Para saber se existe alguma relação entre genética e doença periodontal, precisamos primeiro entender o que é esta doença.
Continue a leitura deste artigo e acabe com as suas dúvidas!
A doença periodontal, ou simplesmente periodontite, é uma doença que acomete os tecidos que protegem e sustentam os dentes do paciente. Seu principal agente etiológico é a placa bacteriana e o acúmulo de tártaro que causam inflamação e infecção nos tecidos de suporte e proteção do dente.
Com isso, já descartaríamos a hipótese de que existe alguma relação entre genética e doença periodontal. Afinal, a periodontite é uma inflamação severa causada pelo acúmulo de micro-organismos na superfície dentária e nos tecidos que circundam os dentes. Assim, a causa mais comum da manifestação de doenças infecciosas na boca, como a gengivite e a periodontite, é a deficiência na higiene bucal.
Acompanhe o vídeo que eu gravei sobre gengivite e periodontite.
Embora não seja causado por fatores genéticos, estudos já identificaram genes que deixam o indivíduo mais suscetível a doenças crônicas e infecciosas. Dentre essas doenças está a periodontite. Dessa forma, não é certo dizer que a periodontite é causada apenas por predisposição hereditária, mas algum fator genético pode facilitar que o problema apareça e se agrave.
Dessa forma, é a má higiene bucal que provoca o acúmulo da placa bacteriana, inflamando e comprometendo assim, a gengiva e os tecidos circunvizinhos dos dentes do paciente. Por isso, fazer uma boa higiene bucal é o melhor tratamento preventivo para a doença periodontal. Desse modo,, não deixe de escovar bem os dentes, usar fio dental e fazer o uso de um bom enxaguante bucal.
Ainda que a origem da doença não seja o fator genético, é preciso que casos específicos sejam observados com mais cuidado. Daí a importância de ser acompanhado por um cirurgião dentista para que ele identifique o problema e trate-o o mais precocemente possível.
Lembre-se disto: a periodontite é uma doença grave. A ação da placa bacteriana compromete a estrutura da gengiva e a sua evolução pode causar a perda dos dentes. Alterações hormonais, doenças sistêmicas (diabetes, por exemplo), dietas muito restritivas, infecções virais, alguns medicamentos e próteses mal adaptadas também podem estar ligados ao aparecimento da doença periodontal.
Portanto, fique atento a sinais como mau hálito, inflamação na gengiva, sangramento ao escovar, gengiva inchada, dores na gengiva e nos dentes, secreções, dentes amolecidos… São os principais sintomas que indicam que você pode estar com gengivite e/ou periodontite. Assim que os primeiros sinais aparecerem, procure imediatamente um dentista para que ele possa investigar melhor o seu caso. Além disso, não se esqueça, consultas periódicas ao dentista são fundamentais para manter uma boa saúde bucal.
Agende agora mesmo uma consulta na Clínica Ianara Pinho. A clínica fica localizada em Águas Claras e Brasília- DF e conta com um centro de radiologia integrada atendendo a praticamente todos os tipos de exames e tratamentos. Todos os procedimentos são feitos na clínica, sem a necessidade que você os faça em outros espaços.
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Por:
Ianara Pinho em Clínica
Todo mundo conhece bem as vantagens do pós do clareamento dental: dentes brancos, brilhantes e um ganho considerável na autoestima.…
A ortodontia é uma das especialidades odontológicas mais buscadas entre os pacientes. Isso porque o tratamento tem como objetivo fazer…
Em tempos de pandemia, mais do que nunca, estar atento às medidas de biossegurança é essencial na hora de escolher…