Os pais procuram fazer o melhor na criação de seus filhos, entretanto, não podemos negar que dúvidas sempre surgem com relação a diversos assuntos. Um deles é sobre quando começar a escovar os dentes do bebê. Afinal, a partir de que momento a criança precisa da higienização bucal?

Esse é um tema que requer atenção, porque mesmo os primeiros dentinhos de leite podem desenvolver problemas, como a cárie. Como as crianças ainda são muito pequenas, os pais é que precisam realizar essa tarefa por elas.

Não se preocupe, pois não é complicado e nós preparamos este artigo para explicar como você deve cuidar da saúde bucal do seu filho. Continue lendo para descobrir o momento ideal de iniciar a escovação, com quais produtos ela deve ser feita e qual é a técnica ideal para garantir uma limpeza delicada e eficaz.

Em qual idade deve ser iniciada a escovação?

Quando começar a escovar os dentes do bebê é uma dúvida que a maioria dos pais tem. Engana-se quem acredita que os decíduos (dentes de leite) não desenvolvem os mesmos problemas dos permanentes. Na verdade, as bactérias afetam ambos, desencadeando doenças bucais.

Esses microrganismos se proliferam nos resíduos de comida, em especial nos alimentos ricos em açúcar, por isso, eles precisam ser eliminados da boca. Bebês muito pequenos não consomem tantos alimentos sólidos, mas o leite artificial também fermenta e favorece o desenvolvimento das bactérias.

Que tipo de escova é ideal para bebês?

O processo de higienização requer mais atenção no caso das crianças que recebem aleitamento artificial, pois essas fórmulas e os suplementos de farinha favorecem ainda mais a formação da placa bacteriana.

Quando nascerem os primeiros dentinhos, eles podem ser higienizados com uma escova adequada para essa fase, normalmente com cabeça bem pequena e cerdas macias ou extramacias.

Assim que os molares (dentes do fundo) nascerem, o ideal é utilizar uma escova adequada ao tamanho da boca da criança, com cerdas macias e cabo longo (para que a mão do adulto tenha um apoio adequado no momento da escovação). Isso porque será necessário higienizar os sulcos do esmalte, o que somente é feito pelas cerdas da escova.

Qual creme dental usar?

Até os dois ou três anos de idade, é interessante optar por um creme dental que contenha flúor, porém a quantidade utilizada deve ser correspondente á “meio grão de arroz cru”. Em crianças a partir de 3 anos e que já estão começando aprender a cuspir, aumentamos a quantidade de creme dental para “um grão de arroz cru”. Embora essa substância seja importante para fortalecer os dentes, o excesso dela no organismo pode desencadear o problema chamado fluorose dentária, que afeta a estética e estrutura dentária dos dentes permanentes que irão nascer futuramente.

Como a criança ainda não entende a necessidade de cuspir a espuma do creme, existe o risco de ela ser deglutida. Além dos desconfortos para o sistema gástrico e, conforme explicamos, o pequeno pode desenvolver fluorose.

Existem alguns cremes dentais que são específicos para bebês. Normalmente é indicado o uso de pasta com flúor em 2 escovações diárias e nas demais pode-se utilizar uma pasta que não contenha flúor. É interessante investir nesse tipo de produto para ter certeza de que a formulação trará somente benefícios para a dentição e saúde bucal do seu filho.

Como a escovação deve ser feita?

Você já sabe quando começar a escovar os dentes do bebê, então, agora é hora de aprender de que maneira fazer isso. Como você viu, essa higienização acontece em etapas, que acompanham o desenvolvimento da criança. Portanto, comece utilizando a escova para primeiros dentes, depois, passe para a escova e o creme dental, sempre atentando para a quantidade de pasta de dente utilizada.

Não se esqueça do risco da cárie de mamadeira, um problema que acontece principalmente por causa das mamadas noturnas com formulações artificiais.

A higienização após a última refeição do bebê é muito importante para que ele não durma com a boquinha suja, em especial se for alimentado com papinhas, fórmula artificial ou leite enriquecido com farinhas.

Quando a introdução alimentar se iniciar de fato e a criança já tiver os molares, a higienização deve ser feita com escova e creme dental fluoretado. Pode ser realizada no mínimo duas vezes por dia, uma pela manhã e outra antes de ir dormir.

Mas fique atento, porque somente saber quando começar a escovar os dentes do bebê não é suficiente para assegurar o equilíbrio da sua saúde bucal dele. É fundamental manter a constância desse hábito, oferecer um cardápio variado e nutritivo e manter o acompanhamento com o odontopediatra.

Agora que você já sabe como cuidar da saúde bucal do seu filho, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos aprendam também!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais