Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Desgaste dentário: Veja as principais causas e saiba como evita-la

Veja as principais causas e saiba como evitar o desgaste dentário

O esmalte dentário é uma estrutura mineral muito resistente, mas isso não significa que ele seja indestrutível. Diversos fatores podem causar agressões a sua superfície que levam ao desgaste dentário e, consequentemente, sintomas desagradáveis.

Você sabia que até mesmo o modo como escovamos os dentes pode causar esse problema? Isso sem falar das bebidas e alimentos que ingerimos e dos hábitos que adotamos. Como o desgaste pode levar a complicações maiores, é fundamental saber mais sobre esse assunto.

Por isso, continue lendo este artigo para entender ao certo o que é o desgaste dentário, quais sintomas ele manifesta, suas causas e como é feito o tratamento e prevenção. Acompanhe para aprender um pouco mais sobre como cuidar bem dos seus dentes!

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é desgaste dentário?

A função do esmalte dentário é proteger as partes mais sensíveis do dente que estão concentradas em sua polpa. Por isso, ele é uma estrutura mineral muito resistente e que não tem terminações nervosas.

Mas apesar de sua densidade, o esmalte dentário não é indestrutível. Diversos fatores podem causar agressões em sua superfície, fazendo com que, aos poucos, ele perca sua massa, problema que recebe o nome de desgaste dentário.

Essa condição, portanto, caracteriza-se pela perda lenta e progressiva de esmalte dentário. Com o tempo, ele fica cada vez mais fino e deixa exposta a dentina, parte mais sensível. Em casos extremos, a polpa do dente também pode ficar exposta.

Quais os principais sintomas do desgaste?

O desgaste dentário pode acontecer em toda a estrutura do dente, somente em sua coroa ou em partes mais salientes. Pode afetar todos os dentes ou apenas algum específico, e essas variações dependem do tipo de agressão sofrida.

Mas independentemente de como o desgaste dentário aconteceu, ele sempre provoca sintomas, como:

  • dentes com pontas muito retas e lisas;
  • amarelamento, em função da maior exposição da dentina;
  • sensibilidade a variações de temperatura, toque, ar, mordida ou algumas substâncias;
  • presença de trincas, fissuras ou fraturas no esmalte;
  • alteração na forma ou tamanho dos dentes.

O que pode desgastar os dentes?

O desgaste dentário recebe classificação conforme o fator que levou a perda do esmalte. Sendo assim, existem diferentes tipos dele, sendo:

  • abfração: quando há uma força desequilibrada sobre o dente que leva à destruição dos cristais do esmalte, como em caso de má oclusão, desalinhamentos e bruxismo;
  • abrasão: também chamada de atrição, trata-se do degaste ocasionado pelo atrito excessivo nos dentes, como ao usar escovas muito duras, cremes abrasivos, morder objetos duros ou roer as unhas;
  • erosão: ocorre quando o esmalte sofre contato excessivo com substâncias ácidas, como refrigerantes, bebidas alcoólicas e vinagre, ou em função da presença de ácidos estomacais na boca, como nos casos de refluxo e bulimia.

Sendo assim, as causas do desgaste dentário se relacionam a fatores mecânicos que levam à quebra de cristais do esmalte ou abrasão, como uma lixa removendo pequenas porções constantemente, ou com reações químicas que destroem suas moléculas.

É possível tratar esse problema?

Uma vez que o esmalte dentário foi perdido, ele não pode ser recuperado. Isso significa que não há como a estrutura do dente crescer outra vez. Entretanto, existem procedimentos que permitem reconstruir o dente, como a restauração com resina.

Também podem ser aplicados blocos e coroas para recuperar uma grande área perdida. Porém, o ideal é identificar o que está causando o problema, porque de nada adianta restaurar o dente se a agressão não for eliminada, uma vez que o desgaste continuará.

Como prevenir o desgaste dentário?

Para prevenir o desgaste dentário, você apenas precisa ter atenção com suas atitudes e hábitos. Algumas medidas eficazes são:

  • preferir escovas de dente com cerdas macias;
  • escovar os dentes com movimentos suaves;
  • evitar cremes dentais muito abrasivos;
  • tratar problemas como bruxismo e refluxo;
  • evitar roer as unhas e morder objetos duros;
  • minimizar o consumo de alimentos e bebidas ácidos;
  • higienizar os dentes após o consumo de substâncias ácidas (15 a 20 minutos depois do consumo desses alimentos).

Além disso, é fundamental manter visitas periódicas ao dentista para acompanhar sua saúde bucal e identificar sinais de desgaste ainda no começo. Assim, você evitará a perda da estrutura dos seus dentes e ainda terá suporte para manter seu sorriso sempre bonito e saudável.

Sempre cuide dos seus dentes com profissionais de confiança.

 

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
O que é Invisalign

O que é Invisalign? Conheça 5 vantagens desse tratamento

Quem deseja ter um sorriso perfeito pode se sentir incomodado ao pensar em usar os aparelhos ortodônticos tradicionais, com fios…

Leia mais
Quais São Os Tipos De Clareamento Dental E Suas Diferenças?

Quais São Os Tipos De Clareamento Dental E Suas Diferenças?

Todo mundo sonha com dentes branquinhos e um sorriso bonito, não é mesmo? Conhecer os tipos de clareamento dental disponíveis…

Leia mais
Tudo o que você precisa saber sobre Bichectomia

Bichectomia: como contornar os principais riscos do procedimento

A bichectomia é uma cirurgia funcional e estética que tem como objetivo emagrecer o rosto e evitar o mordiscamento das…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389