Periodontia – Tratamento de Gengivite e Periodontite

periodontia é o segmento da Odontologia responsável pelo tratamento de problemas e doenças relacionadas aos tecidos que protegem e que sustentam os dentes (gengiva, ligamento periodontal e osso alveolar).

Esses tecidos, assim como a língua e os próprios dentes, exercem uma importante função dentro da boca do ser humano, pois são responsáveis por realizar a fixação dos dentes aos ossos do maxilar e da mandíbula.

A falta de cuidados quando se detectam problemas na gengiva pode resultar em graves consequências. Isso porque uma gengivite, se não for tratada, pode resultar em uma periodontite e até mesmo em quadros piores, que acarretam na perda dos dentes.

Função da Periodontia

A função da Periodontia é manter a saúde das estruturas que estão ao redor dos dentes. Assim, essa é a área da odontologia que visa tanto o tratamento como a prevenção de possíveis danos na gengiva, no ligamento periodontal (fibras que ligam o dente ao osso que o circunda) e nos ossos que sustentam os dentes.

Essa área cresce a cada dia mais e está em constante avanço, com novas tecnologias sendo criadas e disponibilizadas para a população. Porém, existem doenças que podem afetar a saúde bucal de muitas pessoas e causar problemas que podem se tornar graves.


O que é uma doença periodontal?

As doenças periodontais são aquelas que podem causar infecções ou inflamações na gengiva e demais estruturas que sustentam os dentes. Essas doenças são causadas por microorganismos que podem formar espaços indesejáveis entre a gengiva e a estrutura dentária, a chamada bolsa periodontal.

Existem causas específicas e que podem variar, mas geralmente esses problemas são potencializados pela falta de uma higienização bucal adequada e pelo hábito de fumar.

Sintomas das doenças periodontais

Um dentista especializado pode facilmente identificar problemas causados por doenças periodontais. Isso porque, no geral, essas infecções e inflamações geralmente possuem diversos sintomas. Alguns deles são:
  • presença de tártaro;
  • mau hálito;
  • dentes amolecidos;
  • vermelhidão na gengiva;
  • sangramento durante o processo de escovação e após o uso do fio dental;
  • pus entre o dente e a gengiva.

gengivite é uma condição em que o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes provoca algumas consequências para a gengiva do paciente. Esse acúmulo induz a liberação de mediadores inflamatórios que prejudicam a gengiva. Essa inflamação irá causar vermelhidão, inchaço e a gengiva pode sangrar facilmente e ficar sensível durante a escovação.

periodontite é a evolução de uma gengivite que não foi tratada da forma correta. A inflamação ou infecção que se localizava na gengiva avança para as fibras que ligam o dente ao osso (ligamento periodontal) e para o osso ao redor dos dentes (osso alveolar), o que pode ser ainda mais grave, causando até mesmo a perda dos dentes.

Quando uma periodontite é diagnosticada, é importante realizar o tratamento com rapidez, pois caso isso não ocorra, ela pode evoluir para quadros mais complexos que podem envolver inclusive a saúde geral do indivíduo. Por exemplo, você sabia que a Periodontite pode ser responsável por piora nos quadros de diabetes e pode induzir o nascimento prematuro de bebês?

Tratamento

Os tratamentos odontológicos para doenças e alterações periodontais podem variar de acordo com a complexidade da situação e a clínica que irá realizar o procedimento. Por isso, é sempre válido consultar um profissional e conversar sobre a melhor intervenção em cada caso.


Video sobre Gengivite e Periodontite

Somos Dentistas Especialistas em Periodontia em Brasilia

Conheça nossos profissionais dentistas e especialistas em implantes dentários, odontopediatria, ortodontia e muito mais.

Confira os nossos profissionais!

Marque sua avaliação