Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Tirar o Siso Dói?

Tirar o Siso Dói? Veja As Dúvidas Mais Frequentes

Será que tirar o siso dói? A extração dos terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso, é uma intervenção cirúrgica comum na odontologia. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas e preocupações em relação a esse procedimento. 

Neste artigo, abordaremos questões importantes relacionadas a esse tratamento como:

  • por que temos esse dente?;
  • se a retirada dele é obrigatória;
  • o que pode acontecer se ele não for removido?;
  • tirar o siso dói?;
  • dicas para a recuperação depois da extração;
  • onde tirar o siso em Brasília.

Continue a leitura para esclarecer todas essas dúvidas!

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Por que temos os dentes do siso?

Os dentes do siso costumavam desempenhar um papel importante em nossos ancestrais humanos, que possuíam uma mandíbula maior e uma alimentação mais rústica e desgastante. Nesses tempos, a mastigação de alimentos mais duros e fibrosos exigia uma dentição que ajudasse na trituração de alimentos vegetais, como raízes, caules e folhas.

No entanto, ao longo da evolução, a dieta humana mudou significativamente. Com o desenvolvimento de técnicas de cozimento e a introdução de alimentos mais processados, a necessidade da existência deles diminuiu. 

A mandíbula também passou por alterações, tornando-se menor e com menos espaço para que esses dentes nasçam. Em resumo, eles são vestígios evolutivos de um tempo em que nossa dieta e anatomia mandibular eram diferentes.

A extração do siso é obrigatória?

Antes de descobrir se tirar o siso dói é importante entender que a extração dele não é obrigatória. Existem casos em que esse dente nunca nasce, simplesmente porque eles não foram formados e há casos também em que eles além de nascerem, tem espaço suficiente e função normal!

É comum que eles fiquem inclusos ou semi-inclusos — o que significa que existem, mas permanecem parcialmente cobertos pela gengiva ou não chegam nem a sair de dentro do tecido ósseo onde estão alojados. 

Porém, é importante que você saiba que, caso ele comece a doer, mesmo que não tenha saído da gengiva, a primeira orientação é procurar o mais rápido possível pelo atendimento de um dentista. Isso porque o siso inflamado pode causar problemas para o paciente abrir a boca e deixar o restante do rosto dolorido, além de serem foco de infecção. 

O que acontece se o siso não for removido?

Se o dente não inflamar e nascer, depois do inchaço e do desconforto, sua arcada dentária sofrerá as consequências, uma vez que nem sempre há espaço suficiente para todos os dentes. Desta forma, é provável que você sofra com mordida errada e dentes tortos, o que prejudicará a higienização e poderá comprometer sua saúde bucal.

Outro ponto a ser levado em consideração é que mesmo que ele fique parcialmente coberto pela gengiva, a região fica mais elevada, proporcionando o acúmulo de restos de alimentos e microorganismos prejudiciais dentro da boca. Com isso, é mais difícil manter o hálito fresco e o controle de processo infeccioso no local.

Tirar o siso dói?

Se você está se perguntando se tirar o siso dói, pode ficar tranquilo, pois o procedimento é feito com anestesia local para que você não sinta nada durante o procedimento. No entanto, o pós-operatório costuma trazer desconforto e, por esse motivo, o dentista recomendará uma série de cuidados que têm de ser tomados após o procedimento.

Saiba mais no vídeo:

O que acontece é que, depois que o anestésico para de fazer efeito, a região volta a receber os estímulos das células nervosas. Portanto, é importante tomar analgésicos e outras medicações que o seu cirurgião lhe recomendar, além de evitar alimentos duros ou quentes.

Tirar siso dói se eu escolher extrair mais de um dente de uma só vez?

Algumas pessoas têm dois, outras três e algumas os quatro dentes do siso. Na maioria dos casos, os pacientes só os extraem depois que começam a sentir incômodo, mas outros optam para fazer a cirurgia uma única vez.  

A boa notícia é que da mesma forma que ao tirar só um dente, removendo os quatro você não irá sentir nada durante a cirurgia e, assim, terá que passar pela recuperação somente uma vez. 

Quanto tempo dói o pós-operatório do siso?

O período de dor no pós-operatório da extração dos dentes do siso varia de pessoa para pessoa. Fatores como a complexidade da extração, a posição dos dentes do siso e a resposta individual à cirurgia podem influenciar a duração da dor no pós-operatório.

É comum experimentar algum desconforto e sensibilidade na área operada nos primeiros dias após a cirurgia. Normalmente, a intensidade da dor diminui gradualmente ao longo dos três primeiros dias. O inchaço das bochechas, quando ocorre, desaparece entre cinco e sete dias. 

A partir do décimo dia, qualquer vestígio de rigidez na mandíbula ou desconforto desaparece. 

Dicas para a recuperação da extração do siso

Como vimos, tirar o siso dói, normalmente, apenas depois da cirurgia. Apesar do desconforto no pós-operatório, existem maneiras de aliviar essa sensação.

Entre as dicas para garantir uma recuperação mais tranquila estão: 

  • descansar por alguns dias, já que é preciso esperar ao menos 48h para voltar às suas tarefas normais;
  • evitar fazer atividades físicas intensas por pelo menos uma semana;
  • tomar o analgésico e demais medicações prescritas pelo seu dentista;
  • utilizar uma compressa de gelo nas primeiras 48 horas;
  • comer refeições mais pastosas e frias, como sorvete.

Onde tirar siso em Brasília?

Esclareceu suas dúvidas sobre se tirar do siso dói? Esperamos que sim!

E, se você quer confirmar se está tudo bem com sua saúde bucal assim como confirmar se seus dentes têm a necessidade de serem extraídos ou não, a Clínica Ianara Pinho é o lugar certo para fazer sua avaliação. 

Nosso time de cirurgiões dentistas são altamente qualificados para realizar esse e outros tratamentos. O melhor é que contamos com três clínicas para melhor atender você, na Asa Sul, em Águas Claras e em breve, na Asa Norte. Veja o mapa e saiba onde estamos localizados: 

A clínica conta com tecnologias avançadas para oferecer o que há de mais moderno no mercado da odontologia e conta com serviço all in one para que você não precise se deslocar para fazer exames pré-operatórios ou de acompanhamento. Tudo de bom, não é?

Então, agende sua consulta na Clínica Ianara Pinho agora mesmo e venha cuidar do seu sorriso!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Blog

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Frenectomia: o que é e para quem é indicado?

Frenectomia: o que é e para quem é indicado?

Os freios labiais e linguais são pequenas estruturas fibrosas que têm um papel crucial em nossa anatomia bucal, mas que,…

Leia mais
Bichectomia: confira tudo que você precisa saber

Bichectomia: confira tudo que você precisa saber

A bichectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada do excesso de gordura da região das bochechas. Ela é…

Leia mais
Siso Inflamado: Por Que Acontece e Como Tratar Inflamação

Siso Inflamado: Por Que Acontece e Como Tratar Inflamação

Sentir dor de dente é muito incômodo. E, se você sente que ela vem lá do fundo da sua boca,…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign