Você sabe quais são os casos em que a extração de dente se faz necessária? Existem algumas situações em que arrancar um dente é a única solução possível, mesmo após determinados tratamentos já feitos para salvá-lo.
Arrancar um dente é um ponto importante para que ele não seja prejudicial à saúde bucal, por meio de cáries e bactérias. Continue lendo esse artigo para entender melhor quando essa medida é necessária e como funciona!
O que é uma extração dental?
Uma extração dental nada mais é que arrancar um dente. O procedimento é chamado no meio odontológico de exodontia e categoriza a retirada cirúrgica desse pequeno órgão da arcada dentária.
Essa foi uma das primeiras especialidades criadas no mercado e o tratamento pode ser realizado de diferentes formas. São elas:
– exo incluso ou impactado: é aquele dente que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado;
– exo raiz: retirada de restos de raízes presas no tecido ósseo ou na gengiva;
– exo simples: extração de dentes que nasceram normalmente, mas que podem estar danificados (cariados ou quebrados). Também é o termo utilizado para a extração dos dentes de leite das crianças.
Quando é preciso fazer uma extração de dente?
A extração dental acontece por motivos bem específicos. Geralmente, o tratamento é recomendado quando o dente está danificado e não há mais como recuperá-lo e nos casos em que a raiz já foi muito afetada pelo problema – cáries e bactérias maléficas.
Isso pode acontecer, por exemplo, como consequência de um trauma ou até de uma cárie que não é tratada. Algumas das situações em que é necessário realizar o procedimento são:
– cárie dentária ou infecção grave;
– doenças na gengiva que afetem os tecidos e estruturas dentais;
– tratamento de dentes do siso;
– dentes que impedem o nascimento de outros dentes;
– má formação dentária;
– dentes fraturados;
– entre outros.
Como acontece a extração de dente?
O processo de remoção do dente em si é confortável, porém, só deve ser feito sob a observação e orientação de um profissional capacitado para isso.
É aplicada uma anestesia, um processo de amortização que permite que o paciente não sinta absolutamente nenhum desconforto durante e até mesmo após o procedimento a ser realizado.
Após a extração, é imprescindível cuidar da higiene bucal com muito rigor. O dentista será bastante específico quanto aos procedimentos a serem realizados para evitar infecções e manter a área limpa.
Como cada caso precisa de orientações específicas, é preciso que o seu dentista tenha o histórico dentário do seu caso. Assim, ele conseguirá fazer o raio-x e todos os exames necessários para entender qual é a situação e dar início ao procedimento de extração.
Viu só como é importante manter consultas rotineiras com um dentista de confiança?
Para você que gostou de saber mais sobre esse assunto e quer manter um sorriso bonito cada vez mais, não deixe de conferir também se o clareamento dental enfraquece o dente e mais artigos aqui no Blog Ianara Pinho!