Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Entenda a diferença entre implante e prótese dentária

Entenda a diferença entre implante e prótese dentária

Prótese e implante são tratamentos indicados para solucionar um problema que incomoda e afeta a autoestima de muitas pessoas: a falta de dentes. Porém, qual é a diferença entre implante e prótese dentária? Qual a solução mais indicada para cada paciente?

Se essas são as suas dúvidas, continue acompanhando este artigo! Nele, você vai entender quais são as principais características e diferenças entre esses procedimentos, além das vantagens e desvantagens de cada um. 

Boa leitura!

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Qual a diferença entre implante e prótese dentária?

A principal diferença entre implante e prótese dentária está na complexidade do tratamento. O primeiro é capaz de substituir toda a estrutura do dente natural perdido, tanto sua parte visível (coroa) quanto interna (raiz). O segundo, por outro lado, só substitui a coroa do dente.

Assista ao vídeo abaixo para entender ainda mais sobre o implante e a prótese dentária

Além desse aspecto estrutural, existem outros pontos que diferenciam cada procedimento: 

Indicação

Outra diferença entre implante e prótese dentária são os casos para os quais cada um é indicado. O primeiro é mais apropriado para situações em que o paciente sofreu perda total do dente, inclusive a raiz. Já em quadros em que a raiz ainda está preservada, costuma-se recomendar a prótese dentária fixa (coroas, blocos etc.).

Porém, ambos os tratamentos são versáteis e podem ser recomendados tanto para condições mais simples (como a ausência de um dente) quanto para casos mais complexos (quando o paciente não tem alguns dentes da boca ou perdeu todos os dentes da arcada), a depender do tipo de implante ou de prótese dentária a ser utilizada.

Contraindicações

Além das indicações, as contraindicações também fazem parte da lista de diferença entre implante e prótese dentária. Quando é preciso implantar um dente é necessário fazer um procedimento cirúrgico, já para colocar uma prótese não é preciso fazer uma intervenção cirúrgica. 

A contraindicação do implante surge quando o paciente não apresenta boas condições de saúde como diabetes ou hipertensão descontroladas ou apresenta perda óssea dentária extrema. Isso ocorre porque para ter sucesso no procedimento é preciso fazer anestesia, ter uma boa cicatrização e base de osso para fixar o pino que faz parte do implante.

Já no caso da prótese, por não incluir intervenção cirúrgica, o tratamento só é contraindicado em pacientes que não têm uma boa saúde da boca (como fungos na região bucal, cáries, problemas virais e gengiva inflamada).

Fixo x Móvel

Mais uma grande diferença entre implante e prótese dentária está na possibilidade de remover ou não o dispositivo da boca do paciente durante o tratamento. Enquanto o implante é fixo e não pode ser removido, existem alguns tipos de prótese dentária que são móveis (dentaduras), o que permite ao paciente retirá-la quando desejar.

Durabilidade

Os implantes duram mais tempo que as próteses, principalmente devido ao tipo de material utilizado na sua fabricação, o titânio. Com boa higiene, manutenção e consultas periódicas, por exemplo, ele pode durar mais de 20 anos. 

No caso da prótese, o tempo máximo sem necessidade de troca pode chegar a 10 anos. Porém, é recomendado que a substituição dos dispositivos seja feita antes do seu prazo máximo de validade.

Colocação

A colocação também é uma diferença entre implante e prótese dentária. Como já dito, para colocar o implante é necessário fazer um procedimento cirúrgico, ao contrário da prótese, que, na maioria dos casos, demanda apenas a confecção do molde adaptado à arcada dentária do paciente.

Higiene e limpeza, manutenção e cuidados

Outra diferença entre implante e prótese são os cuidados relacionados à higiene bucal. O primeiro tratamento permite uma escovação tradicional, com escova de cerdas macias, uso do fio dental e, se desejar, uso de enxaguante sem álcool e com flúor.

As próteses, no entanto, exigem mais atenção do paciente, já que alguns resíduos podem se acumular em sua estrutura. No caso de modelos fixos, o ideal é fazer a higienização com uma escova interdental e nunca esquecer do fio dental e dispositivos especiais para auxiliar na limpeza dos locais que a escova não alcança.

Já os dispositivos móveis oferecem vantagens na hora dos cuidados bucais pois permitem uma escovação profunda. Nessas situações, seu dentista irá recomendar uma escova própria para próteses e, em alguns casos, produtos específicos para limpeza de dentaduras.

É importante, também, fazer visitas periódicas ao consultório odontológico para realizar limpezas mais completas. 

Outros cuidados

Para garantir que tanto o implante quanto a prótese dure por longos anos, é preciso evitar:

  • comidas muito duras ou difíceis de mastigar;
  • roer as unhas;
  • morder objetos;
  • utilizar os dentes para abrir e cortar coisas;
  • o uso de tabaco.

Além disso, é preciso que as próteses se mantenham hidratadas quando estiverem fora da boca, em uma solução própria para dentaduras. 

Preço e custo do tratamento

Por fim, a última diferença entre implante e prótese é o preço de cada dispositivo. Em geral, o primeiro tratamento costuma ser mais caro do que o segundo.

É importante ressaltar também que o custo total de cada opção depende de diversos fatores, como:

  • o quadro do paciente;
  • suas necessidades e desejos;
  • se ele precisará de enxerto ósseo ou algum procedimento adicional;
  • se os materiais serão nacionais ou importados.

Por esse motivo, definir o valor do investimento em cada um desses métodos vai depender de uma avaliação do profissional que irá lhe atender.

Próteses e implantes podem ser utilizados em conjunto?

Esses tipos de tratamentos para falta de dentes estão frequentemente relacionados. Afinal, a prótese faz parte da estrutura do implante dentário. Enquanto o implante em si serve para substituir a raiz do dente perdido e restaurar sua característica funcional, a prótese garante o aspecto funcional e também estético do dente, afinal substituirá a coroa. 

Vale explicar a você como o implante é realizado:

  • para substituir a raiz, o implante é construído usando um pino metálico, normalmente de titânio. Esse pino é colocado em pequenos furos feitos pelo implantodontista (profissional responsável pela cirurgia de implante) no osso alveolar, que sustenta o dente. Com o tempo, acontece o processo chamado de osseointegração: o osso se recompõe e envolve o pino do implante, prendendo-o totalmente à boca.
  • em cima do pino de metal é colocado o dente artificial (a prótese), em geral de porcelana, que substitui a coroa. A diferença é que, no implante, a prótese não fica solta, nem é removível, pois está fixada à uma raiz artificial. 

Implante ou prótese? Veja quais são as vantagens e desvantagens de cada tratamento

Tanto os implantes quanto as próteses são métodos eficazes para promover a reabilitação oral de pessoas que perderam dentes. Porém, essas técnicas apresentam suas vantagens e desvantagens. 

Veja quais são elas na tabela abaixo:

 

Em função da diferença entre implante e prótese dentária, não podemos dizer que um método é melhor do que o outro, já que apresentam indicações e benefícios distintos. 

Mesmo com um quadro comparativo entre as vantagens e desvantagens de cada um, é fundamental a avaliação de um cirurgião-dentista especialista para que ele analise seu caso de modo geral e defina qual é o melhor tratamento para recuperar a estética do seu sorriso.

Na Clínica Ianara Pinho você encontra o lugar certo para realizar o seu tratamento com implante ou prótese dentária. O consultório tem estrutura completa para que você realize todo o seu procedimento em um só lugar, sem dores de cabeça! 

O melhor de tudo é que possuímos dois consultórios em Brasília e você pode escolher qual o mais próximo para começar sua busca por dentes perfeitos e mais qualidade de vida.

Veja onde estamos localizados: 

Agende agora mesmo uma consulta com um de nossos especialistas!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Implantes

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Botox na Odontologia

Botox na Odontologia: saiba como funciona

Além de ser utilizado em procedimentos estéticos, o botox também pode ser utilizado na odontologia para tratamentos de determinados tipos…

Leia mais
Pericoronarite: quais são as causas e como tratar? | Ianara Pinho

Pericoronarite: quais são as causas e como tratar?

Já teve dor forte e aguda no dente siso e se perguntou se o que você estava sentindo era normal?…

Leia mais
Harmonização facial na Odontologia: 12 procedimentos possíveis

Harmonização facial na Odontologia: 12 procedimentos possíveis

A harmonização facial é um conjunto de diferentes procedimentos estéticos para quem busca melhorar a aparência do rosto. Apesar de…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389