Você está sentindo uma dor de dente intensa, percebeu alguma alteração de cor nele ou estão se manifestando inchaços em sua boca? Fique atento, porque esses são sinais que podem indicar a necessidade de fazer um tratamento de canal em Águas Claras.

Muita gente ainda se sente insegura com esse procedimento, mas ele evoluiu ao longo dos anos, tornando-se mais confortável e eficaz. Além disso, essa é uma técnica muito importante que ajuda a preservar a arcada dentária completa, já que evita a extração do dente.

Por isso, caso seja necessário fazer um tratamento de canal, o melhor é que você prefira se submeter ao procedimento para evitar maiores abalos em sua saúde bucal.

Neste artigo, listamos alguns sinais que podem indicar que você está precisando realizá-lo. Continue lendo e confira.

Por que o tratamento de canal é importante?

Os problemas bucais não afetam somente a parte externa dos nossos dentes. Eles também podem se manifestar nos tecidos em seu interior, ou seja, na polpa dentária. Quando isso acontece, é preciso fazer um tratamento de canal, procedimento realizado por um endodontista.

Dentro do dente estão os vasos sanguíneos, nervos e outras estruturas que garantem a sensibilidade dele, bem como levam nutrientes e oxigênio, mantendo-o vivo.

Quando acontece algum problema ali, existe um comprometimento de todo o dente, e se o problema não é tratado, pode se estender para os demais.

Por isso, se o seu dentista indicar que você deve fazer um tratamento de canal em Águas Claras, realize o procedimento. Também não deixe de procurar um especialista caso note os sinais que indicam a necessidade dele.

Quais sinais indicam a necessidade de um tratamento de canal?

Não são todas as pessoas que sentem dor de dente e precisam fazer um tratamento de canal em Águas Claras. Esse sintoma pode estar associado a diversas outras complicações, entretanto, alguns sinais são mais característicos de problemas internos do dente.

Você precisa ficar atento a eles, porque quando se manifestam, é essencial procurar um especialista para passar por uma avaliação mais criteriosa. Ele identificará a origem dessas manifestações e dirá se, de fato, é necessário realizar o tratamento de canal. Veja a seguir alguns desses sinais.

Leia também: Tratamento de Canal dói? Cuidados para o pós-operatório

Alterações de cor

Se um dente sofre uma alteração de cor, isso pode significar que a sua polpa está infeccionada ou necrosada. Nesse caso, ela precisa ser removida para que não traga maiores complicações para a saúde bucal.

Inchaços

Quando ocorrem inchaços na gengiva ou na face sem motivo aparente, o problema pode estar relacionado com as estruturas internas do dente. Existe a possibilidade de ser a manifestação de uma inflamação ou infecção de origem dentária, condições que exigem tratamento.

Cárie profunda

Se a lesão de cárie atinge a polpa do dente, pode ser necessário fazer um tratamento de canal. Mas não se engane, porque nem sempre essa lesão afeta expressivamente o esmalte.

Há casos em que um pequeno ponto é suficiente para que as bactérias penetrem no dente. Você também pode notar também outras manifestações, como:

  • formação de abscessos;
  • sensibilidade;
  • febre;
  • dor latejante e constante;
  • dor ao mastigar;
  • dores no maxilar.

Lembre-se e que não realizar o tratamento de canal pode trazer muitas complicações. Afinal, as bactérias que se proliferam nessa lesão podem migrar para os tecidos periodontais, aqueles que sustentam toda a arcada dentária, e comprometer essa estrutura, afetando todos os demais dentes, mesmo que eles estejam saudáveis.

Além disso, a lesão pode se estender demais pelo dente, destruindo sua raiz. Se isso acontecer, não será possível preservá-lo. Até porque, o tratamento de canal é indicado justamente para que somente a polpa seja removida e o dente em si não precise ser extraído.

No entanto, se o procedimento não for realizado, a perda será inevitável. Outro ponto importante é que qualquer infecção dentária, se não tratada, pode disseminar para o restante do corpo, causando problemas que podem representar risco á vida do paciente, como por exemplo a endocardite bacteriana.

Se você precisar fazer um tratamento de canal em Águas Claras, procure um profissional experiente.

Na Clínica Ianara Pinho Odontologia, você pode realizar esse procedimento com especialistas que aplicam as melhores técnicas da Odontologia, além de encontrar outras especialidades em um espaço completo para cuidar bem da sua saúde bucal e manter um belo sorriso!

Entre em contato conosco para agendar o seu horário e fazer uma avaliação com os nossos profissionais!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais