As crianças não param e, desde que começam a andar, é normal que queiram explorar os ambientes e brincar. De vez em quando, os pais são surpreendidos pelos choros. Em alguns casos, os pequenos danificam os seus dentes, mas você sabe como tratar um trauma em dente de leite?

Muitos pais ficam sem saber o que fazer, já que não imaginam como um trauma desse tipo deve ser tratado. Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois neste artigo vamos explicar as principais características desse problema. Vamos lá?

Trauma em dente de leite: quais são os mais comuns?

Quando a criança tem uma queda e o impacto atinge os seus dentes, as consequências desse choque são bem variadas. Sendo assim, é importante que os responsáveis levem o paciente o quanto antes ao dentista.

Entre as lesões mais comuns, destacam-se:

  • Fraturas;
  • Concussão;
  • Subluxação e luxação;
  • avulsão.

As fraturas (de esmalte e de dentina) pedem tratamentos variados, indo desde a reinserção do fragmento dentário deslocado até a extração do dente. Já a concussão não altera a posição do dente, causando apenas uma sensibilidade ao toque. Mesmo assim, deve ser avaliada por um dentista.

A avulsão acontece quando o dente é deslocado completamente para fora do alvéolo, região óssea onde o dente está inserido e que é responsável por dar a ele irrigação sanguínea, por exemplo. Já a subluxação e a luxação são traumatismos de diferentes intensidades que vão desde o choque que não movimenta o dente ao que interfere totalmente na posição do dente.

É possível tratar o canal do dente?

O dente de leite tem raiz, então, é possível realizar o tratamento de canal. Ele é indicado quando a polpa do dente é atingida pelo trauma, lembrando que é na polpa que estão os vasos sanguíneos do dente.

Nesse tratamento, a polpa é removida e preenchida com uma pasta para vedação. Isso é importante para evitar contaminação.

O tratamento de canal devido ao trauma em dente de leite é mais simples do que o realizado no dente permanente. Lembre-se que o canal também deverá ser tratado em caso de cárie profunda.

É possível reimplantar o dente?

Caso esse dente caia, é possível reimplantá-lo. No entanto, isso dependerá do tipo de lesão que ocorreu, cabendo ao profissional odontológico avaliar essa possibilidade.

A dica para os pais é tentar procurar o dente, ou o pedaço desse dente, colocá-lo em um copo com um pouco de leite (preferencialmente) ou soro fisiológico e levá-lo com a criança.

Se o reimplante não for mais possível, não se preocupe. Existem outras maneiras de tratar o traumatismo em dente de leite e substitui-lo de maneira estética e funcionalmente satisfatória.

O dente está mole, devo ir ao dentista?

Se o dente ganhou mobilidade por causa do choque, é importante ir ao dentista, sim. Em alguns casos, o profissional irá fixar esse dente usando uma espécie de fio, como se ele fosse um tipo de aparelho dentário. O objetivo é conter a mobilidade, pois ela cria problemas maiores, como expor a gengiva ou se fixar de forma equivocada, além de gerar desconforto para a criança.

O dente vai cair, por que tratar?

O trauma em dente de leite não pode ser menosprezado porque ele traz riscos ao dente permanente — que já está em formação. Ademais, a criança pode ter a sua mastigação e fala comprometidas e até sofrer com piadas na escola devido à falta do dente.

Como vimos, o trauma em dente de leite é um assunto sério. Os pais devem manter a calma nesse tipo de situação, pois a boca tem muitos vasos sanguíneos — o que gera um sangramento elevado.

Ficou com alguma dúvida ou quer dar uma sugestão no blog? Então, fique à vontade para usar o campo de comentários!

Leia também:

Pode realizar Canal em Dente de Leite? Entenda quando é indicado


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais