Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Profilaxia Dental ou Limpeza Dentária: entenda mais sobre

Profilaxia Dental: tire suas dúvidas sobre essa limpeza indispensável!

Manter uma rotina de cuidado com os dentes é fundamental para prevenir problemas e doenças bucais. Mas a higiene bucal caseira precisa ser complementada pela intervenção de um profissional, por isso a profilaxia dental é indispensável.

Como esse procedimento é muito importante, preparamos este artigo para explicar tudo o que você precisa saber sobre ele. 

Neste artigo, descubra ao certo:

  • — o que é a profilaxia dental e para que serve;
  • — como ela é realizada;
  • — com que frequência deve ser feita;
  • — a diferença entre raspagem e profilaxia;
  • — recomendações após o procedimento;
  • — onde fazer essa limpeza no DF;
  • — entre outras informações que explicam porque ela é fundamental para a saúde e beleza dos seus dentes.

  Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é profilaxia dental e para que serve? 

Na Odontologia, a profilaxia dental é um procedimento especial que promove a limpeza profissional e profunda dos dentes, que serve para preservar a saúde bucal e evitar a manifestação de doenças na boca. Por isso, o tratamento também recebe o nome de “limpeza de consultório”.

Na verdade, a profilaxia já é um conceito conhecido na medicina. Trata-se do conjunto de métodos utilizados na prevenção de patologias, como as medidas de higiene e as vacinas, por exemplo. 

No caso da profilaxia dos dentes, o procedimento é realizado apenas pelo profissional ou um técnico em saúde bucal (sob supervisão do dentista), com o intuito de remover:

  • — resíduos de alimentos que a escova e o fio dental não conseguem alcançar;
  • — retirar manchas superficiais; 
  • — placa (ou biofilme) bacteriana e tártaros.

Os métodos e instrumentos utilizados pelo dentista são mais eficazes para uma limpeza profunda dos dentes em comparação com os recursos caseiros. 

Assim, a profilaxia dental ajuda a manter saudáveis a mucosa bucal, gengiva e tecidos de sustentação dos dentes, garantindo também saúde para a dentição em si.

Além disso, o procedimento valoriza a estética do sorriso. Isso porque o tártaro e as manchas prejudicam a tonalidade dos dentes, abalando a autoestima dos pacientes. Então, quando feita essa limpeza profunda, a dentição fica mais clara, brilhante e bonita. 

Com isso, as pessoas se sentem muito mais confiantes em abrir um lindo sorriso!

Qual a diferença entre raspagem e profilaxia dentária?

Muitas pessoas confundem os dois procedimentos, já que ambos estão relacionados à limpeza nos dentes. Porém, a principal diferença entre raspagem e profilaxia está no método utilizado para a remoção de resíduos: 

  • — a raspagem periodontal é feita com um equipamento de ultrassom ou instrumento manual tipo cureta;
  • — a profilaxia utiliza um jato de bicarbonato e/ou escova rotativa profissional. 

De qualquer forma, os dois tratamentos podem ser realizados em uma única sessão, sendo inclusive uma recomendação dos dentistas. Entretanto, quando há quantidades significativas de tártaro subgengival, podem ser necessárias mais sessões, sendo muitas vezes indicada a intervenção de um periodontista. Assim, é possível agregar ainda mais benefícios para a saúde bucal.

Por que a profilaxia dental é importante para a saúde?

A profilaxia dental é importante pois é somente por meio dela que é possível ter acesso a regiões escondidas da boca que os cuidados caseiros não alcançam, para remover os resíduos e o tártaro supra e subgengival efetivamente. Desse modo, evitamos a proliferação e a fixação de microorganismos e as doenças bucais que eles causam.

Limpeza profunda

É preciso considerar que, sempre que nos alimentamos, os resíduos ficam depositados sobre o esmalte dentário, formando a placa ou biofilme bacteriano. Quando ela não é removida por meio da escovação e do uso do fio dental, começa a sofrer reações químicas com o passar do tempo, que ocasionam a sua calcificação, o que dá origem ao tártaro ou cálculo dental e também pode levar a desmineralização do esmalte, tornando-o suscetível ao surgimento de lesões de cárie.

Elimina a placa bacteriana

A placa bacteriana pode ser eliminada facilmente com a escova de dente e o fio dental. Entretanto, existem algumas áreas em que tanto a escova quanto o fio dental têm dificuldade para alcançar, como a região abaixo da linha da gengiva.

Previne a gengivite e a periodontite

Esses locais de difícil acesso também servem como depósito para resíduos de alimentos, acumulando microrganismos e desencadeando respostas inflamatórias. É assim que se instala a gengivite (inflamação na gengiva), condição que, se não tratada, leva à periodontite.

A proliferação de microrganismos na boca libera ácidos que agridem o esmalte dentário e as gengivas. É por isso que o sistema imunológico responde provocando uma inflamação na tentativa de combater esses microrganismos.

Essa resposta causa os quadros de gengivite, um problema que começa de forma muito discreta, porém, tende a evoluir com o passar do tempo, caso não haja nenhuma intervenção. Quando essa inflamação não é devidamente tratada, ela se torna extensa e atinge os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam os dentes e os mantém fixos na boca.

Esse problema é chamado de periodontite e é bem mais grave do que a gengivite, porque causa a degeneração do periodonto. Quando isso acontece, os dentes começam a não ter mais uma base de qualidade para se manterem presos, então, lentamente se desprendem até caírem definitivamente.

Melhora a mastigação e a digestão

Devido a queda dos dentes, consequentemente a mastigação da pessoa fica prejudicada. Nesse sentido, a digestão também é afetada, já que esse processo se inicia com a trituração dos alimentos na boca. Ou seja, cuidar da limpeza e saúde dos dentes também impacta outras partes do corpo.

Evita o mau hálito

Um dos grandes problemas de saúde bucal é o mau hálito. Ninguém quer passar por essa situação, não é mesmo? Portanto é fundamental fazer a higiene adequada para evitar a proliferação de micro-organismos na língua que formam a saburra, uma massa composta por células mortas e  restos de alimentos  que são uma das causas do mau odor. 

Sendo assim, a profilaxia dental é um procedimento que contribui nesse quesito, pois remove os restos alimentares e demais resíduos, mantendo o hálito mais saudável. 

Contribui para a saúde em geral

Além das inflamações na gengiva, dos sintomas desagradáveis que elas provocam e do risco de perder os dentes, não realizar a profilaxia dentária também pode trazer malefícios para o organismo de um modo geral.

Isso acontece porque as bactérias que se proliferam na boca podem penetrar na corrente sanguínea e migrar para órgãos como o coração e os pulmões. Elas causam o agravamento de condições pré-existentes e desenvolvem doenças como a endocardite bacteriana e outros problemas cardiovasculares.

Por isso, fazer a profilaxia dentária é essencial para a saúde de todo o seu organismo. Além de manter os dentes fortes, você previne doenças que afetam os órgãos vitais e tem ganhos estéticos significativos. Afinal, seu sorriso ficará livre do tártaro, de manchas e com uma tonalidade mais agradável que vai valorizar a sua imagem.

Como é feita a profilaxia dentária?

A profilaxia dentária é um procedimento simples, feito no consultório do dentista, sem a necessidade de qualquer tipo de anestesia, em geral. O primeiro passo é avaliar as necessidades do paciente para que, então, o dentista possa definir quais técnicas devem ser aplicadas.

Isso porque a profilaxia envolve recursos diferentes que tratam de condições distintas. Basicamente, o profissional pode realizar as seguintes ações:

  • tartarectomia: técnica para remover o tártaro que se forma entre os dentes, na linha da gengiva e na região subgengival;
  • escovação: realizada com escova profissional e um creme dental específico para promover uma higienização profunda;
  • microabrasão com jato de bicarbonato: feita quando é necessário remover manchas superficiais causadas por resíduos ou pigmentos;
  • aplicação de flúor diretamente nos dentes para finalizar a profilaxia dentária, fortalecendo o esmalte. 

O dentista também inicia o tratamento em si, a começar pela remoção grosseira do tártaro (cálculo dental), em todos os dentes.

A partir disso, é feito o refinamento da limpeza com a técnica de raspagem, por meio de instrumentos chamados curetas manuais.

Por fim, o dentista realiza o polimento que também faz parte da profilaxia dental, com escovas e recursos especiais, que alisam a superfície do dente e dificultam a aderência de uma nova placa bacteriana e tártaro, a evitar ou retardar que o problema surja novamente.

Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre o tema!

 

Quanto tempo demora para fazer uma limpeza nos dentes?

A profilaxia dental é um procedimento rápido e dura em média de 30 a 60 minutos. O tempo de duração pode variar de paciente para paciente, a depender da gravidade do quadro e da quantidade de placa bacteriana ou tártaro a serem removidos na limpeza.

Profilaxia dental dói?

Não, a profilaxia dental não é um procedimento doloroso, pois na maioria dos casos é realizada na parte coronária dos dentes e não diretamente na gengiva.  Alguns pacientes, porém, que possuem mais sensibilidade nos dentes ou má saúde bucal, podem sentir um desconforto maior durante o procedimento.

Caso o paciente relate grande desconforto durante a limpeza, é possível administrar anestesia local para deixá-lo mais confortável.

Recomendações após a profilaxia dental

Como na profilaxia dental é feita a tartarectomia da região supra e, em alguns casos, subgengival, as gengivas podem ficar levemente incômodas e pode haver uma maior exposição de partes sensíveis do dente. Por isso, é recomendado evitar a ingestão de alimentos e bebidas ácidas nas primeiras 24 horas e escovar mais delicadamente. 

É recomendado realizar a próxima higienização após a primeira refeição e usar o fio dental, com movimentos suaves, para não irritar as gengivas.

Com que frequência a profilaxia dental deve ser feita?

Quando o paciente não apresenta nenhuma condição especial, a profilaxia dentária deve ser realizada de 6 em 6 meses (ou menos em pacientes com maior tendência a acúmulo de tártaro). Essa periodicidade é suficiente para detectar problemas bucais precocemente e impedir maiores concentrações de placa bacteriana e tártaro em função dos resíduos acumulados no dia a dia.

Lembrando que o procedimento é recomendado para pessoas de todas as idades. Afinal, os resíduos se depositam tanto nos dentes de adultos quanto de crianças e pessoas idosas. 

Portanto, esse cuidado deve fazer parte da rotina durante toda a vida e precisa ser iniciado o mais cedo possível, pois dentes de leite estão sujeitos aos mesmos problemas que os permanentes.

Onde fazer profilaxia dental em Brasília?

Se você procura um centro odontológico completo, seguro e de qualidade em Brasília, a Clínica Ianara Pinho é a escolha ideal para você! 

 

O complexo Ianara Pinho Odontologia oferece tudo o que você precisa para manter a sua saúde bucal e os seus dentes saudáveis, em um só lugar. Agende agora mesmo a sua avaliação com um de nossos especialistas para realizar a sua profilaxia dental!

 

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Bom Hálito: Conheça 3 Dicas Para Mantê-lo Durante o Dia Todo

Bom Hálito: Conheça 3 Dicas Para Mantê-lo Durante o Dia Todo

O mau cheiro vindo da boca é um problema um tanto incômodo, principalmente quando outras pessoas podem percebê-lo. Infelizmente, ao…

Leia mais
Dentes Bonitos São Possíveis: Veja essas dicas

Dentes Bonitos São Possíveis, Sim! — Veja 5 Dicas de Cuidados

Ter dentes bonitos é o objetivo de muitas pessoas que se importam com o sorriso impecável. Afinal, a boa aparência…

Leia mais
Aparelhos ortodônticos modernos: conheça 5 modelos

Conheça 5 aparelhos ortodônticos modernos

A Ortodontia é uma especialidade odontológica que tem o objetivo de corrigir os desalinhamentos dentários e alterações na mordida, preservando…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389