A prevenção odontológica faz toda a diferença

A Odontologia nasceu com o objetivo de combater doenças e resolver quaisquer problemas que afetassem a cavidade bucal das pessoas. Apesar disso, com o tempo, essa compreensão de ir ao dentista só quando aparecem problemas ficou para trás e a prevenção odontológica se tornou extremamente importante.

A saúde bucal é extremamente frágil e requer cuidados que, se não forem tomados, podem ter consequências indesejáveis. Prova disso é que, segundo o Conselho Regional de Odontologia em São Paulo, cerca de 90% dos brasileiros possuem cáries, principal patologia que afeta a dentição.

E esse quadro se deve, em grande parte, a falta de uma higienização adequada, tanto na escovação como no uso do fio dental. Esses hábitos, por sua vez, devem ser realizados da forma correta e fazer parte da rotina de todas as pessoas.

Qual a importância de visitar um dentista?

Quaisquer medidas preventivas em odontologia devem passar por um dentista experiente e capacitado. Esse profissional é o responsável por avaliar as condições bucais de cada paciente e sugerir o melhor tratamento ou ação que deve ser tomada.

Além disso, o dentista possui a difícil “missão” de ensinar seus pacientes a escovarem os dentes da forma correta e utilizarem o fio dental de uma forma positiva, sem agredir os dentes ou a gengiva.

Como escovar os dentes da forma correta?

Para uma higienização adequada é importante escovar os dentes após as refeições, utilizar o fio dental e muitas vezes, complementar com um bom enxaguante bucal. O fio dental e o  enxaguante são importantes, pois possuem a função de realizar a limpeza nos locais em que a escova não alcança.

Vale lembrar que o indicado é realizar a escovação durante pelo menos 2 minutos, sempre com o objetivo de cobrir a maior parte do dente. Também é importante evitar utilizar a escova de forma agressiva, pois essa prática pode gerar danos à gengiva, ao esmalte dentário e até em outras estruturas da boca.

Quando a prevenção odontológica infantil deve se iniciar?

A dúvida de muitos pais é “quando visitar o dentista pela primeira vez?” A verdade é que a prevenção odontológica infantil deve ser iniciada em geral após o nascimento do primeiro dente de leite, ou seja, quando a criança está com seis ou sete meses de idade.

Os cuidados então devem prosseguir com o Odontopediatra até a fase da adolescência, quando pode ocorrer a troca para um clínico geral convencional, caso o adolescente deseje. Esses profissionais devem se certificar de que o paciente está com a saúde bucal em dia e auxiliar sobre quaisquer outros procedimentos que sejam necessários.


Duração e intervalo de visitas ao dentista

As visitas ao dentista devem ser permanentes e frequentes. Isso porque diversos fatores podem afetar a cavidade bucal e é importante sempre manter a atenção à saúde de cada paciente.

Dessa forma, é necessário visitar o especialista de seis em seis meses ou em intervalos menores,  segundo a orientação do profissional, garantindo um acompanhamento completo e todas as orientações para que a criança cresça e se desenvolva com uma cavidade bucal saudável.

Como evitar danos e doenças aos dentes?

Apesar do acompanhamento, existem algumas regras gerais que podem proporcionar uma melhor saúde bucal. A redução do açúcar é um desses hábitos muito comentados, pois é uma recomendação muito importante para evitar a doença cárie e várias outras doenças sistêmicas..

A alimentação é outro fator muito importante e que pode fazer toda a diferença na saúde bucal de uma pessoa. Após o clareamento dental, por exemplo, é válido diminuir o consumo de alimentos com corantes e o café, já que eles podem prejudicar a durabilidade e afetar na eficiência do procedimento.

E é claro, vale ressaltar mais uma vez a importância de realizar uma higienização adequada. Aqui na clínica Ianara Pinho, temos como base a prevenção odontológica, pois acreditamos que pequenos hábitos podem fazer toda a diferença para um sorriso saudável e dentes mais bonitos.

Vídeo sobre Prevenção Odontológica

Somos Dentistas Especialistas em Prevenção Odontológica em Brasilia

Conheça nossos profissionais dentistas e especialistas em implantes dentários, odontopediatria, ortodontia e muito mais.

Confira os nossos profissionais!

Marque sua avaliação