Você provavelmente já ouviu falar sobre a anatomia da boca e dentes, não é mesmo? Mas será que conhece a importância de cada uma das estruturas desse local? A princípio, essa pergunta é simples, mas na verdade o trato bucal é formado por diversos sistemas que possuem funções diferentes e, ao mesmo tempo, muito importantes.

A boca humana é formada por dentes, gengiva, língua, lábios, bochecha e o palato. E todas essas estruturas funcionam em conjunto e são responsáveis por realizar a parte inicial da digestão.

Por isso, é importante que todas essas “engrenagens” da estrutura bucal funcionem de forma coesa. Isso proporciona uma máquina perfeita e evita quaisquer problemas que poderiam abalar o trato bucal como um todo.

A arcada dentária na anatomia da boca

A arcada dentária nada mais é do que o arco que todos temos em nossas bocas formado pelos dentes e pelas estruturas responsáveis por sua sustentação. Ela começa a se formar nos primeiros meses de nossa vida e se desenvolve com o passar dos anos.

A nossa primeira dentição, popularmente conhecida como “os dentes de leite”, é composta por exatos vinte dentes que deverão permanecer até aproximadamente os seis ou sete anos de uma criança.

A partir daí essa estrutura será substituída inicialmente por 28 dentes, que passarão a ser 32 durante a adolescência.

No vídeo abaixo, a Dra. Ianara Pinho, odontopediatra da Clínica Ianara Pinho Odontologia, explica um pouco melhor sobre o traumatismo em dente de leite, assunto que costuma gerar muitas dúvidas. Assista:

Leia também:

Cárie em dente de leite: saiba como funciona o tratamento

Como são divididos os dentes

Certamente em algum momento de sua vida você já ouviu falar sobre a divisão dos dentes e como cada um possui uma função específica. Veja um pouco sobre quais são eles:

  • oito incisivos: os quatro dentes da frente em cima e os quatro embaixo;
  • quatro caninos: os dentes ao lado dos incisivos são os mais pontiagudos e resistentes da boca;
  • os molares e os pré-molares formam o restante da dentição e possuem a função de realmente triturar e moer os alimentos.

Qual a anatomia dos dentes? De quê são formados?

estrutura do dente

A camada mais superficial dos dentes é o esmalte, uma camada transparente que pode escurecer por meio do consumo de alguns alimentos e com o passar dos anos. Após ele vem a dentina, um tecido menos mineralizado e tubular.

Depois do cemento, que protege a raiz do dente, estão algumas camadas que realizam a ligação entre essas estruturas e a polpa, local em que estão os nervos e diversos vasos sanguíneos.

Dessa forma, os dentes possuem uma função vital para a nossa boca. Isso porque qualquer pequeno erro ou imperfeição pode causar uma mastigação incorreta, o que ocasionará  problemas para a saúde, não só no trato bucal, mas no organismo em geral.

Apesar de toda essa complexidade, os dentes podem ser substituídos por meio de procedimentos odontológicos. Confira e entenda como funciona um implante dentário e saiba se os resultados são, de fato, naturais:

Outras estruturas que fazem a anatomia da boca funcionar bem

anatomia da boca estrutura bucal

Além dos dentes, existem outras estruturas muito importantes para o bom funcionamento da boca. Elas nos garantem uma boa mastigação e consequentemente uma digestão completa e adequada. Conheça um pouco mais sobre essas outras estruturas da anatomia da boca:

Função dos lábios na anatomia da boca

Os lábios em conjunto com os músculos faciais funcionam extremamente bem em nossos primeiros meses de vida. Nesse período eles são muito utilizados para a alimentação e a amamentação.

Com o passar dos anos eles continuam tendo uma função importante, principalmente na sucção de quaisquer alimentos ou bebidas. Essa é uma “peça” realmente necessária para o quebra-cabeças que é a boca humana.

Função da língua

A língua na anatomia da boca é necessária e desempenha diversos processos importantes em nosso trato bucal. Você já imaginou viver sem essa estrutura? Seria impossível, não é mesmo?

Além de auxiliar na fala, a língua também funciona como um impulso para que os alimentos sejam deglutidos e enviados para o esôfago, onde ocorre a segunda etapa da digestão. Auxiliada pelo palato duro e mole, ela também ajuda a identificar sabores e misturar tudo o que é ingerido.

Função da saliva

Muitas pessoas acreditam que a saliva não possui uma importância tão grande para a cavidade bucal, mas a verdade é que ela possui três funções primárias de extrema necessidade: a de proteger os dentes da ação das bactérias, umedecer e lubrificar a cavidade bucal e auxiliar na mastigação e na deglutição dos alimentos.

Realmente, entender a função de cada uma dessas estruturas é válido para entender o próprio organismo e como detectar algo errado. Nesse momento, ao perceber qualquer alteração na sua boca, é indicado procurar um dentista ou especialista.

A Clínica Ianara Pinho Odontologia possui tudo que é necessário para cuidar adequadamente da sua saúde bucal, inclusive radiologia integrada. Clique aqui e agende uma avaliação com um de nossos especialistas!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais