Tratamento de canal dói? Nós já abordamos, em outro post, o que é o tratamento de canal, quando esse procedimento é indicado e qual a sua importância para saúde bucal do paciente. Trata-se de um procedimento para corrigir lesões severas causadas na polpa dentária (onde ficam os nervos e os vasos que irrigam o dente) do paciente resultado da ação de cáries, traumatismos etc.

No tratamento de canal, o dentista retira a polpa dentária e veda o espaço que ficou após a limpeza, no caso a raiz do dente, devolvendo a estrutura e as condições ideais para o seu pleno funcionamento. Mas, afinal, o pós-operatório causa dor? Acompanhe!

Tratamento de canal dói?

O procedimento de tratamento de canal, em si, é indolor, em função da anestesia aplicada no local. No pós-operatório, no entanto, é normal que o paciente sinta mais sensibilidade no dente em questão, especialmente quando o efeito da anestesia passa. Isso porque se trata de um procedimento que lida diretamente com a parte mais sensível dos dentes — os nervos — e que impacta em uma inflamação momentânea da região, que pode ser mais intensa para alguns pacientes. 

O que vale ressaltar, porém, é que pacientes submetidos a este tratamento já lidam ou irão lidar futuramente com dores e desconfortos que só tendem a aumentar, caso o problema não seja resolvido.

Em contrapartida, após a cirurgia de tratamento de canal, o seu cirurgião-dentista pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios, a fim de aliviar qualquer desconforto que seja manifestado pelo paciente. 

Seguindo, também, com alguns cuidados que apontaremos a seguir, espera-se que o paciente não lide com dores consistentes. Caso a dor se faça presente, recomenda-se retornar ao seu cirurgião-dentista para checar a recuperação daquele canal e obter auxílio com a prescrição de novos medicamentos ou de outras ações para agregar ao tratamento. 

Que cuidados devo ter após o tratamento de canal?

O paciente que passa pelo tratamento de canal precisa seguir à risca cuidados básicos no pós-operatório para, não só garantir o sucesso do tratamento, como evitar o desconforto de dor. 

Acompanhe-os a seguir.

1 – Evite alimentos duros

É importantíssimo que o paciente evite comer alimentos duros ou aplique muita força na mastigação com o dente que foi restaurado pelo tratamento de canal. De modo contrário, é possível que o dente restaurado seja fraturado e o material perdido.

2 – Pacientes com bruxismo devem seguir com um tratamento paralelo

Pacientes com bruxismo possuem o hábito de ranger os dentes, seja no período do dia ou durante o sono; o que pode prejudicar ou inviabilizar o resultado do tratamento de canal. Nesses casos, é indispensável que o paciente aponte seu problema ao odontólogo e siga com o tratamento específico de bruxismo, a fim de preservar toda a sua saúde bucal.

3 – Mantenha uma higiene bucal adequada

A fim de prevenir, inclusive, o desenvolvimento de cáries (causa mais comum para a necessidade de tratamento de canal), é preciso seguir com rigor a escovação e o uso de fio dental após cada refeição. 

Após os primeiros dias do procedimento, no entanto, recomenda-se realizar esta limpeza de forma suave. Isso vai ajudar, também, a evitar que bactérias causem novas infecções.

4 – Retorno ao dentista

Como já mencionado, o seu dentista pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios. Siga à risca a medicação e, assim que surgirem problemas, incômodos e dores fora do normal, consulte o seu dentista para que ele possa acompanhar a evolução do tratamento e se há outros problemas clínicos que devem ser tratados.

O que pode acontecer se os cuidados não forem seguidos?

Toda e qualquer cirurgia requer cuidados essenciais para o sucesso do tratamento. No caso do tratamento de canal, reações como inchaço e dor podem aparecer na região em que foi submetida ao procedimento, caso o paciente não cumpra com as orientações do seu cirurgião.

Marque sua consulta!

Acha que precisa fazer um tratamento de canal? Então, agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal, em Águas Claras e Brasília e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!

Leia também:

Tratamento de Canal pode dar errado? Quais as chances de sucesso do tratamento?


Deixe uma resposta

Os melhores dentistas de Águas Claras, Asa Sul e Brasília

Leia Também!

Sorriso Gengival: cirurgia é a melhor opção para o meu caso?

Sorriso Gengival: cirurgia é a melhor opção para o meu caso?

Você tem sorriso gengival e se sente incomodado? Descubra nesse artigo se a cirurgia é a melhor opção para o seu caso!

Saiba onde fazer cirurgia bucomaxilofacial em Águas Claras

Saiba onde fazer cirurgia bucomaxilofacial em Águas Claras

Você sabe para quem é indicada a cirurgia bucomaxilofacial? Descubra e ainda confira onde realizar esse tratamento em Águas Claras.

Como e quando é feita a extração do siso? Entenda

Como e quando é feita a extração do siso? Entenda

Algumas pessoas desenvolvem problemas durante o nascimento do siso, por isso, ele precisa ser extraído. Saiba quando a extração do siso é indicada

Diferenciais

Repouso

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Cirúrgica

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

all in one

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

consultórios

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Faça a sua Radiologia Odontológica na região de Águas Claras e Asa Sul

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais