Durante muito tempo foi preservada a ideia de que o tratamento ortodôntico era destinado somente para crianças e adolescentes. No entanto, também há indicação de aparelhos para idosos, pois não existe um limite de idade para corrigir problemas na mordida e desalinhamentos dentários.
Aliás, essas correções, ainda que tardias, trazem diversos benefícios que contribuem para melhorar a saúde bucal e trazer mais qualidade de vida. Afinal, muitas vezes os problemas ortodônticos desencadeiam outros que provocam sintomas incômodos para os idosos.
Quer saber mais? Então continue lendo para descobrir os benefícios que os aparelhos trazem para pessoas na terceira idade e ainda conheça alguns tipos de dispositivo disponíveis atualmente e suas indicações.
O envelhecimento natural é um processo que também traz impactos negativos para a saúde da boca. É fato que, quando chegamos à terceira idade, ficamos mais suscetíveis às doenças e problemas como aqueles que afetam o periodonto (tecidos que sustentam os dentes) e os ossos da face, como a articulação temporomandibular (ATM).
O desenvolvimento de doenças sistêmicas, como hipertensão, diabetes e osteoporose, também trazem grandes prejuízos. Isso porque reduzem a imunidade e aumentam a suscetibilidade para manifestação de diversas complicações.
Além dessa tendência natural para problemas bucais, não podemos nos esquecer que as condições que se manifestam desde a juventude, como a má oclusão e os desalinhamentos dentários, com o passar dos anos, levam a uma sobrecarga mastigatória. Essa consequência desencadeia desgaste nos dentes, doenças periodontais, distúrbios da ATM e reabsorções ósseas.
Assim, a terceira idade é uma fase que requer cuidados com a saúde dos dentes e é por isso que existe a indicação de aparelhos para idosos. O tratamento ortodôntico é uma excelente alternativa para recuperar a funcionalidade das arcadas, fazer a prevenção de complicações e valorizar a estética do sorriso.
Os aparelhos para idosos são recomendados com finalidades muito distintas que podem ser para corrigir os problemas na mordida, apinhamentos, giros e desalinhamentos dentários, ou até mesmo para tratar condições como apneia do sono. Por ser um tratamento tão versátil, traz diversos benefícios, como os quais listamos a seguir!
Os problemas na mordida são causados pela má oclusão, quando a arcada superior não se encaixa corretamente à inferior. Esses desencontros prejudicam a mastigação e causam desgastes em todas as estruturas da boca, incluindo as articulações da mandíbula.
Consequentemente, a pessoa apresenta dor de cabeça, na face e até mesmo tensão no pescoço e ombros. Os aparelhos ortodônticos ajudam a corrigir a posição das arcadas para promover o encontro perfeito entre os dentes, favorecendo as dinâmicas bucais e faciais.
Quando há problemas na dentição ou nos maxilares, involuntariamente o indivíduo faz adaptações em sua mastigação, fala e respiração para ter os movimentos da boca. Com o passar do tempo, isso leva ao esforço excessivo e sobrecarga, principalmente, da ATM.
Ela desenvolve disfunções, ou seja, não trabalha mais como deveria, então, sofre desgastes que desencadeiam sintomas dolorosos e que se agravam progressivamente. Com os aparelhos, conseguimos corrigir os problemas que levariam a esse quadro e, assim, mantemos a saúde dos ossos e das articulações da face.
Com as arcadas se encaixando perfeitamente e os dentes devidamente alinhados, é fato que existe uma melhora expressiva da mastigação. A dentição passa a cumprir suas funções adequadamente e os alimentos são macerados ao ponto ideal de serem deglutidos.
Desse modo, também existe uma melhoria no processo de digestão, pois a comida chega ao estômago com a textura ideal. Há, ainda, uma melhor absorção dos nutrientes, o que garante todas as substâncias que o organismo do idoso precisa para se manter saudável.
As alterações na mordida e os desalinhamentos dentários não afetam somente a mastigação. Afinal, interferem em outras dinâmicas da face, como a fala e a respiração, por isso, quem apresenta condições como essas pode desenvolver a apneia do sono.
Esse problema se caracteriza pela interrupção momentânea da respiração enquanto a pessoa dorme, com redução da oxigenação do organismo. O uso de aparelhos para idosos é uma das alternativas para tratar o sono apneico, melhorando a qualidade de vida de um modo geral.
Leia também: Odontologia Do Sono: Como o Tratamento Ajuda na Apneia e Bruxismo
Dentes tortos, desalinhados e apinhados acumulam resíduos de alimento com maior facilidade em função do seu mau posicionamento. Por isso, existe uma maior suscetibilidade para a formação da placa bacteriana e, consequentemente, o desenvolvimento de cárie, gengivite, tártaro e periodontite.
Como os aparelhos ortodônticos deixam a arcada totalmente alinhada, o idoso tem mais facilidade para fazer a higiene bucal. Consegue escovar os dentes de uma maneira mais eficaz, removendo toda a placa bacteriana. Até mesmo o uso do fio dental fica mais prático.
Quando há necessidade de utilizar uma prótese, o tratamento ortodôntico pode ser adotado com o intuito de preparar a arcada dentária para receber esse dispositivo. O mesmo acontece nos casos de pacientes que farão a cirurgia de implante.
A ortodontia pré-protética faz os dentes assumirem as posições corretas para favorecer os resultados do tratamento que virá a seguir. Assim, a funcionalidade e a estética são muito melhores.
Não podemos esquecer que a indicação de aparelhos para idosos também tem o intuito de elevar a sua autoestima. Esse benefício é alcançado porque o tratamento ortodôntico também tem finalidades estéticas.
Ele corrige, como dito, os problemas de desalinhamento, apinhamento e giros dentários, e ainda ajuda a reduzir os espaços entre os dentes. Sendo assim, o sorriso fica simétrico e harmônico, aumentando a satisfação da pessoa com sua imagem.
Os aparelhos metálicos fixos convencionais são aqueles mais conhecidos, porém, existem outras opções de aparelhos para idosos, alguns mais modernos e confortáveis. Conheça algumas opções.
Esse tipo é o mais popular e conhecido. Trata-se de um dispositivo fixo confeccionado em metal, cujos bráquetes são colados no esmalte e unidos por um fio ortodôntico para estimular as movimentações. É indicado para correção de problemas na mordida e na posição dos dentes, sendo ideal para problemas mais complexos.
É semelhante ao convencional, com a diferença de ser confeccionado em materiais transparentes ou com a mesma tonalidade do esmalte dentário. Embora sejam fixos, ficam muito discretos na boca, impactando menos a aparência. Também são indicados para problemas na mordida, na posição dos dentes e em casos complexos.
Parecidos com as placas para controlar o bruxismo, os alinhadores são fabricados em material totalmente transparente com pequenas diferenças da arcada do paciente para estimular as movimentações. São quase invisíveis, então nem parece que a pessoa está fazendo um tratamento, servindo para corrigir desalinhamentos, giros e espaços entre os dentes.
Existem, também, os aparelhos móveis, muitas vezes indicados para abrir espaço na arcada dentária quando ela é muito estreita (expansores). Outro modelo é o lingual, um aparelho fixo convencional cujos bráquetes são colados na face interna dos dentes.
Todas essas são opções de aparelhos para idosos, mas cada caso precisa ser estudado por um especialista a fim de definir qual é o melhor modelo em função da necessidade do paciente. De toda forma, não se esqueça de que o tratamento ortodôntico não tem idade e ajuda a elevar a qualidade de vida, mantendo a proteção da saúde bucal e da saúde do corpo como um todo.
Leia também: Mini-implante dentário oferece resultados mais rápidos e precisos!
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos com aparelhos para idoso e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
ENTRE EM CONTATO CONOSCO E AGENDE A SUA CONSULTA
Por:
Ianara Pinho em Ortodontia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes extremamente importante no processo de higiene bucal, mas muita gente…
Você sabia que os dentes sofrem pequenas movimentações todos os dias? Denominado mobilidade dental, esse movimento nos dentes pode ocorrer…
Também conhecido como tártaro, o cálculo dental é uma condição que afeta a saúde oral de milhares de brasileiros todos…