O que acha de alinhar seus dentes e corrigir imperfeições para ter um sorriso perfeito? Isso é feito com tratamentos da Ortodontia, mas antes de você procurar uma clínica, recomendamos que leia este artigo. Afinal, vamos explicar para você as principais características e funções do aparelho ortodôntico.
Esse dispositivo é um instrumento importante nos consultórios odontológicos. Mas hoje existem opções modernas que trazem alternativas interessantes para quem precisa alinhar seus dentes, porém, de uma forma mais discreta e confortável.
Adultos e crianças se beneficiam com esse tipo de tratamento e as vantagens que ele oferece são muitas. Além de recuperar a estética do sorriso, os aparelhos equilibram a saúde bucal e oferecem uma melhor qualidade de vida.
Por isso, continue lendo e entenda melhor as opções que existem e a importância da ortodontia para pessoas de todas as idades!
O uso de aparelho ortodôntico não é uma medida supérflua. Afinal, os desalinhamentos dentários e os problemas de mordida afetam muito mais do que a estética de uma pessoa. Essas condições também trazem prejuízos para a saúde bucal e abalam toda a estrutura da face.
Com o passar do tempo, ocorrem desgastes na dentição e nos ossos, que causam diversas complicações. Entre elas:
A má oclusão também prejudica a mastigação e pode provocar problemas à saúde. E quando o quadro é ainda mais expressivo, o paciente pode ter dificuldades na fala, em função de não conseguir articular certos fonemas por causa da posição das arcadas dentárias.
Além disso, aqueles que perderam um ou mais dentes podem precisar do aparelho ortodôntico. Isso acontece porque a dentição tende a desalinhar com o tempo em direção a esses espaços vazios, trazendo impactos estéticos e funcionais negativos.
Sendo assim, o aparelho ortodôntico é de extrema importância quando há imperfeições que afetam a funcionalidade e a simetria das arcadas. Ao utilizá-lo durante algum tempo, são realizadas mudanças expressivas na cavidade bucal de uma pessoa.
O resultado do uso desses aparelhos, além de equilibrar a estrutura facial e suas funcionalidades, é excelente para a autoestima de qualquer um. Afinal, ter dentes tortos ou imperfeitos impacta a imagem e o modo como a pessoa se vê, deixando-a insatisfeita com sua aparência.
Embora falemos sobre desalinhamentos dentários e problemas de mordida de uma forma generalizada, é fato que cada paciente apresenta uma necessidade. Por isso, a abordagem do ortodontista é diferente dependendo do caso.
Para que o profissional consiga promover bons resultados estéticos e funcionais, foram desenvolvidos dispositivos para realizar as movimentações dentárias de maneira específica. Dessa forma, é importante pesquisar muito sobre aparelho ortodôntico, a fim de conhecer as opções de tratamento que existem.
Afinal, há aparelhos convencionais estéticos — que são mais discretos — e, recentemente, os alinhadores invisíveis, que se popularizaram.
Tudo isso veio revolucionar a Ortodontia e oferecer aos pacientes tratamentos mais confortáveis e com valorização estética.
Veja a seguir um pouco mais sobre cada uma dessas opções, para que assim seja possível conversar com o seu dentista e encontrar a melhor alternativa para você.
Os aparelhos fixos são indicados para movimentar os dentes em casos mais complexos. Para isso, o dentista coloca um bráquete em cada dente do paciente e faz a ligação entre eles por meio de um arco metálico.
Esses dispositivos não podem ser retirados da boca e a sua versão tradicional e mais conhecida é aquela em metal.
Apesar de impactar a estética do sorriso, o aparelho fixo é muito importante para realizar mudanças significativas na dentição. Esse geralmente é o primeiro passo de um tratamento mais longo.
Esse tipo de dispositivo é semelhante ao anterior, pois também é composto por bráquetes e não pode ser retirado da boca. Porém, o seu diferencial é o material com o qual ele é confeccionado. Nesse caso, o aparelho ortodôntico não é metálico.
Seus componentes são fabricados com materiais cuja tonalidade é similar à do esmalte dentário. Há aqueles cujas peças são transparentes, assim, ficam muito discretos na boca e não afetam a aparência do paciente durante o tratamento.
Da mesma forma como o convencional, esses aparelhos realizam mudanças expressivas na dentição e mordida, sendo ideais para casos complexos, mas a pessoa não tem o inconveniente de seu sorriso ficar marcado pelo tom metálico.
Assista o vídeo abaixo para conhecer mais sobre os tipos de aparelhos fixos:
O aparelho autoligado também apresenta bráquetes e o arco ortodôntico (“fio” que passa entre os bráquetes), no entanto não é necessário utilizar borrachinhas. Isso porque o bráquete tem uma passagem para ele, interligando cada parte do dispositivo.
Além disso, outra diferença do aparelho autoligado e os outros modelos é que ele facilita a escovação, sendo mais confortável para o paciente e fortalecendo a higienização bucal.
Os aparelhos removíveis, como o próprio nome diz, podem ser retirados e colocados na boca pelo próprio paciente. São fabricados em metal e/ou acrílico e são indicados em dois momentos diferentes com objetivos distintos.
Uma das suas indicações é para guiar o nascimento dos dentes permanentes quando a criança está passando pela fase da troca.
Se houver tendência para desalinhamentos, esse dispositivo impede que eles sejam muito expressivos e facilita um possível tratamento ortodôntico posterior.
Mas também há os aparelhos de contenção. Nesse caso, eles são utilizados depois de retirar o aparelho ortodôntico fixo, e sua função é impedir que os dentes retornem para sua posição original (recidiva dentária).
Ou seja, esse dispositivo de contenção ortodôntica mantém os resultados alcançados com os aparelhos ortodônticos.
Os alinhadores invisíveis são uma nova opção de aparelho ortodôntico que vem se popularizando cada vez mais devido a sua “transparência”. Sua estrutura é diferente dos dispositivos mais conhecidos, já que ele não tem bráquetes, fios, elásticos ou qualquer outro componente.
Na verdade, esse aparelho ortodôntico transparente tem um formato parecido com o das placas para tratar bruxismo ou as moldeiras de clareamento dental. É feito sob medida e se encaixam com perfeição na arcada dentária. Seu material envolve os dentes, deixando a impressão de que a pessoa não está usando nada.
O dentista confecciona diversos modelos com pequenas diferenças entre si. Assim, a cada 15 dias, em média, o dispositivo é trocado pelo seu sucessor. Então, os dentes são estimulados a se movimentarem e os resultados aparecem aos poucos.
Os alinhadores são um tipo de aparelho móvel, podendo ser retirados da boca pelo paciente na hora de comer ou escovar os dentes. Por isso, oferecem tratamento muito discreto e confortável, já que não acontece atrito com a mucosa da boca e a pessoa nem percebe que está usando. Um dos modelos mais procurados é o Invisalign.
Certamente você já ouviu uma pessoa reclamar de usar aparelho, não é mesmo? Essa reação não é nada incomum, o que faz o uso dele ser um tabu em muitos casos. Para mudar essa situação, há as opções estéticas que citamos anteriormente.
Apesar disso, é sempre importante ressaltar a necessidade de marcar uma consulta com um dentista para que ele ajude a definir qual é o aparelho ortodôntico ideal, sempre utilizando aqueles de boas marcas e que são seguros para a saúde bucal.
Alguns trazem cores diferentes e formatos que, apesar de atrativos, causam desconforto e geram muito atrito. Isso aumenta os riscos de ocorrerem aftas, por exemplo. Sendo assim, o recomendado é sempre pedir o conselho de um profissional experiente.
Ele avaliará o seu caso por meio da análise clínica e exames. Assim, verificará quais são as suas necessidades e os dispositivos que podem promover as mudanças que você precisa. Desse modo, poderá optar por aqueles mais eficazes e que também sejam confortáveis e discretos.
Não se esqueça de que o tratamento varia para cada pessoa, então pode haver algum modelo que não seja mais indicado para você.
Portanto, esclareça suas dúvidas com o profissional para saber tudo sobre o aparelho ortodôntico que você vai usar e cada etapa do tratamento, que costumam ser:
Veja no vídeo abaixo, mais detalhes sobre qual é o melhor aparelho dentário para cada caso:
Uma das principais coisas que os pacientes desejam saber é o tempo de duração necessário. Há pessoas que utilizam o dispositivo por um ano, outras usam por dois, três…. Portanto, depende muito da situação.
Por isso, essa é uma pergunta difícil de ser respondida de uma única maneira, porque cada tratamento tem a sua individualidade e características praticamente únicas, que dependem da complexidade de cada caso.
Há quem precise corrigir pequenos desalinhamentos ou diastemas, que são aqueles espaços entre os dentes. Nesse caso, o tempo é menor porque os problemas não são complexos.
Mas alguns pacientes têm dentes muito desalinhados, apinhados, mordida errada, entre outras condições. Para esses, as etapas podem ser mais demoradas, bem como existe a possibilidade de usar mais de um aparelho, a fim de viabilizar as movimentações.
Por isso, o ideal é que você converse com o ortodontista para que ele diga, em seu caso, qual é a expectativa média de duração do tratamento.
Lembrando que, mesmo assim, trata-se de uma expectativa, afinal, o tempo também varia conforme a resposta do organismo. Ele pode favorecer as movimentações ou se mostrar mais resistente, assim, o tratamento tende a durar mais ou menos do que o esperado.
Você pode fazer a sua parte para que esse tempo seja menor. Basta cumprir as recomendações do profissional e comparecer sem falta às consultas. Se usar um aparelho móvel, permaneça com ele o máximo possível na boca. E tenha cuidado para evitar danos aos dispositivos, pois esses imprevistos geram atrasos.
De toda forma, independentemente do tempo que você precisará usar o aparelho ortodôntico, lembre-se que não será para sempre. E depois de finalizar o tratamento, você terá um sorriso perfeito e alinhado que vai manter a sua saúde bucal e valorizar a sua aparência, elevando sua autoestima.
Antigamente, era muito comum pacientes fugirem do tratamento ortodôntico, principalmente por causa do impacto estético que os dispositivos causavam. No entanto, essa realidade agora é outra justamente porque existem opções de aparelho que não prejudicam a aparência.
A Ortodontia evoluiu muito e os seus tratamentos agora contribuem para elevar ainda mais a autoestima, mesmo durante o tratamento. Afinal, é possível usar os dispositivos estéticos ou invisíveis e corrigir os dentes sem que as demais pessoas percebam que você está usando.
Depois de retirá-lo, a satisfação é ainda maior. Os dentes estarão alinhados, simétricos e harmônicos, compondo um sorriso bonito e com aspecto saudável. Um cartão de visitas agradável, que faz a pessoa ficar satisfeita com sua imagem.
Por isso, além de saber tudo sobre aparelho ortodôntico, é importante ter em mente que ele recupera a saúde bucal e eleva a confiança.
O tempo de tratamento é gratificante e, contando com um bom profissional, você terá opções eficazes e discretas, assim, alinhará seus dentes com segurança e estará com o sorriso que tanto sonhou!
Para que o tratamento com o aparelho seja eficaz, o paciente precisa ter alguns cuidados específicos. Afinal, de nada adianta colocar o dispositivo e não se atentar para as recomendações de higienização e manutenção.
Veja, a seguir, algumas orientações importantes:
Realizar periodicamente a manutenção dos aparelhos ortodônticos é imprescindível, pois é uma etapa de ajuste do arco entre os bráquetes e troca das borrachinhas. A frequência depende de cada caso.
Popularmente, esse procedimento é conhecido como “apertar o aparelho”. Afinal, é o momento em que o dentista vai ajustando a força aplicada no fio para que o dispositivo continue a movimentação dos dentes para o alinhamento.
O uso de alguns tipos de aparelhos, principalmente o fixo, pode gerar o acúmulo de placa bacteriana. Portanto, manter uma boa higiene é fundamental para prevenir esse tipo de problema e evitar a proliferação de microorganismos que propiciam doenças bucais.
Sendo assim, faça diariamente a escovação necessária e utilize fio dental! Inclusive, se você tem dificuldades para passar o fio, assista o vídeo abaixo para ver uma demonstração na prática da forma correta de utilizá-lo!
Leia também nosso artigo com mais dicas de como cuidar do aparelho dentário!
Se você está suspeitando de que precisa utilizar aparelho dental, mas não sabe onde procurar o atendimento, saiba que existe um local de confiança que vai te auxiliar na busca pela saúde bucal e o sorriso perfeito!
Na Clínica Ianara Pinho, contamos com um consultório dentista na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra clínica odontológica em Águas Claras, Brasília. Oferecemos diversos procedimentos dentários para tratar problemas de diferentes níveis de complexidade e também questões estéticas.
Disponibilizamos espaços totalmente equipados com o que há de mais moderno no mercado. Veja no mapa abaixo mais informações sobre a clínica e agende uma consulta!
Endereço: R. 7 Norte, 7 – Loja 21 – Águas Claras, Brasília – DF, 71908-180
Telefone: (61) 3543-7723
Endereço: SGAS II SGAS 616 BL B Loja 05 – Asa Sul, Brasília – DF, 70200-760
Telefone: (61) 3547-9053
Endereço: Shln Setor SHLN Bloco G Lote 09 Loja 07 – Asa Norte, Brasília – DF, 70770-560
Telefone: (61) 3526-4989
Aqui na Ianara Pinho somos especialistas em tratamentos odontológicos e estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!
Por:
Ianara Pinho em Ortodontia
Sobre a Ianara Pinho
Ianara Pinho é graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e é pós-graduada em Odontopediatra, Radiologia e Imaginologia odontológica e também tem Habilitação em analgesia Inalatória (Sedação com Óxido Nitroso).
Em 2010, fundou a clínica odontológica que leva o seu nome: Ianara Pinho Odontologia.
A clínica hoje conta com mais de 45 dentistas e 3 unidades, uma na Asa Sul, uma na Asa Norte e outra em Águas Claras, sendo o objetivo final, transformar vidas por meio do sorriso, ou seja, produzir histórias marcantes!
São mais de 35 mil sorrisos transformados ao longo de todos esses anos.
Já se pegou com vergonha do seu sorriso por conta de dentes amarelados com aparelho? A mudança na pigmentação do…
Para quem já teve que procurar uma clínica odontológica, sabe que é importante entender a reputação dos profissionais e conferir…
Sabe aquele momento em que você ingere algum alimento ou bebida muito quente? Certamente você conhece o resultado disso, não…