A Ortodontia é a especialidade odontológica responsável por estudar, prevenir e corrigir o mau posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares, seja durante o crescimento, o desenvolvimento ou o amadurecimento da face e das arcadas dentárias.

O tratamento ortodôntico além de proporcionar melhora estética no sorriso, estabelece uma melhor oclusão dentária e, consequentemente, aumenta a eficiência da mastigação.

Normalmente o tratamento ortodôntico é feito por meio do uso de aparelhos que podem ser fixos ou removíveis e/ou por meio de procedimentos cirúrgicos. Após a correta avaliação, o especialista determina qual o melhor tipo de aparelho a ser utilizado pelo paciente e o tempo médio de duração do tratamento.

Não existe idade limite para se realizar tratamento ortodôntico. A partir de 3 anos de idade ou até menos já é possível fazer um diagnóstico precoce do posicionamento dos dentes e maxilares do paciente, evitando inúmeras complicações futuras que poderiam ser responsáveis pelo aparecimento de cáries, dores musculares e na articulação responsável por abrir e fechar a boca, problemas na respiração, na fala, baixa auto estima, dentre outros problemas. Além das crianças e adolescentes, adultos e idosos também podem se beneficiar do tratamento ortodôntico, mesmo que haja algumas limitações.

Curta no Facebook

Últimas Notícias