Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Raspagem periodontal: entenda o que é e quais as vantagens

O que é raspagem periodontal e quais são as vantagens desse procedimento?

O acúmulo de placa bacteriana é a principal causa de problemas bucais. No começo as bactérias formam a placa ou biofilme bacteriano, que removemos facilmente com a escova de dente e o fio dental, mas se isso não acontecer, ela mineraliza e se desenvolve o tártaro, que só pode ser removido com a raspagem periodontal.

Esse procedimento é importante porque o tártaro contém bactérias que causam inflamações nas gengivas e tecidos periodontais. Elas podem migrar pela corrente sanguínea para órgãos vitais, como o pulmão e o coração, afetando a saúde em geral.

Por ser uma prática tão benéfica, preparamos este artigo para explicar:

– o que é;
– como é feita;
– suas indicações;
– vantagens;
– quando fazer;
– entre outras informações. 

Acompanhe!

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é a raspagem periodontal?

O tártaro (cálculo dental) se forma quando a placa bacteriana não é removida e mineraliza. Quando endurece, não pode mais ser desorganizada pela escova, então, é preciso a intervenção de um dentista para fazer a raspagem periodontal.

O procedimento consiste em utilizar equipamentos como ultrassom odontológico e cureta para extrair os resíduos acumulados nos dentes e abaixo da linha da gengiva. Essa técnica também é conhecida como raspagem periodontal e também denominada tartarectomia. Existem dois tipos diferentes:

– raspagem supragengival: remove o tártaro aderido à parte visível dos dentes, ou seja, acima da gengiva;
– raspagem subgengival: elimina o tártaro acumulado abaixo da gengiva, nas regiões que não podemos alcançar com a escova ou fio dental.

Como a raspagem periodontal é feita?

Esse tratamento é realizado no consultório do dentista, na maioria dos casos sem sedação ou anestesia (no caso da raspagem supragengival). Sua duração varia conforme a gravidade de cada caso e o acúmulo de tártaro.

Com seus instrumentos, o dentista quebra o tártaro fazendo com que ele se solte do esmalte dentário e do cemento (que recobre a raiz dentária). Quando usa a cureta, sua ponta é encaixada no resíduo fazendo uma alavanca para que ele seja retirado.

Para que serve a raspagem periodontal e quem pode fazer?

A raspagem periodontal é indicada para todas as pessoas que estejam com qualquer acúmulo de tártaro, mesmo que estejam com boa saúde bucal. Isso porque o procedimento é preventivo e terapêutico, utilizando-se de técnicas aplicadas nas visitas de rotina para fazer a profilaxia dentária. Elas servem para:

– evitar inflamações na gengiva e periodonto;
tratar a gengivite e a periodontite;
– prevenção e tratamento da retração gengival;
– realizar uma limpeza profunda.

Nos casos em que é indicada para tratar inflamações e infecções, é preciso utilizar os medicamentos ou produtos receitados pelo dentista para complementar a terapia, além de comparecer às consultas de retorno para realizar novas sessões, se necessário.

Como a técnica trabalha a região subgengival, após sua realização é interessante evitar alimentos e bebidas ácidos para evitar sensibilidade e agressão à raiz dentária. Além disso, é preciso manter uma boa higiene para prevenir novos acúmulos de tártaro.

 

A raspagem pode ajudar outros tratamentos dentários

Antes da realização de tratamentos dentais temos que nos assegurar que a gengiva está saudável e que não há mais focos de infecção nos dentes.

A raspagem gengival pode ser uma das etapas necessárias em tratamentos como:

clareamento dental;
gengivoplastia;
– implantes dentários;
– uso de aparelhos ortodônticos;
– tratamento de bruxismo;
– próteses;
– lentes de contato dentais;
– entre outros.

Quais são as vantagens de fazer raspagem periodontal?

Como dito, a raspagem é uma técnica aplicada nas consultas de rotina ao dentista, por isso, deve ser feita regularmente em média a cada seis meses. Em quadros de periodontite, o profissional pode recomendar sessões em períodos menores. Em ambos os casos são alcançados benefícios e vantagens como:

Higienização profunda da boca

A raspagem faz uma limpeza de áreas que não conseguimos ter acesso, por isso, promove uma higienização profunda da boca.

Impedimento do acúmulo de tártaro

Feita na periodicidade recomendada, impede que o tártaro se acumule a ponto de abalar a saúde bucal. Veja, no vídeo abaixo, mais detalhes sobre esse problema.

 

Prevenção de inflamações na gengiva

Removendo o tártaro, as bactérias não se proliferam na região periodontal, com isso, as inflamações na gengiva são prevenidas.

Redução e controle inflamações

Ao retirar o biofilme e o cálculo acumulados reduzimos as inflamações e fazemos o controle dos microorganismos presentes na cavidade bucal, impedindo que se proliferam e prejudicam a saúde como um todo.

Prevenção da perda de dentes

Controlando as inflamações, evitamos a periodontite, que afeta todos os tecidos que sustentam os dentes e pode fazê-los ter mobilidade, culminando com a perda dentária.

Quando fazer a raspagem periodontal?

A raspagem é uma técnica que previne e trata problemas bucais, por isso, é muito importante realizar esse procedimento periodicamente. Ele complementa os cuidados que você tem em casa, promovendo uma limpeza das áreas que a escova e o fio dental não alcançam.

Onde fazer raspagem periodontal em Brasília-DF?

Veja no mapa abaixo as duas unidades da Clínica Ianara Pinho, em Brasília, onde você pode realizar diversos procedimentos odontológicos para melhorar a sua saúde bucal e recuperar a beleza do seu sorriso e a sua autoestima. 

Quando foi a última vez que você fez uma raspagem? Entre em contato conosco para ter o suporte de especialistas e colocar em dia os cuidados com seus dentes!

 

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Toxina Butolinica Ianara Pinho: Antes e Depois

Toxina botulínica: o que você precisa saber antes de usar botox

Você possui rugas faciais que te incomodam? A toxina botulínica (ou o famoso “Botox”) pode ser uma poderosa aliada na…

Leia mais
Por que algumas pessoas não têm o dente do siso

Por que algumas pessoas não têm o dente do siso? Entenda

Quem já teve sabe o quanto é difícil conviver com as incômodas e intensas dores. Ele mesmo: o siso. Mas…

Leia mais
Aparelhos para idosos: não existe idade para cuidar da saúde bucal

Aparelhos para idosos: não existe idade para cuidar da saúde bucal

Durante muito tempo foi preservada a ideia de que o tratamento ortodôntico era destinado somente para crianças e adolescentes. No…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389