Tratamento de canal dói? Nós já abordamos, em outro post, o que é o tratamento de canal, quando esse procedimento é indicado e qual a sua importância para saúde bucal do paciente. Trata-se de um procedimento para corrigir lesões severas causadas na polpa dentária (onde ficam os nervos e os vasos que irrigam o dente) do paciente resultado da ação de cáries, traumatismos etc.
No tratamento de canal, o dentista retira a polpa dentária e veda o espaço que ficou após a limpeza, no caso a raiz do dente, devolvendo a estrutura e as condições ideais para o seu pleno funcionamento. Mas, afinal, o pós-operatório causa dor? Acompanhe!
Tratamento de canal dói?
O procedimento de tratamento de canal, em si, é indolor, em função da anestesia aplicada no local. No pós-operatório, no entanto, é normal que o paciente sinta mais sensibilidade no dente em questão, especialmente quando o efeito da anestesia passa. Isso porque se trata de um procedimento que lida diretamente com a parte mais sensível dos dentes — os nervos — e que impacta em uma inflamação momentânea da região, que pode ser mais intensa para alguns pacientes.
O que vale ressaltar, porém, é que pacientes submetidos a este tratamento já lidam ou irão lidar futuramente com dores e desconfortos que só tendem a aumentar, caso o problema não seja resolvido.
Em contrapartida, após a cirurgia de tratamento de canal, o seu cirurgião-dentista pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios, a fim de aliviar qualquer desconforto que seja manifestado pelo paciente.
Seguindo, também, com alguns cuidados que apontaremos a seguir, espera-se que o paciente não lide com dores consistentes. Caso a dor se faça presente, recomenda-se retornar ao seu cirurgião-dentista para checar a recuperação daquele canal e obter auxílio com a prescrição de novos medicamentos ou de outras ações para agregar ao tratamento.
Que cuidados devo ter após o tratamento de canal?
O paciente que passa pelo tratamento de canal precisa seguir à risca cuidados básicos no pós-operatório para, não só garantir o sucesso do tratamento, como evitar o desconforto de dor.
Acompanhe-os a seguir.
1 – Evite alimentos duros
É importantíssimo que o paciente evite comer alimentos duros ou aplique muita força na mastigação com o dente que foi restaurado pelo tratamento de canal. De modo contrário, é possível que o dente restaurado seja fraturado e o material perdido.
2 – Pacientes com bruxismo devem seguir com um tratamento paralelo
Pacientes com bruxismo possuem o hábito de ranger os dentes, seja no período do dia ou durante o sono; o que pode prejudicar ou inviabilizar o resultado do tratamento de canal. Nesses casos, é indispensável que o paciente aponte seu problema ao odontólogo e siga com o tratamento específico de bruxismo, a fim de preservar toda a sua saúde bucal.
3 – Mantenha uma higiene bucal adequada
A fim de prevenir, inclusive, o desenvolvimento de cáries (causa mais comum para a necessidade de tratamento de canal), é preciso seguir com rigor a escovação e o uso de fio dental após cada refeição.
Após os primeiros dias do procedimento, no entanto, recomenda-se realizar esta limpeza de forma suave. Isso vai ajudar, também, a evitar que bactérias causem novas infecções.
4 – Retorno ao dentista
Como já mencionado, o seu dentista pode prescrever analgésicos e anti-inflamatórios. Siga à risca a medicação e, assim que surgirem problemas, incômodos e dores fora do normal, consulte o seu dentista para que ele possa acompanhar a evolução do tratamento e se há outros problemas clínicos que devem ser tratados.
O que pode acontecer se os cuidados não forem seguidos?
Toda e qualquer cirurgia requer cuidados essenciais para o sucesso do tratamento. No caso do tratamento de canal, reações como inchaço e dor podem aparecer na região em que foi submetida ao procedimento, caso o paciente não cumpra com as orientações do seu cirurgião.
Marque sua consulta!
Acha que precisa fazer um tratamento de canal? Então, agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada no Distrito Federal, em Águas Claras e Brasília e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.
Leia também:
Tratamento de Canal pode dar errado? Quais as chances de sucesso do tratamento?