Será que a extração do siso dói muito? Geralmente, essa cirurgia é necessária quando o terceiro molar causa muito incômodo no indivíduo ou por outros motivos, como: dificuldade de higienização e falta de espaço na boca. Apesar de ser um procedimento comum, muitas pessoas ainda têm medo de fazê-lo, já que se trata de uma intervenção relativamente invasiva.

Quer saber se a extração é realmente tão dolorosa quanto dizem? Tem mais alguma dúvida? Continue lendo para entender!

 

Por que temos o dente siso?

Assim como os demais dentes, o siso tem uma função biológica essencial: ajudar na mastigação de alimentos sólidos. Entretanto, esta funcionalidade era particularmente mais importante há alguns milênios, quando o ser humano estava no início de processos civilizatórios.

Atualmente, com a mudança  dos hábitos alimentares e, principalmente, por conta do cozimento da comida, não é mais preciso fazer tanto esforço para mastigar. Ou seja: ele não é mais tão necessário para os indivíduos.

extração do siso dói

 

A extração do siso é obrigatória?

Você sabia que há casos em que esse dente nunca nasce? Portanto, não é possível dizer que a extração do siso é obrigatória.

É comum que eles fiquem inclusos ou semi-inclusos — o que significa que existem, mas permanecem parcialmente cobertos pela gengiva ou não chegam nem a sair de dentro do tecido ósseo onde estão alojados. 

Porém, é importante que você saiba que, caso ele comece a doer, mesmo que não tenha saído da gengiva, a primeira orientação é procurar o mais rápido possível pelo atendimento de um dentista. Isso porque ele pode causar inflamações e deixar o resto da cabeça dolorida também, ou ainda uma infecção pode se instalar no local e levar a problemas mais sérios. 

 

O que acontece se o siso não for removido?

Além do inchaço e das dores, existem outras consequências para a sua arcada dentária. A principal delas é que, nem sempre, há espaço suficiente para todos os dentes. Desta forma, eles ficam apertados, prejudicando principalmente a higienização e deixando os dentes tortos

Outro ponto a ser levado em consideração é que mesmo que ele fique parcialmente coberto pela  gengiva, a região fica mais elevada, proporcionando o acúmulo de restos de alimentos e microorganismos prejudiciais dentro da boca. Com isso, é mais difícil manter o bom hálito e o dente pode adquirir cáries.

 

A extração do siso dói?

O procedimento cirúrgico é feito com anestesia local, de modo que a extração do siso dói somente após a operação, por isso o cirurgião irá passar uma série de cuidados que têm de ser tomados após o procedimento.

O que acontece é que, depois que o anestésico para de fazer efeito, a região volta a receber os estímulos das células nervosas. Portanto, é importante tomar analgésicos e outras medicações que o seu cirurgião irá lhe recomendar durante o pós-operatório, além de cuidados com a alimentação — evitando alimentos duros de mastigar — e repouso nos primeiros dias.

 

A extração do siso dói se tirar os quatro dentes de uma só vez?

Algumas pessoas tiram o siso depois que começam a sentir incômodo, mas outras aproveitam para fazer a extração dos quatro de uma vez só. Esse procedimento pode ser realizado dessa forma sem problema e se assim o dentista indicar. Inclusive, isso representa que você terá que passar pela recuperação somente uma vez. 


tirar o dente siso dói

Dicas para a recuperação extração do siso

Como vimos, a extração do siso dói normalmente apenas depois da cirurgia. Porém, existem maneiras de aliviar a dor e tornar o processo de recuperação mais tranquilo. Entre elas: 

  • — descansar por alguns dias: você pode voltar às suas tarefas normais cerca de 48h depois do procedimento, mas é recomendável não exagerar e fazer atividades intensas por pelo menos uma semana;
  • — tomar o analgésico e demais medicações prescritas pelo seu dentista;
  • — utilizar uma compressa de gelo: o frio além de diminuir a dor, reduz o inchaço;
  • — comer refeições mais pastosas e frias.

 

O seu cirurgião-dentista deverá passar essas e outras orientações para você, dependendo do seu caso. 

Tirou suas dúvidas sobre se a extração do siso dói? Se os seus dentes têm necessidade de serem extraídos ou se você está na dúvida se eles têm essa necessidade, marque uma avaliação na Clínica Ianara Pinho. Nossos profissionais são altamente capacitados para realizar essa cirurgia. Agende uma consulta odontológica em Brasília com a nossa equipe!


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Conheça as Etapas do Procedimento de Lente de Contato Dental

Conheça as Etapas do Procedimento de Lente de Contato Dental

Entenda quais as fases do procedimento de lente de contato dental e tome a decisão que vai deixar seu sorriso mais bonito com tranquilidade!

Conheça 5 aparelhos ortodônticos modernos

Conheça 5 aparelhos ortodônticos modernos

É possível fazer um tratamento ortodôntico mais discreto e confortável, basta optar por aparelhos ortodônticos modernos. Conheça alguns modelos atuais!

Consulta no Dentista – Entenda a Importância de Manter Uma Frequência

Consulta no Dentista – Entenda a Importância de Manter Uma Frequência

Entenda como a consulta no dentista é importante para mandar a saúde bucal em dia, assim como dar continuidade aos tratamentos vigentes.

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais