A infância é um dos períodos mais importantes da vida do indivíduo. É nela que o ser humano determina seu comportamento e sua personalidade. Problemas emocionais nessa fase podem levar a traumas e medos que se perpetuarão ao longo da vida adulta.

A Odontopediatria é a especialidade odontológica que cuida da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. É muito importante que as visitas ao Odontopediatra sejam agradáveis. O ambiente deve ser lúdico e a abordagem da criança deve ser o mais cuidadosa possível, a fim de se estabelecer um vínculo de confiança com a mesma. Assim são criadas experiências positivas que a criança levará por toda a vida.

O Odontopediatra é o dentista que tem o primeiro contato com a criança e fará uma avaliação geral de sua saúde bucal e acompanhamento da queda dos dentes de leite e nascimento dos dentes definitivos. É ele quem faz o controle e prevenção de problemas bucais infantis, como restaurações em dentes cariados, aplicações de flúor, uso de aparelhos e etc.

As visitas  começam durante a gestação quando o Odontopediatra irá orientar a gestante sobre os cuidados com a saúde bucal do bebê. Com o aparecimento dos dentes de leite o Odontopediatra irá monitorar os primeiros dentinhos e a sequência de erupção dos demais.

O momento ideal para o bebê fazer a primeira visita ao Odontopediatra é quando os primeiros dentinhos de leite começam a nascer. Isso não significa que uma visita não possa ser realizada antes desse período. Mesmo durante a gestação, as futuras mamães já podem buscar aconselhamento acerca dos cuidados que devem ter com a sua própria boca e também com a boquinha do bebê.

O Odontopediatra é um dos profissionais mais indicados para realizar o “teste da linguinha” (exame que avalia o freio lingual dos bebês logo após ou poucos meses após o nascimento).

Curta no Facebook

Últimas Notícias