Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
O que você precisa saber sobre sorriso gengival

Sorriso Gengival Vs. Botox

Tratamento do Sorriso Gengival com Botox

A estética do sorriso é fundamentalmente influenciada por 3 fatores: dentes, gengiva e lábios. Um #sorriso atraente depende de uma adequada proporção desses. Ao sorrir, o lábio superior deve mostrar 3 mm de gengiva, e a linha #gengival deve seguir o contorno do lábio. A exposição de mais de 3 mm de gengiva caracteriza o chamado Sorriso Gengival.

A maioria dos ortodontistas prefere que a elevação do lábio superior no sorriso forçado pare ao nível da margem gengival. Já em sorrisos naturais, uma faixa de gengiva é aceitável, pois representaria a expressão humana mais autêntica.

Para muitos pacientes, o Sorriso Gengival representa uma desordem estética muito grande. Muitos tratamentos já foram propostos, como gengivoplastias, ortodontia e cirurgias ortognáticas.

Por serem procedimentos que demandam consideráveis riscos, alto custo e tempo, tornaram-se menos recomendados ultimamente. Contrariamente, o uso do #Botox representa um simples, rápido e efetivo método para a correção do Sorriso Gengival.

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Sorriso Gengival é Comum?

Aparentemente a incidência dessa desordem é grande, em muitos casos é visto pelo paciente como uma anormalidade #estética constrangedora e prejudicial à auto-estima. A prevalência nas mulheres é cerca de duas vezes maior em relação aos homens.

Sua etiologia pode estar correlacionada a fatores musculares, esqueléticos, gengivodentais ou uma combinação entre eles. Um Sorriso Gengival pode ser causado por um lábio superior curto, coroa dos dentes curta, excesso maxilar vertical, hipertrofia gengival ou hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior. O correto tratamento depende da correta identificação do fator causal, e uma intervenção cirúrgica nunca pode ser descartada.

Em 2004, propuseram que o Sorriso Gengival fosse classificado de acordo com sua etiologia. Uma linha de sorriso alta pode ser categorizada nos seguintes tipos: dentogengival, no qual há uma alteração na erupção dentária resultando numa coroa clínica menor; muscular, causada pela hiperatividade dos músculos periorais; dentoalveolar, resultante de um excessivo crescimento vertical da maxila e, finalmente, uma combinação de causas.

Os fatores utilizados para a identificação da etiologia são: a distância do ponto subnasal até o limite incisal da coroa dos incisivos; parâmetros oclusais como overbite, overjet e inclinação do plano oclusal; ou parâmetros dento-gengivo-labial como comprimento da coroa clinica dentária, comprimento do lábio superior e o espaço interlabial em repouso e sorrindo.

Leia também: Sorriso Gengival: cirurgia é a melhor opção para o meu caso?

Classificações do Sorriso Gengival

Em 2010, ainda sugeriram uma classificação de acordo com o tipo de Sorriso Gengival.

Anterior: quando há mais de 3mm de gengiva entre os caninos, com envolvimento do elevador do lábio superior e da asa nasal.

Posterior: quando há mais de 3mm de #gengiva exposta posteriormente ao canino. Tendo uma exposição normal (<3mm) entre os caninos , mas envolvendo a ação dos músculos zigomáticos.

Misto: No qual tanto entre caninos quanto posteriormente à eles existem mais de 3 mm de gengiva exposta. Que envolvem dois ou mais dos músculos anteriormente citados.

Assimétrico: onde de um lado há maior exposição que de outro, causado pela assimétrica contração desses músculos.

Leia também: Botox Terapêutico: o que é, benefícios e como é feito na Odontologia e Estética Orofacial: o que é, indicações e tratamentos disponíveis.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Odontologia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Mancha no dente pode ser Cárie

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Durante a escovação, muitos pacientes já se deparam um dia com manchas nos dentes, listras negras e até pontos escurecidos…

Leia mais

Quanto custa colocar lentes de contato nos dentes?

O tratamento com a lente de contato dental é rápido, indolor e duradouro. Por meio dele, o paciente consegue ter…

Leia mais

Língua Presa – Como Identificar E Quais São Os Tratamentos?

A anquiloglossia – popularmente conhecida como língua presa – é uma condição em que o frênulo lingual, estrutura abaixo da…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign