A periodontite normalmente é uma complicação da gengivite – o tipo de inflamação mais comum da gengiva. O quadro é sério, pois, caso não tratado, pode causar a perda dos dentes.  

Se você ainda não sabe o que é periodontite, suas causas, sintomas e tratamento, neste artigo vamos explicar os principais detalhes para você ficar de olho na sua saúde bucal e evitar esse tipo de inflamação. Acompanhe. 

O que é periodontite?

Ao contrário do termo “periodontite”, talvez você já esteja familiarizado com o nome “gengivite”. A periodontite nada mais é do que um segundo estágio da gengivite. Muito mais grave, nesse caso. 

A inflamação, que começa como um quadro de gengivite, é causada pelo acúmulo de bactérias pela má higienização bucal. Essas bactérias formam placas chamadas de biofilme, normalmente na área de encontro entre dente e gengiva. Quando esse biofilme bacteriano se mineraliza, tornando sua remoção ainda mais difícil, passa a ser chamado de cálculo dentário ou tártaro.

Essas placas de bactérias (biofilme) se aderem aos dentes e metabolizam os açúcares dos alimentos que ficam em nossa boca. Ao metabolizar o açúcar, tais bactérias produzem ácidos e toxinas capazes de desmineralizar os dentes (causando cáries) e irritar a gengiva, iniciando o processo de inflamação. 

Quando a gengivite não é tratada, essa inflamação evolui e atinge o periodonto — conjunto de ligamentos e tecidos envolvidos na fixação do dente ao osso. A gengivite passa, então, a ser classificada como periodontite. 

Sintomas

Nem sempre os sintomas da periodontite apresentam dor, por isso é importante se atentar a todos os sintomas. Os mais comuns são: 

  • Gengiva que sangra facilmente durante a higienização com escova de dente ou fio dental;
  • Inchaço, vermelhidão ou dor na gengiva;
  • Gengiva retraída;
  • Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
  • Dente amolecido;
  • Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
  • Dores agudas ao mastigar os alimentos;
  • Dentes excessivamente sensíveis a temperaturas frias ou quentes.

O sangramento na gengiva durante a escovação ou a higienização com fio dental é um dos primeiros sinais de uma inflamação da gengiva. Ao perceber esses sinais, procure um dentista. 

 

Clique aqui para marcar uma consulta

 

Prevenção

Como a causa da periodontite é o acúmulo de biofilme entre os dentes e gengiva, a prevenção é feita com boas práticas de higienização. Escovar os dentes diariamente após cada refeição e utilizar o fio dental é suficiente para prevenir uma infecção da gengiva. 

Diagnóstico

O diagnóstico da periodontite é clínico e radiográfico, portanto, é feito pelo odontólogo em consulta. Nela o profissional responsável irá analisar os sintomas e a gengiva do paciente para determinar se há uma infecção do periodonto ou não. 

Tratamento da periodontite

O tratamento da periodontite é feito com a remoção do tártaro com o uso de algumas técnicas. Dentre elas, a mais comum é a raspagem, na qual o dentista, com o auxílio de ferramentas odontológicas ou ultrassom, remove o tártaro supra e/ou subgengival.. 

Para a periodontite, a raspagem subgengival (profunda) é mais recomendada. Em casos mais graves de periodontite, pode ser necessário realizar uma cirurgia periodontal, bem como enxerto para preencher as áreas onde o osso foi danificado. Independentemente do caso, somente o odontólogo poderá indicar a melhor forma de contornar a inflamação.

 

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender o que é a periodontite. Lembre-se: a periodontite começa com uma “simples” inflamação da gengiva (gengivite). Portanto, cuide da sua higiene bucal com afinco para não desenvolver algum tipo de inflamação na gengiva. Dessa forma você estará livre da periodontite. 

Na clínica de Odontologia Ianara Pinho temos um corpo especialista em periodontia

Para marcar uma consulta com a gente, basta CLICAR AQUI

 

Leia também

Tratamento para gengivite reduz mau hálito? Confira a explicação de uma profissional

O que é a retração da gengiva e como tratar?

Genética e Doença Periodontal: existe relação?

Gengiva inflamada: principais sintomas, tratamento e como resolver

Tratamentos para Periodontite: entenda quando raspagem ou cirurgia são indicados

Mobilidade Dental é preocupante? Saiba o que pode estar por trás do problema


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais