Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Mordida Errada: como identificar o Problema e Quais São os Tratamentos

Mordida Errada — Como Identificar o Problema e Quais São os Tratamentos?

A mordida errada traz uma série de problemas para as pessoas, desde uma questão estética até alterações na fala, respiração e mastigação, passando por dores e desconfortos. 

Por isso é importante entender quais os tipos de mordida e como iniciar o tratamento. 

Neste artigo você pode entender mais sobre: 

  • o que é mordida errada;
  • quais são os tipos;
  • como saber se você tem;
  • quais as consequências;
  • como tratar esse problema.

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é mordida errada?

Um ser humano possui quatro diferentes tipos de dentes: 

  • caninos;
  • incisivos;
  • pré-molares;
  • molares.

Uma mordida errada, também chamada de má oclusão, pode estar relacionada a diferentes tipos de alterações. Esse problema é definido por um desconforto na dentição que pode gerar uma série de problemas na fala, respiração e mastigação e por isso, é necessário iniciar um acompanhamento odontológico mais profundo. 

Geralmente esse problema é fruto de uma desordem genética onde um osso pode ser super ou subdesenvolvido e causar um desalinhamento entre a arcada inferior e a superior. 

Alguns hábitos errados, como o uso de chupeta ou chupar o dedo por muito tempo durante a infância, podem desencadear ou agravar um problema pré-existente. 

Quais são os tipos de mordida errada? 

No geral existem alguns tipos de mordidas erradas, que podem ser classificadas como: 

1. Mordida Cruzada 

Também chamada de mordida invertida, a mordida cruzada ocorre quando os dentes de cima e de baixo se encontram e um ou mais deles ficam para dentro da arcada inferior. 

Esse tipo de mordida pode ser tratada com o uso de aparelho ortodôntico, mas em alguns casos mais graves a cirurgia ortognática pode ser necessária. 

2. Mordida Aberta

A mordida aberta é uma má oclusão causada pela falta de contato dos dentes superiores com os inferiores. Eles podem dar impressão de boca torta ou de não fechar bem. 

Isso acontece, na maioria das vezes, por um desnivelamento dos dentes incisivos. Em alguns casos também pode chegar aos posteriores e pode acontecer em qualquer idade. 

Essa abertura pode acontecer em diferentes posições da boca. 

3. Mordida Profunda 

A mordida profunda se dá por uma má oclusão vertical, onde os dentes superiores se sobrepõem aos inferiores. Essa situação pode ser causada por alguma desordem no nível esquelético, quando o crescimento de uma parte prevalece ao nível dentário. 

4. Apinhamento dentário  

O apinhamento dos dentes é conhecido popularmente por dentes tortos ou encavalados  e é muito comum. Pode ser causado, geralmente, pela falta de espaço na arcada dentária, mas também se dá por outros motivos.

Esse problema afeta a saúde bucal favorecendo o acúmulo de placa bacteriana e permitindo que microorganismos se multipliquem na cavidade da boca e causam inconvenientes como:

 

Além desses agravantes, a questão ainda afeta a estética e podem causar dores na face e nos dentes.. 

5. Prognatismo e Retrognatismo

Enquanto o prognatismo é caracterizado pela mandíbula ultrapassando a maxila, causando sérios problemas na mastigação, além de um efeito visual deixando o queixo mais alongado, o retrognatismo é o contrário e ressalta o nariz. 

Como saber se você tem mordida errada? 

A mordida errada pode aparecer ainda na infância, tornando a supervisão dos pais e do odontopediatra necessária para identificar a disfunção e tratar o problema o quanto antes. 

No entanto, em alguns casos mais sutis, o problema pode ser descoberto e tratado ao longo da vida, nas visitas periódicas ao dentista. 

Quais as consequências de uma mordida errada?

A consequências podem variar com a idade dos pacientes, no caso das crianças o tratamento é mais fácil por elas estarem em fase de desenvolvimento ósseo. 

Mas se isso não acontecer o mais cedo possível, nota-se alguns problemas como:

  • dificuldade em mastigar;
  • alterações na respiração;
  • prejuízo da fonação;
  • dores na região da face;;
  • Retração da gengiva;
  • bruxismo;
  • perda dos dentes. 

 Como tratar mordida errada? 

Esse tipo de problema demanda uma série de cuidados, mas o primeiro passo de qualquer tratamento é agendar uma visita a um profissional qualificado após notar o desalinhamento ou alterações na sua saúde bucal em geral. 

A partir disso, o seu dentista certamente irá solicitar diferentes exames radiológicos para estudar o caso e avaliar a complexidade da situação.

Geralmente o tratamento mais indicado para a solução desse tipo de problema envolve o uso de aparelhos ortodônticos por um determinado período. Esse método também pode vir acompanhado de uma cirurgia ortognática, em casos mais extremos. 

Outro ponto importante é manter a rotina de higiene bucal em dia, algo que faz total diferença no tratamento, pois evita a formação de placa bacteriana e, por consequência, a piora da situação. 

Vale lembrar que esse problema não requer apenas um tratamento estético, embora interfira na sua aparência e possivelmente na sua autoestima. Sem ter a devida atenção, as mordidas erradas podem acarretar em uma série de prejuízos à sua saúde. 

Se você sofre com alguma alteração na mordida e está para começar o tratamento, saiba também como cuidar do seu aparelho dentário.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Blog

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Relação entre diabétes e saúde bucal

Você sabe qual a relação entre diabetes e saúde bucal? Confira!

Diabetes e saúde bucal têm uma relação muito próxima e exigem atenção. Isso porque o excesso de glicose no sangue…

Leia mais
Tudo o que você precisa saber sobre diastema

Diastema frontal: conheça as melhores opções de tratamento

Algumas pessoas têm uma marca no sorriso — os dentes da frente separados. Trata-se do diastema frontal, uma condição que…

Leia mais
Como Cuidar Bem Do Esmalte Do Dente

Como Cuidar Bem Do Esmalte Do Dente Para Evitar Desgastes?

Cuidar bem do esmalte do dente é essencial para manter um sorriso bonito, bem cuidado e branquinho. Essa parte  da…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign