Facebook Pixel
Agende sua consulta com os melhores dentistas de Brasília-DFAgende sua consulta Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389 ou pelo telefone (61)3246-8837

Contato (61) 3246-8837

99305-9389  
Confira o horário de atendimento da nossa clínica odontológica em Águas Claras

Segunda à Sexta 8h às 22h

Sábados 08h às 14h

Ianara Pinho
como usar fio dental corretamente

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes extremamente importante no processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Há até quem não saiba como usá-lo da forma correta.

Por esse motivo, escrevi este artigo para listar o passo a passo de como usar fio dental corretamente.

Antes de tudo, vamos ao fator principal: o uso do fio dental precisa estar no nosso cotidiano, porque ele ajuda na limpeza dos dentes em locais em que a escova não consegue chegar.

Ele elimina restos de alimentos que ficam entre os dentes e que, se não forem retirados, promovem a formação de placa bacteriana (biofilme) causando doenças como, lesões de cárie, gengivite e periodontite.

O mercado tem à disposição uma série de tipos de fio dental, alguns com gosto, com cera e sem cera, em fio ou em fita. Independentemente do tipo de fio dental que você for escolher, o importante é saber usá-lo da maneira correta.

Quer saber como usar fio dental corretamente? Segue abaixo o passo a passo de como usar fio dental corretamente:

Agende uma avaliação na Ianara Pinho odontologia, dentistas em Brasília, Aguas Claras, Asa Sul, DF

Vamos ao passo a passo de como usar fio dental corretamente?

  1. Muita gente usa os dedos indicadores para enrolar o pedaço do fio, mas o mais recomendado é que você utilize os dedos médios. O indicador vai ajudar a pressionar o fio e encaixá-lo entre um dente e outro;
  2. Em seguida, com o fio já enrolado nos dedos, deslize o fio suavemente sem forçá-lo para baixo. Fazer o processo de limpeza com muita força pode machucar a sua gengiva e até lacerar causando sangramento;
  3. Faça movimentos de vai e vem de um lado para outro, contornando os dentes. Assim você vai conseguir retirar não só os restos alimentares, mas também a placa bacteriana;
  4. Use sempre a parte nova e limpa do fio, descartando a parte do fio já usada. Se você repetir o mesmo local do fio, provavelmente você levará sujeira de um dente a outro.
  5. Além disso, se fio dental pelo menos uma vez o dia ou em todas as ocasiões em que você for fazer a sua higiene bucal. Há quem passe o fio dental apenas quando há algum alimento incomodando entre os dentes, o que é um erro grave.

No entanto, não basta só pegar um fio curto e passar rápido por todos os dentes.

É importante ressaltar que essa etapa é muito importante e merece todo um cuidado especial. “O fio nunca deve passar sujo por entre os dentes. Para cada pedaço, um lugar diferente a ser passado” diz a dentista.

Ele deve encaixar no dente, entrar na gengiva, e sair em movimento de “polimento” (como de um sapato), jogando toda a massinha branca pra fora, desorganizando a placa. “Não economize fio, não limpe com sujeira, corte em vários pedaços longos e faça uma boa higiene”.

Por isso, acompanhe o vídeo e veja como usar o fio dental corretamente:

Passe o fio dental na linha da gengiva

A gengiva é o tecido da mucosa bucal que envolve os dentes e ajuda a sustentá-los. Para que essa camada rosada se mantenha saudável, é essencial, além da escovação, passar o fio dental por dentro da linha gengival.

Você tem esse hábito?

Por uma boa razão, a odontologista Thalita Costa garante que essa atitude é importante para evitar o acúmulo de bactérias na região.

Consequentemente, doenças inflamatórias como a gengivite e periodontite.

Por que devemos passar o fio dental na gengiva?

Você até pode achar o fio dental uma etapa chatinha e demorada da higiene bucal. “Ela exige muito malabarismo com as mãos e minutos com boca aberta”, afirma Thalita.

Mas esse trabalho árduo vale a pena e traz um monte de benefícios à sua saúde oral.

De fato, a boca é formada por milhares de microrganismos. “Quando comemos e bebemos qualquer coisa, essas bactérias em número harmônico, crescem em quantidade e malignidade tornando-se agressivas aos dentes e gengivas, isso se não forem removidas através da escova dental macia e fio dental”.

A profissional explica que placa bacteriana, conhecida também como biofilme, é ácida e provoca cáries por desmineralização, gengivite e periodontite. “Quando não removemos essa placa e onde a escova não alcança, que seria dentro da gengiva e entre os dentes, essa placa se torna cada vez maior e mais agressiva”.

Caso o fio dental não remova essa placa, a perda óssea é progressiva, podendo gerar mobilidade dentária e até a perda do elemento dental por falta de suporte ósseo.

É normal a gengiva sangrar com o fio dental?

Segundo a odontologista, o sangramento é um sinal comum da inflamação, pois está havendo maior atividade imunológica ao redor da placa agressiva.

Por exemplo, muitos pacientes param de passar o fio dental, porque associam o sangue à trauma, mas não é bem por aí. “Só há sangramento porque os vasinhos da gengiva aumentaram de tamanho para permitir maior penetração de células de defesa naquele local para conter os ataques bacterianos”, explica.

Assim que você remover essa película com a escova e o fio dental, a mucosa se recupera, para de sangrar, volta ao tamanho normal e à coloração natural.

Marque sua consulta!

Por isso, agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras-DF, na Asa Sul-DF e (em breve) na Asa Norte também, e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Nós fazemos todos os procedimentos na clínica, eliminando a necessidade de você realizá-los em outros espaços.

AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!

Agende sua consulta com a Ianara Pinho, onde estão os melhores dentistas de Brasília.

Além disso, veja no mapa onde estão localizadas nossas duas unidades:

Imagem da Dra. Ianara Mesquita de Pinho Prado - RT – 8721 CRO/DF / EPAO – DF 2534

Por:

Ianara Pinho em Saúde

Sobre a Ianara Pinho

Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).

Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.

A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 2 unidades, uma na Asa Sul e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!

São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.

Instagram Ianara Pinho Odontologia Facebook Ianara Pinho Odontologia YouTube Ianara Pinho Odontologia Linkedin Ianara Pinho Odontologia
Clareamento Dental Caseiro É Seguro? Saiba Os Riscos

Clareamento Dental Caseiro É Seguro? Saiba Os Riscos

Ter os dentes brancos e bonitos é o objetivo de muitas pessoas. Infelizmente, por conta dos hábitos de alimentação, o…

Leia mais
Aparelhos para idosos: não existe idade para cuidar da saúde bucal

Aparelhos para idosos: não existe idade para cuidar da saúde bucal

Durante muito tempo foi preservada a ideia de que o tratamento ortodôntico era destinado somente para crianças e adolescentes. No…

Leia mais
Tratamento de Canal DF

Tratamento de Canal DF – Mitos e Verdades Sobre Esse Procedimento

O tratamento de canal no DF (Distrito Federal) pode ser feito na clínica Ianara Pinho Odontologia com os melhores e…

Leia mais

Estamos online no whatsapp!

Horários, agendamentos, dúvidas e etc. Nossa equipe está pronta para te atender. Agende sua consulta!

Hidden
utm_source
Hidden
utm_medium
Hidden
utm_campaign
Agende sua consulta pelo Whatsapp da Clínica Ianara Pinho Odontologia: (61)99305-9389