma especialização, porque assim terá conhecimentos específicos para bem atender os pequenos, com atenção às suas necessidades de saúde e psicológicas.

Veja como a criança é tratada

Você pode agendar uma consulta para conhecer o profissional que fará o atendimento da criança. Nesse dia, procure levá-la com você e veja como o profissional a trata, afinal, ela precisa de atenção e abordagens que cultivem uma relação de confiança. Não pode simplesmente ter sua presença ignorada ou um tratamento seco e formal.

Avalie a estrutura da clínica

A estrutura da clínica é uma questão importante na hora de escolher um dentista infantil em Brasília, porque o espaço precisa estar adaptado para receber esse público especial. O ideal é ter uma decoração diferenciada, um espaço de entretenimento para aguardar a consulta e que até mesmo o próprio consultório tenha equipamentos adaptados para os pequenos.

Calcule a relação custo-benefício

Quando se trata de saúde não podemos procurar pelo menor preço apenas para fazer economia, mas também nem sempre é vantajoso buscar os orçamentos maiores. É melhor que você verifique todos os fatores citados acima e calcule a relação custo-benefício do atendimento oferecido para ter certeza da qualidade com valores justos.

Como preparar a criança para ir ao dentista?

Até mesmo os adultos sentem medo ou insegurança quando precisam comparecer a uma consulta odontológica. Por isso, depois que você escolher o dentista infantil em Brasília é hora de preparar a criança para que esse momento não seja traumatizante para ela. Confira o que pode ser feito para assegurar o bem-estar do pequeno.

Seja sincero ao dizer aonde ele vai

Procure não mentir para a criança dizendo que ela vai a algum lugar quando na verdade está indo para a consulta odontológica. Prefira sempre a sinceridade para lidar com o pequeno e se comunique com ele de uma forma carinhosa, sem fazer imposições ou ameaças.

Esclareça o que vai acontecer na consulta

Antes do dia agendado, converse com o dentista para saber o que vai acontecer durante a consulta. Assim você poderá conversar com a criança explicando o que o profissional fará, pois dessa forma ela se sentirá mais segura entendendo que não está em risco.

Explique por que é importante cuidar dos dentes

Utilizando uma linguagem adequada à faixa etária da criança, explique para ela por que é importante cuidar dos dentes. Fale sobre os bichinhos (bactérias) que crescem na boca, de que maneira eles deixam o sorriso doente e como isso pode ser prejudicial sem a ajuda do dentista.

Apresente o dentista como um amigo

Procure sempre ilustrar a figura do dentista como um amigo, aquela pessoa que está ali para ajudar e que deseja somente o bem da criança. Evite associações negativas do tipo “se você não se comportar, vou pedir para o médico dar uma injeção”, porque o odontopediatra pode ser visto pelo pequeno como o médico.

Associe o dia da consulta com algo que a criança goste

Você também pode levar a criança para fazer alguma coisa que ela goste depois da consulta odontológica. Essa é uma forma de promover a associação entre o dentista e coisas legais ou divertidas, fazendo com que o pequeno não recuse o tratamento nem cultive traumas.

Faça um acompanhamento preventivo

Não se esqueça que você não deve procurar um dentista infantil em Brasília apenas quando a criança estiver com algum problema. Nesse caso, ela precisará da consulta para fazer um tratamento, o que pode levar à associação do odontopediatra com sensações ruins.

O ideal é que o acompanhamento aconteça de forma preventiva, ou seja, seu filho precisa visitar o especialista periodicamente para evitar os problemas. Se eles surgirem, serão identificados no começo e solucionados com uma intervenção simples.

Seu filho merece o atendimento do melhor dentista infantil em Brasília, por isso, tenha muita atenção quando for escolher esse profissional. Não se esqueça de que ele é uma figura fundamental durante todo o desenvolvimento do pequeno, garantindo que tenha mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Precisando de um profissional especializado e de confiança para cuidar do sorriso do seu filho?

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontopediatria

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Vantagens de Se Consultar Na Clínica Ianara Pinho próxima do Lago Norte!

Vantagens de Se Consultar Na Clínica Ianara Pinho próxima do Lago Norte!

Para quem já teve que procurar uma clínica odontológica, sabe que é importante entender a reputação dos profissionais e conferir…

Leia mais
quanto tempo demora para alinhar os dentes

Quanto tempo demora para alinhar os dentes no tratamento ortodôntico?

Existe um aumento significativo de brasileiros em busca de um tratamento ortodôntico. De acordo com pesquisas, mais da metade das…

Leia mais
Prótese fixa: o que é, os tipos e qual é a melhor?

Prótese fixa: o que é, os tipos e qual é a melhor?

Se há algo que faz a diferença na nossa autoestima é o nosso sorriso. Além de ser uma expressão de…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389