Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Gengivite e periodontite: entenda a relação entre elas e como se prevenir

Entenda a relação entre gengivite e periodontite e como se prevenir

Gengivite e periodontite são dois problemas que acontecem principalmente quando não realizamos devidamente a higiene bucal. Porém, também podem ser ocasionados por outros fatores que desencadeiam respostas inflamatórias e infecções na gengiva e periodonto.

Essas duas condições são parecidas em seus sintomas, sendo assim, é natural que sejam confundidas. Além disso, existe uma relação entre elas que causa ainda mais dúvidas, e é sobre isso que falaremos neste artigo.

Continue lendo para entender ao certo o que é a gengivite e a periodontite, de que forma elas estão relacionadas e o que você pode fazer para se prevenir a fim de manter os seus dentes e toda a sua boca sempre saudáveis.
Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é gengivite?

Naturalmente, a boca humana é habitat para diversas bactérias, porém, quando há resíduos de alimentos depositados nos dentes, pode ocorrer uma proliferação excessiva de micro-organismos nocivos. Eles consomem esses restos e liberam ácidos que agridem tanto os dentes quanto as gengivas.

Quando isso acontece, o organismo reage desencadeando um processo inflamatório na tentativa de combater essas bactérias. É assim que se instala a gengivite, uma inflamação que afeta as gengivas e provoca sintomas como:

  • vermelhidão;
  • inchaço;
  • sensibilidade;
  • mau hálito;
  • dor;
  • sangramentos.

O que é periodontite?

A periodontite também é um processo inflamatório, porém, mais grave do que a gengivite porque se mostra mais intenso e atinge outros tecidos além da gengiva. Essa doença bucal se estende para outras estruturas de sustentação dos dentes (periodonto), composto também por fibras e ossos.

Em casos muito graves, acontece uma infecção que pode se estender para a base de todos os dentes. Se não for devidamente tratada, ela ocasiona a perda desses tecidos de sustentação, assim, a raiz dos dentes não tem mais onde se fixar e eles acabam se soltando da boca. Os sintomas da periodontite são mais intensos do que da gengivite, sendo alguns deles:

Qual é a relação entre gengivite e periodontite?

Gengivite e periodontite estão relacionadas, porque quando não tratamos a inflamação inicial nas gengivas, a tendência é de que ela se agrave com o passar do tempo. Sendo assim, a periodontite consiste na complicação de uma gengivite que não recebeu o devido tratamento.

Os primeiros sintomas de inflamação podem não causar grande desconforto, mas ela não cessa sozinha. Por isso, é necessário a intervenção de um profissional para que o processo inflamatório seja controlado e não venha se estender para áreas maiores, atingindo os tecidos de sustentação dos dentes.

Essa intervenção é essencial porque, como você viu, uma condição que se inicia com um ligeiro desconforto na gengiva pode levar à perda de dentes. Além disso, a infecção pode se estender para órgãos vitais, porque as bactérias presentes nos tecidos doentes migram pela corrente sanguínea para o coração, pulmão e rins, causando o comprometimento deles.

Leia também:

Profilaxia Dentária: tire suas dúvidas sobre essa limpeza indispensável!

Quando procurar um dentista?

O ideal seria que todas as pessoas passassem por uma consulta odontológica a cada seis meses para acompanhar a saúde bucal. No entanto, você pode retornar ao consultório do dentista antes desse período se perceber os sintomas iniciais de uma gengivite.

É muito importante não negligenciar esses primeiros sinais porque, como dito, a inflamação da gengiva não se cura sozinha. A tendência é que as bactérias continuem se proliferando e migrando para outros tecidos, levando à relação que explicamos entre gengivite e periodontite.

Sendo assim, é fundamental adotar uma rotina de cuidados com a higiene bucal, pois essa é a principal forma de prevenir os processos inflamatórios. Mas não deixe de consultar o dentista para que ele complemente os cuidados que você tem em casa.

Dessa forma, gengivite e periodontite são dois problemas que exigem atenção, porque precisam de tratamento. Então, adquira o hábito de observar os seus dentes e tecidos bucais, a fim de perceber alterações ainda no começo e buscar ajuda de um especialista antes que se tornem complicações graves.

Gostou desse artigo? Então, assine a nossa newsletter para receber diretamente em seu e-mail mais informações interessantes como essas e dicas para cuidar bem do seu sorriso!

Leia também:

Tratamentos para Periodontite: entenda quando raspagem ou cirurgia são indicados

5 possíveis complicações do tártaro não tratado

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Quem tem Bruxismo pode colocar Lente de Contato Dental

Quem tem Bruxismo pode colocar Lente de Contato Dental?

É natural que, com o tempo e sem o devido cuidado, o hábito de ranger ou apertar os dentes acabe…

Leia mais
Mini-Implante Dentário: para que serve e como funciona?

Mini-Implante Dentário: para que serve e como funciona?

Para quem deseja corrigir o sorriso, o mini-implante dentário tem se tornado um dos tipos de tratamentos ortodônticos mais desejados…

Leia mais
Desgaste dentário: Veja as principais causas e saiba como evita-la

Veja as principais causas e saiba como evitar o desgaste dentário

O esmalte dentário é uma estrutura mineral muito resistente, mas isso não significa que ele seja indestrutível. Diversos fatores podem…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign