O dentista sempre foi conhecido como o profissional que cuida dos dentes. Porém, atualmente, seu campo de atuação é mais extenso e, além dos tratamentos para equilibrar a saúde bucal, esse especialista trabalha a estética orofacial para trazer mais qualidade de vida para seus pacientes.

Afinal, nem sempre é suficiente tratar os dentes, porque há casos em que os músculos ou ossos também precisam de intervenções.

Além disso, corrigir algumas caraterísticas ajuda a trazer mais harmonia para a face, o que valoriza o sorriso e a aparência da pessoa, aumentando sua autoestima e satisfação.

Existem diferentes tratamentos oferecidos pela estética orofacial e nós preparamos este artigo para apresentar alguns deles.

Continue lendo para conhecê-los e veja também o que exatamente essa área da odontologia faz e quais problemas ela soluciona. Acompanhe!

O que é estética orofacial?

A estética orofacial é uma área da Odontologia que visa tratar o paciente de uma forma mais completa. Além de considerar a sua saúde bucal e o aspecto dos dentes, são observadas características que podem ser modificadas ou melhoradas para que se alcance a harmonização facial.

Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força, afinal, não são apenas os dentes que estão envolvidos no sorriso e na dinâmica da face.

Todo um conjunto de estruturas influencia tanto na funcionalidade quanto na aparência, por isso, houve a necessidade de considerar muito mais do que dentes brancos e bem cuidados.

Ao promover a harmonia da face, a estética orofacial valoriza os resultados alcançados com os tratamentos odontológicos, além de promover mais saúde e qualidade de vida para a pessoa, pois disfunções podem ser corrigidas.

Assim, o paciente consegue mastigar, falar e respirar sem dificuldades ou limitações. Sua beleza também é ressaltada, porque as assimetrias são minimizadas e alguns procedimentos promovem o rejuvenescimento facial.

Quais problemas a estética orofacial corrige e como funciona?

É possível corrigir diversos problemas e imperfeições que interferem na funcionalidade e dinâmica da face ou causam insatisfação para a pessoa. Algumas condições tratadas são:

  • postura dos músculos;
  • assimetrias;
  • flacidez;
  • rugas e linhas de expressão;
  • excesso de gordura facial.

Os tratamentos trazem mais harmonia para toda a face de modo que equilibram as suas estruturas, valorizam contornos e evidenciam a beleza dos dentes.

Assim, a pessoa adquire uma aparência mais agradável e rejuvenesce, em função da firmeza e tonicidade que a pele adquire, além do contraste adequado entre o rosto, lábios e dentes.

Para promover a estética orofacial, é feito um planejamento com base nas características e queixas do paciente.

São observadas as estruturas faciais e as arcadas dentárias com o intuito de definir quais modificações serão necessárias e o tratamento mais adequado para alcançar os resultados pretendidos.

Com isso, são combinados procedimentos faciais e dentários.

Quais os tratamentos disponíveis?

A maioria dos tratamentos oferecidos pela estética orofacial são pouco invasivos, porque não envolvem procedimentos cirúrgicos, com exceção da bichectomia e da gengivoplastia. Mas mesmo essas duas técnicas são simples e feitas no próprio consultório do dentista.

Além delas, outras opções para promover a harmonização facial são:

  • toxina botulínica: trabalha os músculos da face corrigindo ou amenizando o sorriso gengival, rugas, linha de expressão, posição da sobrancelha, assimetrias e outros;
  • ácido hialurônico: substância utilizada para fazer o preenchimento facial, estimulando a produção de colágeno para reduzir rugas e linhas de expressão, além de harmonizar contornos;
  • fios de sustentação: são posicionados na região subcutânea para promover uma tração dos tecidos com o intuito de reduzir a flacidez e suavizar rugas e linhas de expressão;
  • ácido deoxicólico: indicado principalmente para reduzir a gordura da região do pescoço (papada) por meio de reações enzimáticas. É o responsável pela famosa lipoplastia de papada.
  • microagulhamento: estimula a regeneração da pele e a produção de colágeno por meio de micro-perfurações feitas por agulhas muito finas e pequenas.

Leia também:

Confira os 6 principais tratamentos de estética dental!

A estética orofacial oferece outros procedimentos que melhoram o aspecto da pele, harmonizam a face e deixam os dentes bonitos e saudáveis.

Essa combinação de tratamentos valoriza significativamente a aparência e eleva a autoestima, por isso, é uma tendência cada vez mais atrativa para quem deseja cuidar de si mesmo de uma forma mais completa.

Gostou desse artigo? Então, siga nossas postagens nas redes sociais para conferir temas interessantes como esse. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais