O sorriso reforça a autoestima e aproxima as pessoas de uma maneira única. E a lente de dente – ou lente  de contato dental – é uma forma de restaurá-lo, deixando as pessoas mais confortáveis com a sua saúde bucal.

Porém, você sabe como é o procedimento para se aplicar a lente de contato? Existem muitas dúvidas ao redor desse tratamento odontológico, e saber se é preciso lixar ou desgastar os dentes é uma delas. 

Por isso, este texto veio para explicar tudo sobre a lente de contato dental. Neste artigo, você verá:

quais as diferenças dos tipos de lente de contato dental;

como é o procedimento da lente de contato dental;

quais os benefícios da aplicação da lente de contato dental. 

Quais as diferenças dos tipos de lente de contato dentais?

Antes de entender como funciona o procedimento, é necessário ter conhecimento de que existem dois tipos de lente de lente de contato dental : as de resina (pouco usadas atualmente) e as de porcelana.

Entender a diferença entre elas é essencial para conseguir compreender a escolha  quando a aplicação for ocorrer nos seus dentes. Confira:

Lente de contato dental de resina 

As principais características das lentes de resina são:

geralmente, são aplicadas em apenas uma consulta dentária;

não precisa de molde dos dentes;

é menos resistente e consequentemente tem menor durabilidade;

pode sair com mais facilidade;

perde a sua cor clara e pode manchar com facilidade ao longo do tempo.

Lente de contato dental de cêramica

Já as características das lentes de contato de porcelana são:

é preciso duas ou mais consultas para colocá-las;

é necessário um molde da boca e ajustes provisórios (mock up);

é mais resistente e tem ótima durabilidade;

é mais fixa e não sai facilmente como a lente em resina ;

não muda de cor;

É claro que ambas as lentes precisam ser cuidadas para que a sua durabilidade máxima seja atingida. 

Como é o procedimento da lente de contato dental?

Para entender o procedimento da lente de contato dental, é preciso saber que quem realiza o procedimento é um profissional capacitado e especialista na área de estética dental ou prótese . Logo, não é um processo que pode ser feito com segurança por qualquer pessoa. 

Então, a primeira etapa é procurar um dentista especializado na técnica — por exemplo, quem atua na área da estética bucal. 

Após encontrar um profissional qualificado, você passa por uma avaliação dos dentes para verificar se o uso das lentes é indicado para o seu caso. 

Além disso, existe uma série de exames necessários e que precisam ser realizados:

exames de raio x;

molde da boca;

análise clínica  do sorriso.

Com isso, o dentista consegue identificar o que precisará ser avaliado e alterado em seus dentes e qual o tipo de lente será adequado para você.

Em geral, para colocar as lentes de contato dentais , são necessárias algumas sessões. São pelo menos três e a sua divisão é a seguinte:

Primeira sessão

É onde geralmente o planejamento do procedimento acontece. O dentista começa a preparar os dentes e desenvolve uma prévia para que o paciente veja como eles ficarão, o chamado mock up.

Além disso, se o seu medo é lixar os dentes para colocar as lentes, fique tranquilo, pois o desgaste é mínimo ou quase nenhum em alguns casos.

Próximas sessões

Nas suas próximas consultas, o dentista fará uma prova das lentes de contato dentárias. Essa etapa é extremamente importante, pois é aqui que o paciente verá como será o resultado final quando o procedimento tiver acabado.

Última sessão do procedimento

É nesse momento que o paciente e o dentista, juntos, verificam se o resultado final foi aquele planejado. Caso não esteja no agrado de ambos, é possível fazer alterações para que o resultado seja satisfatório.

Quais os benefícios da aplicação das lentes de contato dental? 

A técnica que virou queridinha de muitos famosos para mostrar um sorriso bonito e harmonioso, traz outros diversos benefícios para a saúde bucal e autoestima. 

Confira as principais vantagens das lentes de dente:

– melhoram a estética do seu sorriso – se você está insatisfeito com seu sorriso ou pensa apenas em melhorá-lo, as lentes de contato são ideais para você. Melhorando o posicionamento e alinhando os dentes, elas são a oportunidade de ter um sorriso branquinho e perfeito;

– preserva a estrutura natural do dente – outra vantagem das lentes  é  o  desgaste mínimo que o profissional realiza neles, preservando a estrutura natural dos dentes;

– as lentes de contato dental podem durar bastante – por mais que o material delas seja fino, quando aderidas a uma superfície, elas tornam-se muitos  resistentes. Logo, com os cuidados certos e uma boa higiene por parte do paciente, as lentes podem durar, aproximadamente, de 10 a 15 anos.

E sabe onde existem profissionais altamente capacitados para realizar esse e outros tratamentos dentários? Na Clínica Ianara Pinho, em Brasília!

Se você está na região e quer receber o melhor tratamento odontológico , venha conhecer toda a infraestrutura das unidades em Águas Claras e na Asa Sul para ter a saúde bucal que você merece!

 

Conheça os melhores dentistas da região de Brasília!

 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais