Você sabia que os dentes sofrem pequenas movimentações todos os dias? Denominado mobilidade dental, esse movimento nos dentes pode ocorrer tanto de forma natural, como estimulada devido a mastigação dos alimentos, entretanto é preciso ficar atento! Mobilidade dentária exagerada pode indicar o início de algum problema grave que pode provocar a perda dos dentes.

Para você entender melhor: o dente movimenta-se no interior do seu alvéolo, osso que fica em volta da raiz, por meio do ligamento periodontal, pequenas fibras colágenas que unem o dente a esse osso. Os dentes da frente da boca, chamados incisivos, têm maior mobilidade que os dentes molares, os que ficam na parte posterior.

Sabendo disso, essa movimentação pode ser maior quando os dentes são submetidos a alguma força excessiva, como no caso de pacientes que sofrem de bruxismo. Mas há diversas outras causas que provocam um aumento na mobilidade dentária.

Causas da mobilidade dentária

Muitas pessoas pensam que essa mobilidade excessiva só acontece nas crianças que estão na fase da troca dos dentes, todavia, ao contrário do que se imagina, a mobilidade dentária também é muito comum na idade adulta, já na dentição permanente. Isso pode ser até considerado normal, já que uma pequena mobilidade é uma característica fisiológica. Porém, quando isso acontece em níveis maiores, essa mobilidade torna-se patológica e precisa ser avaliada com cuidado por um dentista.

Essa avaliação se faz necessária, porque entre as principais causas do aumento da mobilidade dentária estão doenças como: inflamação da polpa dentária, problemas nos tecidos de suporte dos dentes, como na periodontite. Além disso, pode ocorrer também devido a acidentes, traumatismos, sobrecarga excessiva sobre os dentes e durante o tratamento ortodôntico.

Desse modo, o aumento da mobilidade dental é considerado um problema de saúde bucal, em muitos casos. Se não tratada, pode levar inclusive a perda dos dentes. O tratamento vai depender da causa que a tem provocado. Daí a necessidade de o paciente ser acompanhado por um dentista de forma regular para que o problema seja identificado o mais precocemente possível.

Vale destacar, ainda que a mobilidade dental durante o tratamento ortodôntico é necessária e normal, tendo em vista que a função do uso do aparelho é, exatamente, a correção do posicionamento dos dentes.

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF e na Asa Sul-DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade de que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais