Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Restauração de resina como é feita e quando é indicada-min

Restauração de resina: como é feita e quando é indicada?

A restauração de resina é indicada em casos de desgastes, lesões de cárie e danos nos dentes, de modo a reparar sua aparência e, especialmente, seu desempenho funcional. Dentre os principais benefícios da restauração de resina, portanto, além da recomposição da estrutura do dente, é o resultado estético. 

Ainda que esse seja um procedimento muito frequente no consultório, acompanhe o artigo para tirar suas dúvidas quanto ao procedimento.

Ah! E se você possui aquelas restaurações antigas, de cor escura, feitas de amálgama e deseja saber se é indicado trocá-la, fica aqui que eu também respondo a essa pergunta. 

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Para que serve a restauração de resina?

Ter os dentes afetados e danificados é um problema que muita gente já passou ou pode enfrentar um dia na vida, mesmo levando uma prática de higiene bucal responsável e cuidadosa. Seja por uma cárie dentária, pequenos danos, fraturas acidentais ou até mesmo pelo desgaste natural dos dentes.

Na maioria desses casos, a restauração de resina pode ser um dos tratamentos mais eficazes. A técnica serve para recompor tanto a estrutura que foi comprometida como a aparência dos seus dentes. Além disso, o material protege a dentina e a polpa do dente evitando que o paciente tenha sensibilidade nos dentes.

Ressalta-se, no entanto, a necessidade de um diagnóstico preciso do seu dentista. Em casos específicos, a depender da gravidade do dano provocado pela cárie, o paciente pode ser indicado para outras intervenções, incluindo o tratamento de canal, por exemplo.

Saiba aqui em que casos o tratamento de canal é mais indicado para tratar cáries.

Como é feita a restauração de resina?

O primeiro passo para fazer uma restauração de resina é retirar a parte do dente que está danificada, em casos de lesões de cárie. Em seguida, o dentista faz o preparo da cavidade que precisa ser extremamente criterioso. Isso é necessário para que a resina possa ser colocada na cavidade e tenha ótima adesão.

Depois do procedimento de remoção do dano, preparo e limpeza local, a cavidade é selada com a resina. O material passa por um processo de fotopolimerização, ou seja, torna-se rígido e fixa na parte interna do dente. Para finalizar, o dentista realiza o polimento do material, após remover os excessos. Essa etapa é importante para que a restauração possa ter a aparência da estrutura natural do dente e fique liso o suficiente para permitir uma boa higienização.

Quanto tempo dura uma restauração de resina?

O tempo de vida de uma restauração vai depender muito do material que o seu dentista for utilizar no procedimento. Entre os mais usados estão a de resina, porcelana e metálicas. A restauração de resina, portanto, costuma durar entre 5 e 6 anos — tempo que varia  e pode ser maior conforme a higiene bucal do paciente e qualidade da resina utilizada..

Tenho restauração de amálgama. Devo trocar para resina?

Há alguns anos, o material mais usado era a amálgama, uma liga metálica formada pela reação do mercúrio com um outro metal. Praticamente todos os metais formam amálgamas com mercúrio, sendo exceções o ferro e a platina. Para que a restauração de amálgama fosse bem sucedida, o dentista precisava desgastar muito o dente para fixar o material na cavidade. 

Esse material é extremamente resistente e pode durar cerca 10, 20 e até 30 anos. Em contrapartida, o amálgama prejudica a estética do dente por ser uma massa escura e cinza e, ao longo dos anos, vai manchando o dente, deixando-o mais acinzentado. Além disso, por ser um composto de metais pesados (mercúrio, prata, estanho), seu uso foi sendo abolido ao longo dos anos .

Por esses motivos, atualmente o material mais utilizado é a restauração em resina — por ter boa adesão mesmo em cavidades pequenas, não desgastar tanto os dentes, ter boa estética e não ser tóxica ao organismo.

Se você possui uma restauração de amálgama, no entanto, a troca do material pode ser avaliada por meio de exame de radiografia para que o dentista identifique qual a profundidade da sua restauração e veja a necessidade de substitui-la. Em alguns casos, o material está muito próximo do canal (polpa dentária) e o procedimento pode ser delicado.

Lembrando que as restaurações recuperam a estética do dente, mas seu objetivo principal é devolver a plena função e estrutura do dente. Sendo assim, o dentista avaliará se a troca é benéfica ou não para a saúde bucal do paciente.

Marque sua consulta!

Precisa de uma restauração ou deseja trocar a restauração de amálgama? Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidades que você precise ir a outros espaços.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontologia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia

Porque Fazer Clareamento Dental?

O clareamento dental é um dos tratamentos mais buscados por pacientes, já que ele traz de volta um sorriso mais…

Leia mais
Alinhador Invisível: o que é e como funciona esse tratamento?

Alinhador Invisível: o que é, como funciona e as vantagens desse tratamento?

O alinhador invisível é um tratamento ortodôntico que tem atraído cada vez mais a atenção de quem deseja corrigir a…

Leia mais
Sensibilidade nos dentes: o que causa e como tratar

Sensibilidade nos dentes: o que causa e como tratar

Se você sente incômodo ao ingerir alimentos quentes e/ou gelados, além de lidar com desconforto na escovação dentária ou ao…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign