Algumas pessoas têm uma marca no sorriso — os dentes da frente separados. Trata-se do diastema frontal, uma condição que pode trazer um grande incômodo, atrapalhando o visual e afetando inclusive a autoestima.
O espaço entre os dentes pode ser decorrente de diferentes fatores, mas, a boa notícia é que, a Odontologia oferece tratamentos para esse quadro com ótimos resultados.
Quer conhecer as formas de tratar esse tipo de diastema? Então, acompanhe nosso post, descubra as características dessa condição e também as principais causas!
O diastema frontal é quando os dentes incisivos superiores, aqueles que aparecem ao falar ou sorrir, são separados, como é o caso da cantora Madonna. Enquanto que para muitas celebridades esse espaço na arcada dentária é sinônimo de charme, para outras pessoas isso pode causar um incômodo em relação a estética do sorriso.
O diastema frontal pode ser resultado de uma desproporção entre o tamanho da arcada e dos dentes, o que acarreta nesse espaço a mais. No entanto, é uma condição que pode ser decorrente de outros fatores, entre eles:
Veja algumas formas de tratar o diastema frontal e ficar com o sorriso alinhado.
O aparelho faz a movimentação dentária, garantindo um sorriso harmônico. Atualmente, existem diversas opções de aparelhos, sendo alguns deles bastante discretos, como os dispositivos invisíveis, ideais para quem se preocupa com a imagem.
Nas crianças, por exemplo, a ortodontia vai corrigir a desproporção entre o tamanho dos dentes e da arcada.
Este tipo de tratamento ortodôntico visa posicionar melhor a língua durante a fala, evitando que ela cause pressão entre os dentes. O procedimento pode ser complementado com sessões de fonoaudiologia.
Em situações de espaço causado pela ausência dos dentes, o tratamento com próteses ou implante dentário é o mais indicado para a pessoa voltar a sorrir com segurança. O implante apresenta a mesma funcionalidade, aparência e resistência de um dente natural, assim, traz ganhos para a mastigação, fala e também eleva a autoestima do paciente.
A frenectomia labial é um procedimento cirúrgico, realizado no consultório do dentista e tem como objetivo retirar ou reduzir o tamanho do freio labial superior. É um tratamento indicado para corrigir problemas estéticos e de fala, mas também para evitar complicações periodontais.
Em muitos casos, após a cirurgia é indicado o tratamento ortodôntico para fechar o diastema.
Esta é uma solução rápida para fechar o diastema, porém a resina não apresenta uma alta resistência e deve ser substituída de tempos em tempos.
As lentes são laminados ultrafinos de porcelana bastante resistentes que podem corrigir imperfeições no sorriso, como diastemas leves. O tratamento é rápido e os resultados impressionam pela qualidade estética.
Viu só como existem diferentes tratamentos para o diastema frontal? Essa é uma condição que pode ser corrigida, principalmente em pacientes que se sentem incomodados com esse espaço entre os dentes.
Lembre-se que é sempre bom procurar uma clínica de referência e realizar o procedimento mais adequado para cada situação.
Gostou de acompanhar este conteúdo? Fique por dentro de outros posts sobre saúde e estética bucal: é só seguir as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube!
AGENDE A SUA CONSULTA COM UM ESPECIALISTA!
Por:
Ianara Pinho em Odontologia
Quase todos têm medo dessa doença e sabem o quão perigosa ela é. Na verdade ela é o pesadelo número…
Você sabe quais são os casos em que a extração de dente se faz necessária? Existem algumas situações em que…
Você sabe o que é halitose? Esse fator é aquele mau cheiro que algumas pessoas exalam da boca, conhecido popularmente…