Seu filho tem medo de dentista? É sempre uma luta conseguir levá-lo ao consultório odontológico?

Assim como os adultos, as crianças precisam cuidar da saúde bucal. Para evitar uma experiência negativa, ou mesmo traumática, é recomendado levá-las em um profissional especializado no tratamento infantil. 

Saiba o que considerar ao escolher um dentista infantil e conheça a função do odontopediatra. Confira!

O que faz um odontopediatra?

O profissional odontopediatra é responsável por cuidar da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. Por isso, deve ser treinado para realizar um atendimento personalizado que esteja adequado às respectivas faixas etárias. 

Vale ressaltar que deve-se iniciar esse acompanhamento algumas vezes antes mesmo de os primeiros dentes nascerem. As consultas precoces possibilitam observar a formação da dentição e o crescimento ósseo para verificar se o desenvolvimento está acontecendo da forma correta e para interferir no caso de eventuais complicações. 

A escovação infantil também é importante logo após o nascimento do primeiro dente do bebê e durante todo o desenvolvimento da criança. Caberá ao dentista infantil orientar os pais e as crianças sobre como realizar essa higienização de modo adequado.

Como escolher o melhor dentista infantil?

Alguns pontos devem ser considerados para que a experiência do seu filho na visita ao  dentista seja a melhor possível. Confira abaixo os principais deles:

Faça uma pesquisa e peça indicações antes de escolher um dentista infantil

Peça indicações para familiares e amigos que já conhecem algum profissional que tenha atendido seus filhos. Ou converse com outros profissionais dentistas, que também podem te indicar bons odontopediatras.

Se não conseguir indicação de alguém próximo, uma outra opção é procurar na internet. Busque avaliações, comentários e opiniões de outros pacientes a respeito das clínicas e dos profissionais na pesquisa do Google e nas redes sociais para saber se este local é recomendado, se há reclamações e críticas. 

É fundamental, também, pesquisar se o profissional em questão é realmente capacitado para atender e lidar com crianças, com todo cuidado e paciência necessários.

Além disso, saiba se as técnicas que ele aplica são modernas e adaptadas para o tratamento dessa faixa etária.

Analise se o local é adequado para crianças 

É indicado que o dentista infantil procure criar em seu consultório um ambiente lúdico que remeta ao universo infantil, com brinquedos e acessórios, além de investir em técnicas indolores e menos invasivas para realizar os procedimentos.

O ambiente do consultório, assim como todo atendimento, deve dialogar com a linguagem infantil, de modo a gerar mais conforto, segurança e bem-estar para os pequenos.

Sempre que possível, é importante optar por clínicas que tenham uma área personalizada e exclusiva só para as crianças. 

A Clínica Ianara Pinho, por exemplo, criou um novo conceito: um consultório personalizado que oferece brinquedoteca e espaço temático com personagens, tornando mais atrativo e receptivo o atendimento para toda família.

Um consultório com paredes decoradas e que investe no entretenimento são parte da estratégia para fazer a experiência de ir ao dentista algo divertido para as crianças. E como resultado disso, elas vão embora ansiosas para voltar novamente!

Conheça o Espaço Kids da Clínica Ianara Pinho, localizada em Brasília:

Escolha uma boa clínica

Como falado anteriormente, escolher uma clínica especializada em odontopediatria envolve desde a pesquisa por bons profissionais até um consultório que possua estrutura adaptada para crianças.

A Clínica Ianara Pinho nasceu há 10 anos inicialmente como um consultório de Odontopediatria. Sendo este o foco da Clínica, tornou-se possível o sonho de construir um ambiente completamente pensado para o entretenimento infantil.

Os nossos dentistas tem como função guiar o desenvolvimento da boca e dos ossos faciais da criança, instruindo os pais e os filhos sobre como preservar os seus dentes saudáveis. 

Nossos profissionais com formação odontopediátrica são submetidos a um longo treinamento, que visa minimizar traumas e promover consultas e procedimentos cada vez mais naturais. Todo tratamento é realizado para que os pequenos vejam o dentista como um amigo e não uma ameaça.

É extremamente importante cuidar da saúde bucal das crianças para que uma série de problemas possam ser evitados.

Clique aqui e agende uma avaliação para seu filho!

Leia também: 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais