Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Tratamentos para Periodontite

Tratamentos para Periodontite: entenda sobre raspagem e cirurgia

Antes de explicar como são feitos os tratamentos para periodontite, vamos primeiro entender o que é essa doença, como ela se desenvolve e afeta a saúde dos dentes. 

O que é a periodontite?

Também chamada de doença periodontal, a periodontite é uma inflamação bacteriana que afeta a gengiva e os tecidos que sustentam os dentes do paciente causando mau hálito, inflamação, sangramento gengival e perda óssea.

Sua principal causa é a falta de higiene bucal. Uma higienização deficiente dos dentes provoca o acúmulo de alimentos e a formação da placa bacteriana, que pode deixar a gengiva inflamada e até infeccionar. Com o passar dos anos, se não tratada, a periodontite pode atingir e afetar gravemente o periodonto de proteção e de sustentação, ou seja, os dentes podem apresentar perda óssea, retração da gengiva, etc.

Nos casos mais graves, a evolução da periodontite pode ocasionar a perda do dente. Há casos ainda em que as bactérias podem chegar à corrente sanguínea e provocar problemas em órgãos importantes, como o coração. O diagnóstico da doença periodontal é feito em consultório por um profissional especializado em Odontologia.

 

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Tratamentos para Periodontite

Entre os tratamentos para periodontite podemos citar a limpeza local por meio de raspagem, o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Além disso, dependendo da gravidade do caso, o paciente pode passar pelo procedimento de raspagem e até cirurgia. No consultório, o dentista provavelmente irá fazer uma limpeza minuciosa na área afetada e poderá prescrever medicamentos e bochechos com enxaguantes específicos.

Quando a doença periodontal já está instalada, a raspagem e o alisamento radicular são alguns dos procedimentos realizados pelo dentista. O objetivo dessa raspagem é tratar as bolsas periodontais infectadas, reduzir a inflamação da gengiva e a perda óssea .

No procedimento de raspagem, o dentista utiliza instrumentos manuais ou ultrassônicos para remover o tártaro e alisar a raiz. Nesse processo, o especialista retira o tártaro com um instrumento chamado de cureta ou um dispositivo conhecido como ultrassom, com o objetivo de deixar a superfície dentária mais lisa e descontaminada.

Caso a periodontite esteja mais avançada, ou seja, quando se formam bolsas periodontais mais profundas, o tratamento mais indicado pode ser a cirurgia periodontal, procedimento realizado por um especialista, o Periodontista. Na cirurgia, o profissional faz a descontaminação das bolsas e, em algumas situações, indica enxertos ósseos e/ou gengivais para recuperar os tecidos que foram afetados.

É importante que você saiba que o tratamento só controla o avanço da doença. Nos casos mais graves, se a perda óssea for muito grande e o dente estiver muito amolecido, pode ser indicada a extração  dentária. Dessa forma, o melhor tratamento vai ser a prevenção e uma rigorosa higiene bucal. Faça consultas odontológicas periódicas e, caso o problema seja diagnosticado, faça o tratamento o mais precocemente possível.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

Leia também:

Genética e Doença Periodontal: existe relação?

Mobilidade Dental é preocupante? Saiba o que pode estar por trás do problema

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Todo mundo precisa usar contenção após tratamento com aparelho ortodôntico

Todo mundo precisa usar contenção após tratamento?

É quase uma unanimidade: todo mundo que passa pelo tratamento ortodôntico vê a retirada do aparelho como o momento mais…

Leia mais
Existem muitos mitos e verdades sobre o aparelho invisível Invisalign.

Invisalign: mitos e verdades sobre o alinhador invisível

Se você está considerando utilizar o Invisalign ou algum outro alinhador ortodôntico invisível, mas possui dúvidas sobre o seu funcionamento,…

Leia mais
Prótese Protocolo: o que é, como funciona e quais são os benefícios

Prótese Protocolo: o que é, como funciona e quais são os benefícios

Quando você pensa no processo de perda dos dentes, muito provavelmente a dentadura seja a primeira opção de tratamento que…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign