Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
O que você precisa saber sobre Fluorose Dentária

Fluorose dentária: o que você precisa saber

Tendência inversa: O Uso intenso do Flúor diminui a cárie, mas pode aumentar a Fluorose, saiba quais cuidados tomar.

Tudo tem uma medida, não é mesmo? A Fluorose dentária é a prova disso, ela aparece a partir do excesso de flúor nos dentes. Trata-se do aparecimento de manchas que surgem, normalmente, de forma simétrica, mais comum em crianças. Elas originam da exposição dos germes dentários à altas concentrações dos íons do Flúor.
Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

A Fluorose pode ser:

Simples: Com o esmalte apresentando leves alterações esbranquiçadas. Desta etapa podendo evoluir para alterações porosas e dispersas.

Moderada: Quando a opacidade evoluiu para áreas mais extensas, cobrindo 50% do dente ou mais. O esmalte começa apresentar desgaste mais acentuado e manchas marrons começam a surgir.

Severa: Aqui a anatomia do dente já está afetada, os diversos desgastes já tomam aparência de corrosão, com manchas marrons e aspecto muito desagradável.

Mas afinal, é preciso usar Flúor?

O Flúor é um elemento muito importante para o controle de cáries, doença que destrói os dentes. Porém, sua ingestão acima da quantidade recomendada pode causar intoxicação com severidade associada a quantidade ingerida. A Fluorose Dentária é um tipo de alteração crônica que tem como consequência defeitos na mineralização do esmalte.

O uso constante de cremes dentais combinados com água Fluoretada também conhecida como água tratada ajudam a fortalecer o esmalte e prevenir cáries, por outro lado o uso exagerado pode causar a Fluorose que além da aparência desagradável pode causar o efeito contrário, enfraquecendo o esmalte, prejudicando a estrutura dos dentes e favorecendo o surgimento de cáries.

Como evitar a Fluorose dentária?

Embora pareça contraditório, a maior recorrência da Fluorose acontece em pessoas com má higiene dental, afinal elas dentes mais fracos e mais vulneráveis. Veja bem, a higiene deve ser feita de forma correta, e o creme de dente deve ser aplicado juntamente com a escovação adequada e enxagues com água em abundância. Acumular cremes dentais e enxaguantes nos dentes só vão agravar os problemas.

Tratamento de Fluorose dentária:

Os casos mais simples podem ser sanados somente com a moderação do uso do flúor. Os estágios mais avançados de Fluorose dentária podem ser tratados com microabrasão dental (aplicação de ácidos) também usado em clareamentos.

A Fluorose dentária não é uma doença grave, ela é esteticamente incômoda e oferece o risco de avançar para casos mais crônicos. Mas prevenção é o melhor tratamento.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Coroa dentária: tudo o que você precisa saber sobre coroas no dente | Ianara Pinho

Coroa dentária: tudo o que você precisa saber sobre coroas no dente

Infelizmente, situações como cáries extensas, fraturas dentárias ou desgastes dos dentes podem comprometer a integridade do sorriso, prejudicando a autoestima…

Leia mais
Cirurgia Bucomaxilofacial e Bichectomia

Cirurgia Bucomaxilofacial e Bichectomia: qual a diferença?

É comum que as pessoas confundam a cirurgia bucomaxilofacial com a bichectomia. Porém, ambos os procedimentos possuem as suas singularidades…

Leia mais
Mini-Implante Dentário: para que serve e como funciona?

Mini-Implante Dentário: para que serve e como funciona?

Para quem deseja corrigir o sorriso, o mini-implante dentário tem se tornado um dos tipos de tratamentos ortodônticos mais desejados…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign