Manter o equilíbrio da saúde bucal é fundamental para ter um belo sorriso. No entanto, algumas características prejudicam a estética dental, mesmo que tudo esteja bem com a saúde bucal.

Essas imperfeições trazem insatisfação com a própria imagem e abalam a autoestima. Mas, é possível corrigi-las por meio de procedimentos de estética dental.

Principais tratamentos de estética dental

Existem diversas técnicas e tratamentos que corrigem falhas ou modificam características que desagradam o paciente. Essas mudanças são positivas em vários aspectos, já que também trazem segurança e autoconfiança, elevando a qualidade de vida.

Podemos fazer uma simples alteração da tonalidade do esmalte até cirurgias para repor dentes ausentes. Assim, não importa qual é o problema, existe um procedimento que pode ser aplicado com sucesso.

Confira, a seguir, algumas opções de tratamentos que podem valorizar ainda mais o seu sorriso. Acompanhe!

1. Clareamento dental

Diversos alimentos que consumimos são ricos em corantes, sejam eles naturais ou artificiais. Como o esmalte dentário é poroso, com o passar do tempo, esses pigmentos se acumulam em seu interior. Esse acúmulo  de pigmentos, por sua vez, promove alterações de tonalidade.

Os dentes ficam manchados, escurecidos ou amarelados, o que deixa a face com aspecto envelhecido.

O clareamento dental é o procedimento utilizado para reverter ou amenizar esse processo. Ele atua sobre essas partículas, tornando-as solúveis em água de modo que possam ser eliminadas naturalmente, ou modificam a forma como elas refletem a luz. Assim, os dentes ficam mais claros.

É possível fazer o clareamento dental no consultório do dentista por meio da aplicação do gel clareador de concentração mais alta. Mas também existe a opção do clareamento caseiro, feito com acompanhamento profissional e utilizando gel clareador com concentração mais baixa e moldeira.

Essas duas técnicas são indicadas para quem precisa clarear as arcadas por completo. Para aqueles que têm apenas um ou dois dentes escurecidos, o ideal é fazer o clareamento dental interno. Nesse caso, o produto é aplicado no interior do dente para atuar diretamente ali e eliminar o escurecimento.

Leia também:

Clareamento Dental Antes e Depois: o que esperar dos resultados?

2. Lentes de contato dental

Há situações em que a estética dental é prejudicada por assimetrias entre os dentes. Nesse caso, podem ser cor ou tamanhos diferentes, contornos desarmônicos, dentes muito pequenos para a arcada, entre outras características que não valorizam a aparência da pessoa.

Para essas e outras condições, é interessante fazer a aplicação de lentes de contato dental. Elas são próteses muito finas, com cerca de 0,2 mm, que se assemelham a pequenas capas e têm o formato e tamanho desejados para o novo sorriso.

São coladas diretamente sobre os dentes recobrindo-os e modificando o seu formato, tamanho e tonalidade, dependendo dos resultados que cada paciente deseja alcançar.

Por meio delas, também conseguimos corrigir aqueles espaços que ficam entre os dentes, deixando o sorriso perfeito.

3. Gengivoplastia

O que fazer se o problema não estiver nos dentes, e sim na gengiva? A estética dental também conta com procedimentos que fazem alterações nas características desse tecido para que ele tenha um belo formato e esteja harmônico com a dentição. A gengivoplastia é uma cirurgia plástica feita na gengiva com o intuito de:

  • remover o excesso de tecido quando ele recobre demais os dentes;
  • modelar suas bordas quando elas estão assimétricas ou não têm linhas agradáveis;
  • fazer enxertos onde há falta de gengiva e os dentes parecem muito grandes.

Assim, conseguimos desenhar todo o seu contorno, alcançando as proporções ideais de acordo com o tamanho e formato dos dentes de cada pessoa. Desse modo, o sorriso fica muito mais valorizado, porque todo o conjunto está em equilíbrio.

É válido lembrar que essa cirurgia não é complicada, sendo realizada no consultório do dentista. Não é necessário passar por internação hospitalar e todo o procedimento é feito por meio de anestesia local, para trazer mais conforto e segurança ao paciente.

4. Bichectomia

O corpo humano é composto, entre outros tecidos, pelo adiposo, ou seja, gordura. Ela também está presente na face e ajuda a modelar os contornos do rosto. Porém, para algumas pessoas, existe um excesso que, na verdade, acaba prejudicando a aparência.

Nas bochechas estão localizadas as bolas de Bichat, que são uma porção de tecido adiposo.

Quando elas são muito volumosas, deixam a face arredondada e, em alguns casos, causam deformações dos contornos quando a pessoa sorri, promovendo insatisfação com a própria imagem.

Além disso, podem gerar desconforto, pois a pessoa mordisca a região com frequência, causando dor e lesões no local.

A estética dental aplica a técnica da bichectomia para remover o excesso de gordura dessa região. O intuito é deixar o rosto mais fino para valorizar as maçãs da face e ressaltar os contornos, o que deixa a aparência mais atraente e menos infantilizada.

A bichectomia também é feita no consultório do dentista com aplicação de anestesia local. Ela não deixa cicatrizes porque o procedimento é feito pela parte interna das bochechas. Mas é importante saber que essa gordura não volta a se formar ali, portanto, esse é um procedimento definitivo.

5. Toxina botulínica

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é uma substância muito utilizada na estética para amenizar rugas e linhas de expressão. No entanto, ela também tem as suas aplicações na Odontologia com finalidades terapêuticas que terminam por valorizar a aparência da pessoa.

Essa toxina, quando devidamente trabalhada e aplicada na quantidade certa, atua sobre a musculatura evitando seus espasmos ou contrações. Sendo assim, pode ser utilizada, em alguns casos, para amenizar assimetrias faciais e para suavizar o sorriso gengival.

Ele acontece quando ocorre uma exposição excessiva da gengiva durante o sorrir, e isso acaba interferindo na imagem e desagradando o indivíduo. Mas com aplicação da toxina botulínica, é possível reduzir a contração da musculatura e evitar que aconteça essa hiper exposição gengival.

Algumas assimetrias faciais, quando relacionadas à musculatura, também podem ser corrigidas por meio da aplicação do botox. Nesse caso, reequilibramos a estrutura facial para que ela fique mais harmônica.

6. Implantes

A perda de dentes, ainda que seja apenas um, pode trazer sérios abalos para a saúde bucal. Isso acontece porque todos têm o seu papel na arcada, então, quando existe uma falta, os demais podem sofrer sobrecarga e há tendência de desalinharem por causa dessa lacuna.

Mas as questões funcionais são apenas parte do problema, porque perder um dente também abala significativamente a aparência e a autoestima. Nesse contexto, a colocação de um implante é uma excelente alternativa para substituir aquele dente ausente.

Esse tratamento consiste na fixação de um pino − geralmente de titânio − no osso alveolar, que serve como base, substituindo a raiz do dente natural perdido.

Ele é envolvido naturalmente pelo tecido ósseo e fica totalmente preso na boca. Então, recebe um dente artificial que cumprirá as funções do qual foi perdido.

Podemos substituir apenas um ou todos os dentes da arcada, e a grande vantagem de colocar o implante é o fato de que ele fica totalmente preso na boca, por isso, traz mais segurança e confiança para mastigar sorrir e falar. Além disso, pode durar por toda a vida, o que oferece um excelente custo-benefício.

Logo, não importa o que causa desconforto em relação à aparência bucal, pois existe um procedimento de estética dental que pode corrigir isso! Apenas não se esqueça de escolher uma clínica que tenha credibilidade no mercado e profissionais experientes.

Assim, você fará um tratamento de ótima qualidade e com total segurança para atingir os resultados que deseja e ficar totalmente satisfeito com seu novo sorriso! Caso tenha interesse em realizar uma avaliação na clínica Ianara Pinho, você pode fazer seu pré-agendamento aqui.

Leia também: Estética Orofacial: o que é, indicações e tratamentos disponíveis.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais