Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Abscesso dentário: o que é, as causas e como tratar

Abscesso dentário: o que é, as causas e como tratar

Você tem sentido dores de dente intensas ultimamente? Saiba que isso pode ser sintoma de uma condição que frequentemente pode afetar a cavidade bucal: o abscesso dentário.

Abscesso dentário é um problema dentário que pode causar desconforto significativo e, se não tratado adequadamente, pode levar a complicações mais sérias para a qualidade de vida do paciente.

Neste artigo, você encontra informações valiosas sobre o abscesso dentário, os principais sintomas e quais as melhores opções de tratamento. Continue lendo!

Entenda mais sobre:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é um abscesso dentário?

Um abscesso dentário é uma infecção localizada que se forma em torno da raiz de um dente ou na área entre o dente e a gengiva.

Essa infecção geralmente resulta da presença de bactérias na polpa dentária, que é a parte interna do dente que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.

Quais são os tipos de abscesso dentário?

Existem dois tipos comuns de abscesso dentário: o abscesso periodontal e o periapical. Logo abaixo, você descobre as características principais de cada um e suas diferenças:

Abscesso periodontal:

O abscesso periodontal ocorre na região ao redor do dente, afetando as estruturas de suporte, como os ligamentos periodontais e o osso alveolar. Geralmente, ele é causado por gengivite não tratada ou pelo acúmulo de alimentos e/ou tártaro na região periodontal.
Os sintomas mais comuns costumam ser dor ao mastigar, formação de pus, além da sensibilidade e inchaço na gengiva.

Abscesso periapical

Já o abscesso periapical, se desenvolve na ponta da raiz do dente, na área chamada de ápice. Nesse caso, as principais causas incluem cárie dentária profunda e traumas dentários.

Além disso, os principais sintomas incluem inchaço no rosto ou gengiva, sensibilidade ao toque, febre em casos mais graves e dor intensa e pulsante.

Quais são os sintomas do abscesso dentário?

A saúde bucal é essencial para o bem-estar geral, e um dos problemas mais sérios que pode surgir é o abscesso dentário. Por isso, reconhecer os sintomas de forma precoce é crucial para que o tratamento ocorra antes que a condição se agrave.

Veja quais são os principais sintomas do abscesso dentário:

  • Dor intensa
  • Inchaço e vermelhidão na gengiva
  • Sensibilidade a diferentes temperaturas
  • Mau gosto na boca
  • Dificuldade para mastigar
  • Formação de pus
  • Febre e mal estar

Vale destacar que ignorar os sintomas do abscesso dentário pode resultar em complicações sérias e na disseminação da infecção para outras áreas do corpo. Logo, ao perceber algum desses sintomas, consulte imediatamente um dentista para uma avaliação adequada.

Quais são as principais causas do abscesso dentário?

O abscesso dentário é uma condição odontológica que pode afetar qualquer pessoa em algum momento da vida. Por isso, entender as principais causas desse problema é fundamental para a prevenção e o tratamento eficaz.

Confira quais são as principais causas do abscesso dentário:

1. Cárie dentária:

A lesão de cárie dentária é frequentemente apontada como a principal causa do abscesso dentário. Isso porque, quando a cárie não é tratada, os microorganismos conseguem penetrar a estrutura do dente, atingindo a polpa dentária e desencadeando uma infecção.

2. Trauma dentário:

Traumas nos dentes, como quedas ou impactos, podem expor a polpa dentária do paciente, criar fissuras que facilitam a entrada de microorganismos ou romper feixes vasculares, levando à formação de abscessos.

3. Infecção gengival não tratada:

A gengivite, uma inflamação comum das gengivas, caso não seja tratada, pode evoluir para uma infecção mais profunda, atingindo os tecidos ao redor do dente e resultando em um abscesso.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO E SAIBA MAIS SOBRE GENGIVITE:

4. Procedimentos dentários mal sucedidos:

Procedimentos dentários mal realizados ou não concluídos adequadamente, como tratamentos de canal, podem ser fontes potenciais de abscessos caso a infecção persista.

5. Sistema imunológico comprometido:

Pacientes com sistemas imunológicos comprometidos, seja devido a condições médicas ou tratamentos, podem ser mais suscetíveis a abscessos dentários.

6. Má higiene oral:

A falta de cuidados adequados com a higiene oral, incluindo escovação insuficiente e falta de uso do fio dental, contribui para o acúmulo de placa bacteriana, aumentando o risco de cáries, acúmulo de tártaro e infecções.

Como é realizado o diagnóstico do abscesso dentário?

O diagnóstico do abscesso dentário é geralmente realizado por um odontólogo. Esse processo envolve uma combinação de exame clínico, histórico do paciente e, em alguns casos, exames de imagem.

Saiba como o diagnóstico costuma ser conduzido:

  • Exame clínico

É somente durante o exame clínico que o dentista avaliará os sintomas relatados pelo paciente e realizará uma inspeção visual da cavidade oral. Nesse momento, o especialista irá buscar sinais da doença como inchaço na gengiva, vermelhidão, presença de pus, sensibilidade ao toque e qualquer alteração na aparência dos dentes ou gengivas.

  • Análise do histórico do paciente

Nessa etapa, o dentista revisará o histórico do paciente, fazendo perguntas sobre os sintomas, a duração da dor, fatores desencadeantes e quaisquer tratamentos ou procedimentos dentários anteriores. Isso ajuda a formar um quadro abrangente da condição e a identificar possíveis causas subjacentes.

  • Teste de sensibilidade

Em alguns casos, o dentista pode realizar testes de sensibilidade para determinar a resposta do dente a estímulos como calor, frio ou pressão. Esse procedimento contribui na localização da origem da dor e na avaliação da condição da polpa dentária.

  • Exames de imagem

Em alguns casos, exames de imagem podem ser necessários para confirmar o diagnóstico e avaliar a extensão da infecção.

Os exames mais comuns incluem radiografias dentárias, que oferecem uma visão mais detalhada dos dentes, e a tomografia computadorizada (TC) que, em casos mais complexos, pode ser recomendada para obter imagens tridimensionais detalhadas das estruturas dentárias e ósseas.

Como prevenir um abscesso dentário?

A prevenção do abscesso dentário está fortemente ligada a práticas consistentes de higiene oral e cuidados dentários regulares.

Saiba algumas medidas importantes para prevenir a formação de abscessos dentários:

Como é o tratamento do abscesso dentário?

O tratamento do abscesso dentário varia dependendo da gravidade da infecção e da localização do abscesso. Geralmente, o tratamento é realizado por um dentista e pode incluir as seguintes abordagens:

  • Uso de antibióticos
  • Procedimentos para a drenagem do pus
  • Tratamento de canal
  • Extração dentária, caso seja necessário
  • Uso de analgésicos e/ou antiinflamatórios para controle da dor ao longo do tratamento

Além disso, escolher um dentista especializado para o tratamento de um abscesso dentário é crucial para garantir que você receba cuidados adequados e eficazes.

Onde tratar abscesso dentário em Brasília?

É de Brasília-DF e região? Então temos a solução perfeita para o seu caso. A Clínica Ianara Pinho conta com especialistas excelentes prontos para cuidar da sua saúde bucal, além de um espaço acolhedor e sistema ALL-IN-ONE para oferecer uma experiência mais agradável, prática e rápida.

Ianara Pinho Odontologia – Águas Claras

Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180

Telefone: (61) 3543-7723

Ianara Pinho Odontologia – Asa Sul

Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760

Telefone: (61) 3547-9053

Ianara Pinho Odontologia – Asa Norte

Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560

Telefone: (61) 3526-4989

Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratar abscesso dentário e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse método.

  Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
invisalign ou aparelho fixo

Invisalign ou aparelho fixo? Conheça as principais diferenças!

Os desalinhamentos dentários podem ser corrigidos por meio do uso de dispositivos como o Invisalign (um tipo de alinhador estético)…

Leia mais
Bichectomia: confira tudo que você precisa saber

Bichectomia: confira tudo que você precisa saber

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada do excesso de gordura da região das bochechas. Ela é…

Leia mais
Harmonização – Quais os Cuidados Necessários e Qual Profissional Pode Realizar o Procedimento?

Harmonização – Quais os Cuidados Necessários e Qual Profissional Pode Realizar o Procedimento?

A harmonização facial, ou também conhecida como harmonização orofacial, é um procedimento estético recomendado para pessoas que desejam melhorar a…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign