Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Sensibilidade nos dentes: o que causa e como tratar

Sensibilidade nos dentes: o que causa e como tratar

Se você sente incômodo ao ingerir alimentos quentes e/ou gelados, além de lidar com desconforto na escovação dentária ou ao usar o fio dental, então é possível que esteja com sensibilidade nos dentes

Embora a condição represente um problema comum, sabe-se que muitos pacientes deixam de relatar os sintomas ao dentista por acreditar não ser “nada demais”. Com o tempo, torna-se cada vez mais difícil consumir bebidas geladas, picolés, sorvetes, doces ou até mesmo o café do dia a dia.

Para se livrar deste tormento, a avaliação de um dentista é indispensável. Se não for tratado de forma prévia, o que seria apenas uma sensação chata e momentânea pode tornar-se algo altamente danoso à saúde dos dentes. Acompanhe este artigo e entenda melhor o problema. 

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Como a sensibilidade nos dentes se desenvolve?

A sensibilidade nos dentes é um problema dentário que se desenvolve ao longo do tempo. Normalmente, acomete pessoas entre 20 e 50 anos de idade. Ainda que comum e facilmente identificado pelos sintomas, é importante destacar que só um dentista pode dar o diagnóstico correto da doença e indicar o melhor tratamento.

Isso porque a hipersensibilidade dentária é causada pela perda do esmalte ou do cemento, que são tecidos importantes na proteção da dentina. A dentina é um tecido tubular, resistente e interno que constitui o corpo do dente. Ela é composta de canais microscópicos que a conectam ao centro nervoso dos dentes.

Dessa forma, toda e qualquer interação externa com a dentina provocará a sensação desagradável que você tem sentido ao ingerir alimentos gelados ou quentes. Portanto, a exposição da dentina – que é resultado da perda gradativa do esmalte, do cemento e da retração da gengiva que está próxima à raiz do dente – é o que causa a sensibilidade aumentada.

Quais são as causas dos dentes sensíveis?

Assim como a maior parte dos problemas dentários, a principal causa da hipersensibilidade está na má escovação. Normalmente, as pessoas impõem muita força ao escovar e esse procedimento pode ser muito danoso. A força pode causar a perda do esmalte e a retração da gengiva, o que expõe a raiz dos dentes e causa a dor da sensibilidade. Por isso, lembre-se: o segredo dos dentes limpos está na delicadeza e na efetividade do processo.

Outro procedimento muito comum que causa a sensibilidade nos dentes é o clareamento dentário sem orientação de um odontólogo (usando bicarbonato, carvão etc). Isso porque os dentes acabam perdendo esmalte que, como já aprendemos, expõe a dentina e os canais nervosos. Dessa forma, opte sempre por fazer clareamento no consultório ou com moldeira, porém sob orientação do seu dentista, a fim de prevenir este e outros danos para a saúde dos seus dentes.

Pacientes com bruxismo também podem apresentar dentes sensíveis, visto que o hábito de ranger os dentes durante o sono também pode favorecer a perda do esmalte. 

Como tratar a sensibilidade nos dentes?

Uma coisa é importante ressaltar: o tratamento para a hipersensibilidade dentária vai além de creme dental. O mercado oferece muitas opções, algumas delas são até eficazes e recomendadas pelos cirurgiões, mas não dispensam o tratamento no consultório. Caberá ao seu dentista indicar o melhor caminho a ser seguido a partir de um diagnóstico correto do seu caso.

Dentre os procedimentos que podem ser indicados no consultório, estão:

  • Aplicação de verniz, espuma ou gel de flúor
  • Aplicação de agente dessensibilizante
  • Restaurações que recobrem a área afetada
  • Cirurgia para recobrimento de raiz exposta
  • Aplicação de laser terapêutico

Para preservar os cuidados em casa, algumas dicas úteis são:

  • Prefira a escova de cerdas macias;
  • Evite impor força ao escovar os dentes;
  • Dê leveza à sua escovação;
  • Aguarde 20 minutos após cada refeição para escovar;
  • Utilize o creme dental indicado pelo seu dentista;
  • Siga usando fio dental;
  • Evite alimentos muito ácidos.

Mas, lembre-se: procure sempre o seu dentista e relate o seu problema.

Quando devo consultar um dentista?

Esse é um dilema. Muitas pessoas deixam para procurar um dentista quando o problema já está em um estágio muito evoluído. Como já mencionamos, os tecidos que envolvem a dentina são extremamente importantes para a saúde do dente. E os sintomas são os sinais de que você está perdendo o revestimento de proteção.

Por isso, é importante procurar ajuda de um especialista sempre que os primeiros sintomas aparecerem. Lembre-se: para todo e qualquer problema de saúde, você precisa passar por avaliações médicas e check-ups rotineiros. Na saúde bucal não é diferente. O seu dentista precisa ser consultado pelo menos duas vezes por ano, uma a cada seis meses.

 

Marque sua consulta!

Se você possui algum sintoma de sensibilidade nos dentes, ou se já está na hora do seu check-up periódico, agende agora uma consulta na Clínica Ianara Pinho. Com um centro de radiologia integrado e atendendo a todos os tratamentos, a clínica está localizada em Águas Claras-DF (além das clínicas na Asa Sul-DF e, em breve, na Asa Norte-DF também). Todos os procedimentos são feitos no mesmo local, sem a necessidades de deslocamentos para exames em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

 

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Estes artigos podem ser interessantes para você também:

Causas da sensibilidade nos dentes: idade está relacionada?

Restauração de resina: como é feita e quando é indicada?

Check-up odontológico: como é realizado e quando fazer

Mau hálito: o que causa e como contornar?

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
invisalign ou aparelho fixo

Invisalign ou aparelho fixo? Conheça as principais diferenças!

Os desalinhamentos dentários podem ser corrigidos por meio do uso de dispositivos como o Invisalign (um tipo de alinhador estético)…

Leia mais
Todo mundo precisa usar contenção após tratamento com aparelho ortodôntico

Todo mundo precisa usar contenção após tratamento?

É quase uma unanimidade: todo mundo que passa pelo tratamento ortodôntico vê a retirada do aparelho como o momento mais…

Leia mais

Porque Fazer Clareamento Dental?

O clareamento dental é um dos tratamentos mais buscados por pacientes, já que ele traz de volta um sorriso mais…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign