Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
Tratamento de Canal dói - Cuidados para o pós-operatório

Tratamento de canal dói? Veja os cuidados para o pós-operatório

É muito comum que pacientes se angustiem em relação a alguns procedimentos odontológicos. Você já se perguntou se o tratamento de canal dói? Por envolver a correção de lesões severas causadas na polpa dentárias – onde ficam os nervos e os vasos que irrigam o dente – essa técnica costuma causar receio nos pacientes.  

Neste artigo você irá descobrir de uma vez por todas: 

  • o que é esse tratamento;
  • se ele realmente pode ser dolorido;
  • quais os cuidados necessários após o procedimento;
  • o que pode acontecer caso os cuidados não sejam seguidos;
  • e onde buscar atendimento para essa especialidade em Brasília. 

Continue a leitura!

  Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

O que é e como funciona o tratamento de canal?

O tratamento de canal, também chamado de tratamento endodôntico, é um procedimento odontológico que ajuda a corrigir lesões em um tecido encontrado na parte interna  dos dentes que podem surgir como resultado de cáries dentárias profundas, traumas ou infecções. 

Na técnica, o dentista responsável faz a remoção da polpa dentária. A seguir ele veda o espaço, no caso a raiz do dente e toda a região que continha a polpa, devolvendo a estrutura e as condições ideais para o seu pleno funcionamento. 

Por que fazer o tratamento de canal?

Esse é um procedimento importante para preservar a saúde bucal e evitar complicações mais graves. Aqui estão algumas razões pelas quais é interessante realizar o tratamento de canal:

  • ajuda a aliviar a dor, restaurando o conforto do paciente;
  • preservação do dente natural, evitando que seja necessário extraí-lo o que pode acabar gerando outros problemas; 
  • prevenção de infecções em outros dentes e outras complicações como abscessos dentários, formação de cistos ou danos ao osso circundante. 
  • melhora na qualidade de vida, pois a técnica devolve a função normal do dente, permitindo uma mastigação adequada, fala clara e um sorriso saudável.

Afinal, o tratamento de canal dói?

Se você quer saber se o tratamento de canal dói, pode ficar tranquilo. O procedimento costuma ser indolor em função da anestesia aplicada no local. No pós-operatório, no entanto, é normal que o paciente sinta mais sensibilidade no dente em questão, especialmente quando o efeito da anestesia passa. 

Isso porque se trata de uma técnica que atua diretamente na parte mais sensível da dentição — os nervos — e impacta em uma inflamação momentânea da região, que pode ser mais intensa para algumas pessoas. 

O que vale ressaltar, porém, é que quem é submetido a essa técnica já lida ou irá lidar futuramente com dores que só tendem a aumentar, caso o problema não seja resolvido. Após a cirurgia, o profissional responsável prescreverá analgésicos e anti-inflamatórios, a fim de aliviar qualquer desconforto. 

No entanto, caso a dor se faça presente, recomenda-se retornar para uma consulta no dentista a fim de checar a recuperação e obter auxílio com a prescrição de novos medicamentos, se necessário. 

Que cuidados devo ter após o tratamento de canal?

Após o tratamento de canal, é fundamental adotar cuidados específicos para promover uma recuperação adequada. Que tal conferir algumas dicas para garantir o sucesso do tratamento e evitar desconfortos? 

Acompanhe:

1 – Evite alimentos duros e quentes

Como o pós-operatório do tratamento de canal pode ter algum desconforto, é importantíssimo que o paciente evite comer alimentos duros ou aplique muita força na mastigação com o dente que foi restaurado. Caso isso ocorra, é possível que o material aplicado na restauração seja fraturado e perdido.

Também é interessante optar por pratos mais frios ao invés dos quentes, pois eles ajudam você a ter um pós-operatório mais tranquilo. Aposte em refeições como sopas frias, iogurtes e sorvetes.

2 – Pacientes com bruxismo devem seguir com um tratamento paralelo

Pacientes com bruxismo, que possuem o hábito de ranger ou apertar os dentes, seja no período do dia ou durante o sono, precisam ter cuidados especiais após o tratamento de canal. Isso porque esse costume pode prejudicar ou inviabilizar os resultados do procedimento. 

Nesses casos, é indispensável avisar ao dentista responsável pelo seu caso e fazer um acompanhamento específico para preservar toda a sua saúde bucal.

3 – Mantenha uma higiene bucal adequada

Para garantir o sucesso do procedimento, é preciso seguir com rigor a escovação e o uso de fio dental após cada refeição. Porém, nos primeiros dias após a realização da cirurgia, recomenda-se realizar esta limpeza de forma suave. 

Isso vai ajudar, também, a evitar que bactérias causem novas infecções. Use uma escova de cerdas macias e passe o fio dental no dente tratado delicadamente até que o dentista indique que é seguro fazê-lo normalmente.

4 – Retorno ao dentista

Após o tratamento de canal, é importante seguir o cronograma de acompanhamento recomendado pelo dentista responsável. Essas visitas permitem que o profissional avalie a recuperação do dente tratado e faça os ajustes, se necessário.

O que pode acontecer se os cuidados não forem seguidos?

Toda e qualquer cirurgia requer cuidados essenciais para o sucesso do tratamento. Caso eles não sejam seguidos, podem ocorrer complicações e efeitos indesejáveis como: 

  • dor intensa e prolongada;
  • inchaço na região submetida ao procedimento;
  • infecção persistente;
  • fratura da coroa e/ou da raiz do dente; 
  • retratamento ou perda do dente;

Por isso, para garantir o sucesso do tratamento de canal, lembre-se de seguir à risca as indicações do seu dentista de confiança.

Onde fazer tratamento de canal em Brasília? 

Acha que precisa fazer um tratamento de canal e mora em Brasília? Então, agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho!

Com consultórios na Asa Sul, Águas Claras e em breve, na Asa Norte, contamos com profissionais especializados e oferecemos um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames necessários. Veja no mapa abaixo onde nos encontrar: 

O melhor é que todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você precise se deslocar pela cidade. Ótimo, não é mesmo? Então não perca tempo, clique no link abaixo e marque agora sua avaliação:

 

AGENDAR CONSULTA!

 

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Cirurgia

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
mitos e verdades sobre implante dentário

Conheça os mitos e verdades sobre implante dentário

Saber quais são os mitos e verdades sobre implante dentário é importante para que você conheça a fundo esse tratamento.…

Leia mais
O Que É Bruxismo? Entenda as Causas, Sintomas e Tratamentos

O Que É Bruxismo? Entenda as Causas, Sintomas e Tratamentos

Você já acordou com a sensação de tensão na mandíbula ou com dor de cabeça que parece inexplicável? Se a…

Leia mais
Disfunção da Articulação Temporomandibular o que é e como tratar

Disfunção da Articulação Temporomandibular: saiba o que é

Estalos na mandíbula, dores de cabeça frequentes e dificuldades para abrir e fechar a boca.  Quem convive com a Disfunção…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign