Quem precisa fazer tratamentos ortodônticos não é obrigado a usar apenas os dispositivos tradicionais. Atualmente, existem opções mais modernas, como o aparelho transparente, que permite corrigir a posição dos dentes de uma forma discreta.

Isso é possível porque eles são fabricados em materiais translúcidos ou semelhantes à tonalidade natural dos dentes. Por isso, são indicados para quem não quer impactar o sorriso nem prejudicar a imagem com os aparelhos de metal.

Neste artigo você entenderá melhor sobre as vantagens e desvantagens do aparelho transparente em comparação ao aparelho convencional, qual o ideal para o seu caso, além de tipos, preço e outras dúvidas comuns de pacientes que estão no mesmo momento que você.

Confira!

6 grandes vantagens do aparelho transparente para alinhar o seu sorriso!

1 – Tratamento mais discreto

O aparelho transparente apresenta a discrição como uma de suas principais características, permitindo que os dentes ganhem mais destaque que o dispositivo. Sendo assim, ele proporciona um tratamento ortodôntico muito mais sutil.

Essa opção de aparelho é ideal para quem precisa corrigir o alinhamento dos dentes, mas não pode ou não quer que isso esteja evidente em sua aparência. O aparelho transparente fica praticamente invisível na boca, então o paciente não tem prejuízos estéticos enquanto está sendo tratado.

2 – Resultados mais rápidos

Enquanto o tratamento com o aparelho convencional costuma durar entre 2 a 3 anos para que os dentes se alinhem completamente, o aparelho transparente (a depender do tipo) oferece um tempo de tratamento menor: em média de 1 a 2 anos. Com isso, os resultados aparecem mais rápido no sorriso!

3 – Boa resistência do dispositivo

O aparelho transparente tem uma aparência muito suave e delicada, justamente para que não traga prejuízos estéticos para o sorriso durante o tratamento. No entanto, essa característica faz muitas pessoas acreditarem que ele seja um dispositivo frágil, mas isso não é verdade.

Os materiais utilizados para confeccionar esse tipo de aparelho são resistentes e duráveis, o que permite a pessoa se alimentar e higienizar a boca sem problema, mantendo os mesmos cuidados que são indicados para o uso de aparelhos convencionais removíveis . 

Não há risco de o dispositivo se quebrar por qualquer motivo e ainda apresenta a vantagem de não sofrer alteração na cor do material.

Dessa forma, por ser bastante moderno, o aparelho apresenta tanto vantagem estética quanto funcional.

4 – Mais conforto e praticidade no tratamento

O aparelho transparente torna o tratamento mais confortável para o paciente no que diz respeito ao impacto na autoestima. Mas, em relação aos alinhadores invisíveis, isso é ainda mais expressivo, porque eles promovem menos atrito na boca, o que gera menos desconforto.

5 – Higienização

Outro grande benefício dos aparelhos transparentes é que eles podem ser móveis, retirados para as refeições e para escovar os dentes, o que facilita a higienização do dispositivo e também da boca.

6 – Resultado satisfatório

Quando o tratamento com o aparelho transparente é finalizado, o paciente pode desfrutar ainda mais do seu novo sorriso. Todas as imperfeições e desalinhamentos são corrigidos, as arcadas dentárias se tornam simétricas e harmônicas. 

Assim, a aparência de um modo geral é valorizada, já que o sorriso fica com um aspecto saudável e muito mais agradável.

Existe alguma desvantagem?

Como qualquer tratamento ortodôntico, o aparelho transparente também pode oferecer desvantagens, a depender das necessidades clínicas, ou das expectativas e desejos do paciente. Uma questão que pode ser vista como uma desvantagem, por exemplo, é que ele não é indicado para todas as pessoas.

Isso porque esse tipo de aparelho é recomendado para tratar casos leves ou moderados, em pacientes com pequenas a médias imperfeições dentárias.

Já para corrigir grandes imperfeições, os aparelhos transparentes não são os que oferecem melhores resultados.

Porém, é sempre importante reforçar que somente o dentista é quem pode avaliar corretamente o quadro do paciente e indicar o melhor modelo para o tratamento, de acordo com suas necessidades e desejos.

Quais os tipos de aparelho ortodôntico transparente?

Atualmente, existem dois tipos de aparelho ortodôntico transparente: os aparelhos fixos estéticos (com bráquetes translúcidos de safira ou porcelana) e os alinhadores estéticos invisíveis.

Apesar de sua estrutura e ação serem distintos, ambos têm a função de alinhar os dentes e fazem isso de forma eficaz, proporcionando excelentes resultados. A utilização de um ou outro dependerá da necessidade do paciente em relação às intervenções necessárias para corrigir seu sorriso.

Entenda melhor sobre os tipos de aparelhos dentários transparentes abaixo.

Aparelho fixo transparente estético

fotos de aparelhos de dentes transparentes aparelho fixo transparente estético

(Fonte: Tribuna do Ceará)

O aparelho fixo transparente estético é um modelo diferente do aparelho fixo comum, em que os bráquetes (aqueles “quadradinhos” que ficam colados no dente) são translúcidos e o fio estético em geral é branco, o que traz a impressão de que ele é transparente. 

Porém, em geral, os bráquetes são feitos de metal, o que pode machucar a boca do paciente ou gerar incômodos no dia a dia e na autoestima. 

Alinhador estético invisível

fotos de aparelhos de dentes transparentes alinhador estético invisível

(Fonte: Revista Estilo Vip)

Já os alinhadores estéticos são considerados invisíveis devido à sua composição e ao seu formato. Esse tipo de aparelho é confeccionado em acetato, um tipo de plástico totalmente transparente, e não contêm fios, bráquetes, elásticos ou outros componentes do aparelho convencional. 

Por isso, eles se encaixam com perfeição na arcada dentária, modelando os dentes em seus mínimos detalhes.

O modelo de alinhador estético invisível mais moderno e procurado é o Invisalign, que é removível. Ele é fabricado nos Estados Unidos e oferece resultados surpreendentes, tanto em aspectos estéticos quanto funcionais.

A grande vantagem é que o Invisalign é feito para se adaptar da melhor forma à boca e à dentição do paciente, de maneira personalizada, o que oferece ainda mais conforto no tratamento.

Saiba mais em:

O que é o aparelho Invisalign e 5 vantagens desse procedimento

Confira abaixo as principais diferenças entre os tipos de aparelhos transparentes mais comuns e suas indicações:

Aparelho Fixo Transparente EstéticoAlinhador Estético Invisível
– Variação do aparelho fixo comum (metálico)– Aparelho ortodôntico transparente em placa invisível
– Composto por peças transparentes ou na tonalidade do esmalte dentário– Não apresenta peças coladas, oferecendo máxima estética e conforto
– Tem as mesmas indicações do aparelho convencional– Resultados mais previsíveis
– Recomendado para a maioria das maloclusões dos dentes– Recomendado para pequenas correções
– Não sofre alteração de tonalidade– Totalmente translúcido
– É resistente e durável– É removível
– Necessita de manutenção mensal– Não tem manutenção (apenas troca-se o alinhador)

Leia também:

Invisalign ou aparelho fixo? Conheça as principais diferenças!

Qual o melhor?

No que se refere à durabilidade do material, resistência e eficácia nos resultados, tanto os alinhadores quanto os aparelhos fixos estéticos são excelentes opções. O que vai ser decisivo para determinar qual a melhor opção são as indicações de cada um.

A indicação do melhor tipo de aparelho transparente vai depender, principalmente, do nível de desalinhamento dos dentes.

Se o desalinhamento não for muito acentuado, por exemplo, é possível usar as placas alinhadoras. Caso contrário, o uso do aparelho fixo transparente seria ideal para fazer as correções mais expressivas.

Ainda com dúvidas de qual o tipo de aparelho dentário ideal para você? No vídeo abaixo, a Dra. Ianara Pinho, dentista especializada em Odontopediatria da Clínica Ianara Pinho Odontologia, explica melhor sobre as diferenças e indicações de cada um. Assista:

Aparelho transparente é a melhor opção para o meu caso? Veja a comparação com o aparelho convencional

Existem algumas diferenças entre o aparelho transparente (em especial o alinhador estético invisível) e o aparelho convencional, que podem ser decisivas na hora de decidir qual a melhor opção de tratamento. 

O aparelho transparente Invisalign, por exemplo, não possui manutenção e permite consultas mais esporádicas com o dentista para realizar o acompanhamento do tratamento.

Para ter uma boa noção, o aparelho comum exige uma manutenção mensal, o que pode, inclusive, encarecer o tratamento completo.

Confira a comparação entre mais prós e contras do aparelho transparente e do aparelho convencional abaixo. 


Aparelho ConvencionalAparelho Transparente
Risco de perdaZero, por ser fixoAlto. Como é móvel, o paciente pode tirá-lo e esquecê-lo em algum lugar
Trata os mais diversos graus de desalinhamento dos dentesSim, pois existem diversos tipos e modelos diferentes no mercadoNão, é indicado somente para graus de leve a moderado
Maior discriçãoSim, mas somente se o paciente optar pelas peças transparentes ou da cor do esmalte do dente. Ainda assim, pode ser perceptívelSim, pois é 100% invisível e imperceptível na boca
Tempo de tratamentoMais demorado, entre 2 e 3 anosMais rápido, entre 1 e 2 anos
Risco de amarelamento do aparelho ou alteração na cor com o passar do tempoAlto, especialmente em aparelhos de policarbonato, devido ao consumo de alimentos com corantesBaixo, devido ao material utilizado na fabricação, o acetato, tipo de plástico totalmente transparente
Facilidade de higienizaçãoBaixa, pois é fixo e possui várias irregularidades na superfície, o que dificulta a escovação ou a passagem de fio dental entre os dentesAlta, pois são removíveis e não possuem bráquetes ou fios metálicos, o que facilita a limpeza bucal e do aparelho
RemovívelNão é permitido retirá-lo em nenhum momentoSim, podendo ser retirado para comer ou para falar com mais dicção em público, por exemplo.
PersonalizaçãoBaixa, pois só é possível escolher a cor dos bráquetes, as peças são padronizadasAlta, pois o aparelho é desenvolvido com base em um molde digitalizado da boca do paciente, de forma única e adaptada
AdaptaçãoBaixa, pois os materiais metálicos podem causar desconforto e até machucar o interior da boca do pacienteAlta, pois o aparelho é fabricado livre de peças metálicas, o que garante uma adaptação mais rápida e conforto

Cuidados durante o tratamento

Uma outra dúvida muito frequente dos pacientes antes de escolher o melhor aparelho dental é com relação aos cuidados durante o tratamento. Em geral, os cuidados com aparelho ortodôntico transparente são os mesmos que os com o aparelho convencional, especialmente se o aparelho transparente for do tipo fixo.

Por exemplo, é preciso ter mais cuidado com os alimentos ingeridos (pois os mais duros, fibrosos ou gordurosos podem danificar as peças), além de higienizar bem o dispositivo.

Agora, se o aparelho transparente for do tipo alinhador móvel, não é necessário tanta atenção aos alimentos ingeridos, já que pode removê-lo para comer. Porém, também é preciso fazer a higiene correta do dispositivo.

Além disso, é preciso ter cuidado para não perdê-lo nem deixá-lo fora do estojo, para não entrar em contato com as bactérias do ambiente. 

Vale reforçar que, mesmo com todas as comparações colocadas aqui, é imprescindível que converse com o seu dentista, para que ele possa ajudá-lo a optar pela melhor opção para o seu caso.

Custo-benefício: quanto custa um aparelho transparente?

Em geral, a discrição do aparelho transparente pode fazer com que o tratamento saia mais caro, em comparação com o aparelho ortodôntico normal. Porém, também é necessário considerar a manutenção nessa diferença de preço entre o aparelho normal e o transparente.

Os aparelhos convencionais, por exemplo, demandam manutenções mensais durante o tratamento, a depender do tipo de aparelho, todos os meses. Isso pode acabar encarecendo o tratamento completo.

Já o aparelho transparente, especialmente o alinhador móvel (como o Invisalign), não possui manutenção, o que representa uma redução de custos no tratamento total.

Saiba mais em:

Invisalign preço: quanto custa o aparelho invisível?

Alinhadores invisíveis: seu aparelho ortodôntico transparente.

Onde realizar o tratamento com o aparelho dental transparente em Brasília (DF)?

Na hora de decidir onde realizar o seu tratamento com o aparelho dental transparente, é importante que considere uma clínica completa, com profissionais especializados na área de Ortodontia, que irão fazer o planejamento adequado para que consiga alcançar os melhores resultados. Em Brasília (DF), a clínica Ianara Pinho Odontologia é a opção ideal para você. 

Nós somos uma clínica All-In-One, com radiologia integrada, o que evita que você tenha que realizar parte do seu tratamento em outros lugares. Aqui você encontra tudo que precisa!

Atendimento de qualidade, conforto, bons profissionais e estrutura aguardam você na clínica Ianara Pinho Odontologia, localizada em Águas Claras. Clique aqui e agende agora mesmo uma avaliação com nossos especialistas!

Leia também:

Invisalign em Brasília (DF): como escolher a melhor clínica?

Por que escolher uma clínica odontológica completa em Águas Claras? Saiba aqui.

Dúvidas comuns sobre aparelho transparente

– Qual o tempo para alinhar os dentes?

A duração total do tratamento ortodôntico convencional costuma ser de 2 a 3 anos, em média, até que os dentes se alinhem completamente. Com o aparelho transparente, o tempo pode ser menor, levando de 1 a 2 anos até que os dentes fiquem alinhados adequadamente.

Porém, o tempo de duração total do tratamento varia de paciente para paciente, tanto com o aparelho normal quanto com o transparente, pois depende de aspectos como:

  • Gravidade do quadro de desalinhamento dos dentes (casos mais leves são mais rápidos e fáceis de tratar);
  • Cuidados com o aparelho e limpeza;
  • Manutenções frequentes (se necessárias);
  • Idade do paciente;
  • Necessidade ou não de extrações de dentes durante o tratamento;
  • Medicações e problemas hormonais;
  • Entre outros.

– Como saber quanto tempo vou ficar com aparelho?

É variável de paciente para paciente, mas geralmente o tempo mínimo necessário é de 8 meses. Porém, é fundamental ter uma conversa franca com o seu dentista para ter uma boa projeção do tempo necessário para o tratamento, para que ele possa alinhar expectativas e adequar as suas vontades às necessidades de tratamento.

É importante reforçar que o sucesso do tratamento também depende do paciente. A frequência nas consultas, dedicação às orientações do dentista e cuidados com o aparelho também são determinantes para encurtar ou prolongar o tratamento.

Saiba como acelerar o tratamento ortodôntico com essas 6 dicas

– Qual a melhor idade para colocar aparelho nos dentes?

Em geral, quanto mais novo o paciente, melhor, pois os ossos e dentes da boca ainda estão em formação, sendo mais facilmente alterados, se necessário. Porém, não existe idade limite para iniciar um tratamento com o aparelho ortodôntico, desde que o paciente não tenha perda óssea e esteja com uma condição bucal favorável.

– Qual a diferença entre o aparelho de porcelana e o de safira?

Essa é uma dúvida muito comum de quem está escolhendo o seu aparelho ortodôntico. Ambos são mais discretos que os aparelhos metálicos e suas peças são mais claras, porém a principal diferença é que o aparelho de porcelana é mais opaco, enquanto o aparelho de safira é mais cristalino e translúcido, o que combina melhor com a cor natural dos dentes.

Os dispositivos de safira também possuem uma maior resistência a quebras e descolamentos. Além disso, os bráquetes dos aparelhos de porcelana costumam ser maiores que os de safira, ficando mais evidentes no sorriso.

Porém, em questão de custo, o aparelho de safira costuma sair mais caro que o de porcelana no mercado, justamente por conta de seus benefícios.

Lembre-se que aparelho ortodôntico não é só estética, é saúde!

Cada tipo de aparelho utilizado no tratamento ortodôntico, seja com aparelho transparente ou convencional, serve para preservar a saúde bucal. Os desalinhamentos dentários e a má oclusão trazem complicações tanto no que se refere à dificuldade para higienizar os dentes quanto pela sobrecarga que provocam nas estruturas da face.

Dentes tortos são mais difíceis de escovar em função da irregularidade que promovem na superfície da arcada dentária. Por isso, existe uma maior tendência para acumularem placa bacteriana e tártaro, o que aumenta a suscetibilidade para o surgimento de lesões de cárie e gengivite.

Como eles não se encaixam perfeitamente, durante a mastigação ocorre um esforço maior dos ossos da face, músculos e dos dentes que se sobressaem. Como resultado, manifestam-se problemas na articulação temporomandibular, desgaste no esmalte dentário e dores na face ou de cabeça. Dessa forma, as correções ortodônticas ajudam a manter a saúde bucal em equilíbrio.

Gostou do conteúdo? Então continue aprendendo mais sobre aparelhos ortodônticos. Clique aqui e veja este outro artigo do nosso blog que fala tudo o que você precisa saber sobre eles!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais