Algumas pessoas têm uma marca no sorriso — os dentes da frente separados. Trata-se do diastema frontal, uma condição que pode trazer um grande incômodo, atrapalhando o visual e afetando inclusive a autoestima.

O espaço entre os dentes pode ser decorrente de diferentes fatores, mas, a boa notícia é que, a Odontologia oferece tratamentos para esse quadro com ótimos resultados.

Quer conhecer as formas de tratar esse tipo de diastema? Então, acompanhe nosso post, descubra as características dessa condição e também as principais causas!

O que é diastema frontal?

O diastema frontal é quando os dentes incisivos superiores, aqueles que aparecem ao falar ou sorrir, são separados, como é o caso da cantora Madonna. Enquanto que para muitas celebridades esse espaço na arcada dentária é sinônimo de charme, para outras pessoas isso pode causar um incômodo em relação a estética do sorriso.

Quais as causas para essa condição?

O diastema frontal pode ser resultado de uma desproporção entre o tamanho da arcada e dos dentes, o que acarreta nesse espaço a mais. No entanto, é uma condição que pode ser decorrente de outros fatores, entre eles:

  • pressão exercida pela língua ao falar, o que cria esse espaço entre os dentes;
  • uso de chupeta, mamadeira ou o hábito de chupar o dedo na infância;
  • quando o dente dessa região não nasceu (agenesia dentária);
  • dentes inclusos, ou seja, que ficam retidos na gengiva nessa região;
  • casos de dentes pequenos;
  • hábito de respirar pela boca;
  • casos de periodontite;
  • problemas no freio labial —membrana que une o lábio à gengiva.

Quais as melhores opções de tratamento para dentes separados?

Veja algumas formas de tratar o diastema frontal e ficar com o sorriso alinhado.

Aparelho ortodôntico

O aparelho faz a movimentação dentária, garantindo um sorriso harmônico. Atualmente, existem diversas opções de aparelhos, sendo alguns deles bastante discretos, como os dispositivos invisíveis, ideais para quem se preocupa com a imagem.

Nas crianças, por exemplo, a ortodontia vai corrigir a desproporção entre o tamanho dos dentes e da arcada.

Procedimento de interposição lingual

Este tipo de tratamento ortodôntico visa posicionar melhor a língua durante a fala, evitando que ela cause pressão entre os dentes. O procedimento pode ser complementado com sessões de fonoaudiologia.

Próteses e implantes dentários

Em situações de espaço causado pela ausência dos dentes, o tratamento com próteses ou implante dentário é o mais indicado para a pessoa voltar a sorrir com segurança. O implante apresenta a mesma funcionalidade, aparência e resistência de um dente natural, assim, traz ganhos para a mastigação, fala e também eleva a autoestima do paciente.

Frenectomia labial

A frenectomia labial é um procedimento cirúrgico, realizado no consultório do dentista e tem como objetivo retirar ou reduzir o tamanho do freio labial superior. É um tratamento indicado para corrigir problemas estéticos e de fala, mas também para evitar complicações periodontais.

Em muitos casos, após a cirurgia é indicado o tratamento ortodôntico para fechar o diastema.

Restaurações em resina

Esta é uma solução rápida para fechar o diastema, porém a resina não apresenta uma alta resistência e deve ser substituída de tempos em tempos.

Lentes de contato dental

As lentes são laminados ultrafinos de porcelana bastante resistentes que podem corrigir imperfeições no sorriso, como diastemas leves. O tratamento é rápido e os resultados impressionam pela qualidade estética.

Viu só como existem diferentes tratamentos para o diastema frontal? Essa é uma condição que pode ser corrigida, principalmente em pacientes que se sentem incomodados com esse espaço entre os dentes.

Lembre-se que é sempre bom procurar uma clínica de referência e realizar o procedimento mais adequado para cada situação.

Gostou de acompanhar este conteúdo? Fique por dentro de outros posts sobre saúde e estética bucal: é só seguir as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube!


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais