Para saber se existe alguma relação entre genética e doença periodontal, precisamos primeiro entender o que é esta doença. 

Continue a leitura deste artigo e acabe com as suas dúvidas!

Há relação entre genética e Doença Periodontal?

A doença periodontal, ou simplesmente periodontite, é uma doença que acomete os tecidos que protegem e sustentam os dentes do paciente. Seu principal agente etiológico é a placa bacteriana e o acúmulo de tártaro que causam inflamação e infecção nos tecidos de suporte e proteção do dente.

Com isso, já descartaríamos a hipótese de que existe alguma relação entre genética e doença periodontal. Afinal, a periodontite é uma inflamação severa causada pelo acúmulo de micro-organismos na superfície dentária e nos tecidos que circundam os dentes. Assim, a causa mais comum da manifestação de doenças infecciosas na boca, como a gengivite e a periodontite, é a deficiência na higiene bucal.

Acompanhe o vídeo que eu gravei sobre gengivite e periodontite.

Embora não seja causado por fatores genéticos, estudos já identificaram genes que deixam o indivíduo mais suscetível a doenças crônicas e infecciosas. Dentre essas doenças está a periodontite. Dessa forma, não é certo dizer que a periodontite é causada apenas por predisposição hereditária, mas algum fator genético pode facilitar que o problema apareça e se agrave.

Dessa forma, é a má higiene bucal que provoca o acúmulo da placa bacteriana, inflamando e comprometendo assim, a gengiva e os tecidos circunvizinhos dos dentes do paciente. Por isso, fazer uma boa higiene bucal é o melhor tratamento preventivo para a doença periodontal. Desse modo,, não deixe de escovar bem os dentes, usar fio dental e fazer o uso de um bom enxaguante bucal.

Ainda que a origem da doença não seja o fator genético, é preciso que casos específicos sejam observados com mais cuidado. Daí a importância de ser acompanhado por um cirurgião dentista para que ele identifique o problema e trate-o o mais precocemente possível.

Lembre-se disto: a periodontite é uma doença grave. A ação da placa bacteriana compromete a estrutura da gengiva e a sua evolução pode causar a perda dos dentes. Alterações hormonais, doenças sistêmicas (diabetes, por exemplo), dietas muito restritivas, infecções virais, alguns medicamentos e próteses mal adaptadas também podem estar ligados ao aparecimento da doença periodontal. 

Portanto, fique atento a sinais como mau hálito, inflamação na gengiva, sangramento ao escovar, gengiva inchada, dores na gengiva e nos dentes, secreções, dentes amolecidos… São os principais sintomas que indicam que você pode estar com gengivite e/ou periodontite. Assim que os primeiros sinais aparecerem, procure imediatamente um dentista para que ele possa investigar melhor o seu caso. Além disso, não se esqueça, consultas periódicas ao dentista são fundamentais para manter uma boa saúde bucal. 

Marque sua consulta!

Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras e Brasília- DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.

AGENDAR CONSULTA!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais