Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
invisalign ou aparelho fixo

Invisalign ou aparelho fixo? Conheça as principais diferenças!

Os desalinhamentos dentários podem ser corrigidos por meio do uso de dispositivos como o Invisalign (um tipo de alinhador estético) ou aparelho fixo. Mas quem precisa fazer tratamento ortodôntico geralmente tem dúvidas sobre qual deles escolher.

De fato, cada um apresenta suas características e tem indicações diferentes em função da eficácia que apresentam. É interessante contar com a ajuda de um especialista para definir qual deles seria ideal para alcançar os resultados esperados.

Mas é interessante que você conheça esses aparelhos para expor o seu desejo ao profissional. Por isso, preparamos este artigo apresentando as principais diferenças entre eles a fim de que você tome a melhor decisão e faça um tratamento confortável. Continue lendo!

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Quais são as características do Invisalign e do aparelho fixo?

Tanto o Invisalign/alinhador estético quanto o aparelho fixo são indicados para fazer correções de desalinhamentos dentários. No entanto, cada um desses dispositivos apresenta diferenças em sua estrutura e no modo como o tratamento ortodôntico é conduzido.

Além disso, têm indicações diferentes por causa do modo como atuam sobre as arcadas dentárias. Sendo assim, há casos em que um ou outro pode ser mais adequado, e isso também acontece quando o paciente precisa de melhores resultados estéticos durante o tratamento. A seguir, falaremos mais sobre cada um para você conhecê-los. Acompanhe!

Sobre o Invisalign

O Invisalign é um aparelho ou alinhador ortodôntico moderno com uma estrutura totalmente diferente daquela convencional. Não é composto por bráquetes, arcos, elásticos, nem qualquer outro que encontramos nos dispositivos fixos.

Confeccionado em material totalmente transparente, esse alinhador é feito sob medida para cada pessoa, modelando os dentes em detalhes. É semelhante às placas indicadas para tratamento de bruxismo, por isso, fica praticamente imperceptível na boca.

Para fazer o tratamento com eles, são confeccionados diversos alinhadores com pequenas diferenças entre si. Eles são trocados a cada 15 dias para estimular a movimentação dos dentes, por isso, os resultados são rápidos.

Esse dispositivo não é fixo e pode ser retirado durante as refeições e para higienizar os dentes, oferecendo um tratamento mais confortável. Porém, seu custo fica um pouco mais alto, já que exige um investimento maior.

Sobre o aparelho fixo

Este é o dispositivo convencional, mais comumente utilizado nos tratamentos ortodônticos. Sua versão tradicional é confeccionada em metal, mas existem opções estéticas feitas em material transparente para ficarem mais discretas na boca.

É composto basicamente por braquetes e arcos, sendo que as movimentações dentárias são estimuladas por meio da ativação desse dispositivo. Ou seja, ele é ajustado mensalmente para que exerça um pouco mais de força sobre a arcada dentária.

Diferentemente do Invisalign, também é indicado para fazer grandes correções em problemas mais expressivos. Porém, trata-se de um aparelho fixo, que só pode ser retirado pelo dentista no final do tratamento.

Apresenta um bom custo-benefício por ter um orçamento menor.

É melhor optar pelo Invisalign(alinhador estético) ou aparelho fixo?

Antes de optar pelo Invisalign ou aparelho fixo, é importante ter em mente que o alinhador é indicado para fazer correções de problemas leves a moderados. Desalinhamentos mais expressivos apenas podem ser corrigidos com o dispositivo fixo.

Exceto por esse detalhe, as características do Invisalign o apontam como uma melhor opção para quem deseja um tratamento eficaz, rápido, discreto e mais seguro. Afinal, ele oferece diversos benefícios que não são alcançados com o aparelho convencional, como:

  • conforto;
  • menos agressão para a boca;
  • maior higiene;
  • discrição;
  • valorização estética;
  • resultados rápidos;
  • autoestima durante o tratamento;
  • segurança e confiança ao sorrir e falar.

Por isso, se as correções que você precisar fazer não forem muito complexas, é interessante optar pelo Invisalign. Assim, você não terá impactos estéticos durante o tratamento e cuidará melhor da saúde bucal, além de alcançar mais conforto.

Então, se o dentista disser que você pode usar um alinhador estético ou aparelho fixo, pense nas características de cada um, considere aquilo que você deseja e avalie o custo-benefício. Desse modo, poderá tomar a melhor decisão para alcançar o sorriso que deseja sem grandes sacrifícios!

Gostou deste post? Então continue aprendendo sobre aparelhos ortodônticos com este outro artigo que explica tudo o que você precisa saber sobre eles!

Leia também:

Invisalign em Brasília (DF): como escolher a melhor clínica?

Alinhadores invisíveis: seu aparelho ortodôntico transparente.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontologia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia

Extração de Dente – Saiba Quando É Preciso!

Você sabe quais são os casos em que a extração de dente se faz necessária? Existem algumas situações em que…

Leia mais
Mulher acaricia rosto na região da bochecha após se submeter ao procedimento de Bichectomia.

Bichectomia: como contornar os principais riscos do procedimento

A bichectomia é uma cirurgia funcional e estética que tem como objetivo emagrecer o rosto e evitar o mordiscamento das…

Leia mais
Check-up odontológico: como é realizado e quando fazer

Check-up odontológico: como é realizado e quando fazer

Realizar consultas de check-up, incluindo o check-up odontológico, é a melhor maneira de se prevenir contra doenças ou alterações silenciosas. …

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign