O que é Gengivoplastia?

gengivoplastia é uma pequena intervenção cirúrgica capaz de corrigir e alterar detalhes relacionados ao formato e ao tamanho da gengiva. O procedimento geralmente possui razões estéticas e pode ser muito útil para diversos pacientes insatisfeitos com a aparência do sorriso.

Os resultados costumam aparecer de forma rápida e eficiente, pouco tempo após o tratamento odontológico, além disso o procedimento apresenta em geral curta recuperação. Apesar disso, assim como qualquer procedimento cirúrgico, é necessário consultar um especialista capacitado e com experiência.

Entenda abaixo um pouco mais sobre a gengivoplastia e como ela pode ser muito importante em algumas situações. Veja também se essa intervenção é segura e quais são exatamente os seus resultados.

Como funciona essa cirurgia estética gengival?

Tanto a gengivoplastia como a gengivectomia são intervenções que visam trazer uma melhor harmonia entre os dentes e a gengiva. Os dois procedimentos trazem ótimos resultados estéticos, mas em muitos casos têm função terapêutica também.

No caso da gengivoplastia, também conhecida comoplástica gengival, o principal objetivo é devolver o bem estar e proporcionar  um sorriso mais harmônico e bonito. Para isso, é retirado o excesso de gengiva, que pode fazer com que os dentes ganhem tamanho e se tornem mais vistosos.

Entre os diversos casos em que esse procedimento é realizado, estão o posicionamento incorreto da gengiva, a quantidade excessiva de tecido, doenças que comprometem a dentição, má escovação e uma limpeza inadequada dos que utilizam aparelho ortodôntico.

Se realizada com um profissional capacitado, a gengivoplastia deve ser indolor. Isso porque o procedimento é realizado em pouco tempo e o dentista deve aplicar anestésico no local, proporcionando conforto e tranquilidade durante toda a cirurgia.

Também é importante ressaltar que, diferente de muitas intervenções plásticas, essa cirurgia gengival não deixa a boca inchada ou pede muitos dias de recuperação. Dessa forma, todo o procedimento é relativamente simples e não deixa marcas ou cicatrizes para o futuro.

Você já se perguntou como fica o antes e depois da gengivoplastia? São os detalhes que fazem a diferença para o um bom resultado final no procedimento. Esta simples reparação transforma o sorriso de quem se submete à plástica gengival. Após o procedimento, o paciente conquista melhor estética e cor da gengiva, deixando o sorriso mais harmonioso e o tamanho dos dentes de acordo com a dimensão da boca.

Veja abaixo imagens de antes e depois da gengivoplastia na Clínica Odontológica Ianara Pinho.

Em geral, os que possuem aparelho ortodôntico não devem realizar procedimentos cirúrgicos na gengiva. Isso porque o equipamento prejudica a higienização adequada e costuma alterar o posicionamento dos dentes com constância.

Mas também é importante enfatizar que existem exceções. Quando ocorre a hiperplasia gengival, por exemplo, a cirurgia pode ser recomendada mesmo quando o paciente ainda está com o aparelho. Nesse caso, a gengiva está sobrepondo os dentes e causando prejuízos maiores e que realmente precisam ser combatidos.

Gengivoplastia é um procedimento seguro?

A gengivoplastia é considerada uma cirurgia relativamente simples e por isso, segura. Apesar disso, uma dica muito importante é sempre consultar clínicas com profissionais capacitados e especializados para realizar esse tipo de procedimento.

Vale sempre a pena lembrar que “o barato pode sair caro” e optar por clínicas especializadas no assunto que proporcionem um resultado eficiente e duradouro é sempre a melhor escolha.

Para que uma intervenção cirúrgica ocorra da melhor forma possível, são necessários alguns cuidados. Confira um pouco sobre o que fazer para evitar qualquer dano à saúde bucal após a realização do procedimento:

  • Nos primeiros dias após o procedimento, é importante não sofrer muita exposição solar, evitar atividades físicas e a ingestão de bebidas alcóolicas;
  • Além de esforços, é necessário não falar de forma excessiva no primeiro dia após a cirurgia;
  • Não realizar a escovação ou mexer na área da intervenção até a remoção das suturas. Seu dentista irá orientá-lo sobre qual a melhor forma de se higienizar o local;
  • Evite alimentos muito consistentes, fibrosos e quentes.

Se você está preocupado com o tempo de duração, tanto no procedimento como na recuperação, pode ficar tranquilo! A gengivoplastia costuma demorar apenas 30 minutos nos casos mais simples e geralmente não é afetada por maiores complicações.


Preço de uma gengivoplastia

gengivoplastia preço pode variar de acordo com a quantidade de dentes que serão afetados pelo procedimento e também da complexidade do caso. Sendo assim, é importante fazer uma avaliação prévia de cada caso e entender como a intervenção será realizada.

Essa análise antes da cirurgia geralmente é feita com o uso de exames e de fotografias do interior da boca. Dessa forma será possível entender a viabilidade da operação e acompanhar os resultados após a execução da gengivoplastia.

Vídeo sobre Gengivoplastia


Somos Dentistas Especialistas em Gengivoplastia em Brasilia

Conheça nossos profissionais dentistas e especialistas em implantes dentários, odontopediatria, ortodontia e muito mais.

Marque sua avaliação