O procedimento de lente de contato pode gerar bastante dúvida em pacientes que estão considerando realizá-lo. De fato, a forma de colocação das facetas é cheia de detalhes e, a melhor forma de entender todas as  etapas, é escolher um bom profissional e tirar todas as suas dúvidas. 

Neste artigo, vamos apresentar as etapas da colocação das lentes nos dentes para que você possa tomar a decisão tranquilamente. Confira!

 

Quais as etapas do procedimento de lente de contato

 

De forma geral, a colocação das lentes de contato nos dentes é feita em diversas consultas e etapas. Veja a seguir. 

 

Primeira etapa: consulta e exames

A primeira etapa do procedimento de lente de contato acontece quando o paciente procura o especialista  e o profissional dá início ao processo de avaliação. Exames, moldagem, fotos, tratamento gengival (se necessário) são feitos, assim como a identificação de qual a melhor técnica para correção de cada dente.

 

O tratamento gengival é bem importante nessa etapa, já que as gengivas precisam estar saudáveis para a inserção da lente de contato. Se estiverem inflamadas, por exemplo, elas ficam mais volumosas e as lâminas podem ficar na posição incorreta. Além disso, é importante avaliar a simetria e a altura das gengivas para que o resultado final seja o mais estético possível.

 

Já a avaliação do material indicado para o paciente levará em conta a:

 

  • – lente de contato de resina: feita normalmente sem molde, colocada em geral  apenas uma consulta e precisa ser substituída ou reparada caso danificada;

 

 

  • – lente de contato de porcelana: precisa de uma ou mais consultas para a aplicação, feita a partir de molde e ajustes, e apresenta alta estabilidade de cor, ou seja, dificilmente mancha. Além disso, é muito resistente. 

 

Os exames solicitados pelo profissional podem ser raios X, molde da boca e análise do sorriso. Dessa forma, ele poderá realizar o procedimento de lente de contato mais adequado

 

Segunda etapa: tratamento dos dentes e facetas

 

Após o estudo e o planejamento, o especialista   vai seguir com a profilaxia (limpeza dental profissional ), clareamento, se necessário e definição das lentes.

 

Esta etapa é quando o paciente volta para a segunda consulta com toda a análise do especialista  realizada, assim como o tratamento de gengivas e de outros desequilíbrios na saúde bucal, se necessário. 

 

O procedimento segue então com o clareamento dentário e a apresentação do planejamento, onde são discutidas alterações, expectativa de resultado e os próximos passos. 

 

lente de contato dental

 

Terceira etapa: moldagens e preparos de superfícies

 

Nessa parte, o odontólogo  irá selecionar a cor das porcelanas que serão instaladas  no procedimento de lente de contato, feito em uma consulta diferente.

 

Para verificar o resultado com mais clareza, o profissional poderá utilizar mockups, uma espécie de molde  em resina aplicado sobre os dentes, assim é possível definir altura, largura e detalhes dos novos dentes 

 

Quarta etapa: cimentação definitiva

 

O procedimento de lente de contato segue após, aproximadamente, sete a quinze dias da terceira etapa. É quando as lâminas serão colocadas sobre os dentes para analisar o resultado e, enfim, serem cimentadas. Em seguida, o dentista faz alguns ajustes se necessários, para que a dentição esteja com encaixe perfeito. 

 

O tempo total dessa consulta vai variar de acordo com o equipamento e experiência do profissional, por isso é indicado que o paciente realize a colocação de lentes em um consultório com infraestrutura moderna e equipe preparada, como as clínicas Ianara Pinho.

 

Quinta etapa: revisão e adaptação

 

É aqui que o procedimento de lente de contato pode gerar alguma ansiedade no paciente, pois podem ser necessárias  algumas idas ao consultório para ajustes. 

 

Nessa etapa, o profissional irá verificar a adaptação da gengiva, assim como a mordida do paciente e se houve alguma alteração nas lentes, com a finalidade de garantir resultados funcionais e estéticos, ou seja, se a saúde e a beleza do sorriso estão em perfeito equilíbrio. 

 

Por fim, o paciente é liberado com orientações sobre hábitos, rotinas e quando retornar para uma nova consulta. 

O procedimento de lente de contato não acaba na última consulta

 

É bem importante que o paciente tenha em mente que o procedimento de lente de contato dental não termina com a cimentação. Embora seja resistente, como é o caso da lente de porcelana, é necessário uma boa manutenção.

 

Ao começar com a higienização de rotina, deve ser feita com cremes dentais menos abrasivos para que as lentes não percam o brilho original. Além disso, o uso de fio dental também deve ser bastante cuidadoso.. 

 

Depois de seis meses da colocação, é recomendado que o paciente retorne ao dentista para a manutenção, que vai seguir anualmente com o objetivo de prevenir inflamação das gengivas e também infiltrações, além de verificar a integridade das lentes. 

 

Agora que você já sabe como a colocação das lentes de contato  funciona para deixar seus dentes bonitos, agende uma avaliação nas clínicas Ianara Pinho. Nossa rede está presente em Águas Claras e na Asa Sul, Brasília!  

 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais