Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Por que algumas pessoas não têm o dente do siso

Por que algumas pessoas não têm o dente do siso? Entenda

Quem já teve sabe o quanto é difícil conviver com as incômodas e intensas dores. Ele mesmo: o siso. Mas você já se perguntou por que algumas pessoas não têm dente do siso? Sortudos? Provavelmente a explicação pode estar na evolução da nossa espécie. Isso porque os sisos são uma herança dos nossos ancestrais, que o utilizavam para triturar alimentos mais duros.

Com a evolução do homem, os sisos que também são chamados de terceiros molares, perderam sua função. O crânio do homem evoluiu com o tempo e, por isso, os sisos ficaram obsoletos e até mesmo sem espaço na arcada dentária, que diminuiu de tamanho com o passar dos séculos.

Mas é verdade: há quem passe a vida inteira sem que os sisos nasçam. Isso acontece porque o indivíduo não apresenta o germe dentário que dá origem ao terceiro molar. Algumas pessoas chegam a apresentar um, dois ou até três dos sisos. Em outros casos, mesmo que exista o siso, ele pode estar retido dentro da estrutura óssea e nem estar presente na cavidade oral.

  Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

É preciso remover o dente do siso?

Normalmente, os sisos nascem entre os 16 anos e 25 anos. Nem todos precisam removê-lo, mas na maior parte dos casos a sua extração é o mais recomendado. Como os sisos acabaram ficando sem espaço para nascer na arcada dentária, os que erupcionam acabam afetando a estrutura do sorriso, causando incômodo no dente que está ao lado, dificultando a higienização, dentre outros transtornos.

Os sintomas você já deve saber: dores intensas. Em outros casos, os sisos podem gerar fragilidade óssea. Há os que ficam parcialmente expostos, os chamados semi-inclusos, que tem sua limpeza dificultada, pois acumulam restos de alimentos, podendo causar infecções graves. Dessa forma, o mais recomendado nesses casos é a extração dentária.

E não! Não dói. A cirurgia de extração do dente é um procedimento cirúrgico considerado corriqueiro e o paciente tem alta logo em seguida, com restrições alimentares, limpeza cautelosa e repouso. 

Assim que o seu siso começar a “dar o ar da graça”, procure imediatamente o seu dentista para que ele avalie o seu caso. Além disso, não se esqueça de fazer suas consultas periódicas, pois mesmo antes de os sisos nascerem, o dentista já pode agir preventivamente, evitando todos os transtornos já citados.

Acompanhe no vídeo abaixo. Nele, falo sobre a extração do siso e quem pode fazer esse procedimento cirúrgico.

https://www.youtube.com/watch?v=MmKOr1pOliI

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.

Leia também: Dente Incluso: o que é, causas e riscos para a saúde bucal

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Cirurgia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Como tirar chupeta de criança

Saiba como tirar chupeta de criança com essas 5 dicas

É comum que pais de primeira viagem tenham muitas dúvidas relacionadas à chupeta. A principal delas é se o acessório…

Leia mais
Gengivite e periodontite: entenda a relação entre elas e como se prevenir

Entenda a relação entre gengivite e periodontite e como se prevenir

Gengivite e periodontite são dois problemas que acontecem principalmente quando não realizamos devidamente a higiene bucal. Porém, também podem ser…

Leia mais
Quanto custa Implante dentário em Brasília

Implantes Dentários em Brasília (DF): Confira Quanto Custa!

Você sabe qual o investimento necessário para colocar um implante dentário em Brasília - DF? Se não tem certeza, não…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389