A busca pelo sorriso perfeito tem sido cada vez mais frequente e saber como é o tratamento dentário de resina ou porcelana é muito importante para o momento de escolher o seu.

Os materiais utilizados para os tratamentos dentários estão cada vez mais avançados dentro dos procedimentos odontológicos e com o avanço tecnológico crescente.

Neste artigo, você verá:

  • – as diferenças do tratamento dental com resina e porcelana;
  • – qual o tempo de tratamento dentário com esses materiais;
  • – cuidados para manter um sorriso bonito;
  • – tratamento dentário com resina ou porcelana – qual a melhor opção.

As diferenças do tratamento dental com resina e porcelana

 

Para tratamentos odontológicos, existem as facetas dentais em resina e de porcelana – ou cerâmica –, que são muito utilizadas para corrigir imperfeições dos dentes. E, apesar desses materiais terem a sua coloração semelhante à dos dentes, ambos possuem características diferentes e precisam de cuidados especiais.

As facetas em resina são feitas a partir de um material muito utilizado em restaurações dentárias, elas não exigem uma etapa laboratorial e são mais fáceis de confeccionar. Por conta dessas questões,  o seu custo é mais acessível e possui ótima durabilidade – é claro que, comparado às facetas de porcelana, a sua durabilidade é um pouco menor.

Por outro lado, as facetas de porcelana são feitas de um material muito elaborado, exigindo diversas etapas de produção até a confecção de próteses para restauração.

Mesmo tratando-se de um material com a qualidade superior à resina, o tratamento dentário em porcelana nem sempre é o mais recomendado para o tratamento com facetas dentais, isto é, pessoas com os dentes mais sensíveis ou frágeis, a presença de dentes sobrepostos ou até quando há má oclusão dental, pois pode ocasionar na piora desses casos.

Cada caso pede uma análise especializada para identificar qual o melhor tipo de material para os procedimentos.

 

Como funciona e qual o tempo de tratamento dentário com esses materiais? 

 

O tipo de material influencia bastante no tempo de tratamento dentário. 

Caso o dentista indique o tratamento com resina, ele é feito de forma mais rápida, porque não exige a necessidade de várias moldagens e etapas laboratoriais. 

Assim, o profissional consegue trabalhar diretamente com o paciente, e uma a duas sessões se tornam suficientes para confeccionar a faceta.

Já em tratamentos dentários com porcelana, é necessário mais visitas ao dentista, pois a prótese é feita com um molde da arcada dentária do paciente. Depois de pronto, ainda é necessário que o paciente faça os testes com a prótese provisória, o que chamamos de mock up.  

Neste caso, só depois que esse teste é feito, o dentista responsável consegue cimentar as facetas ou lentes definitivas nos dentes do paciente após duas ou mais consultas.

 

Cuidados para manter um sorriso bonito  

Quando realizado o tratamento dentário de resina ou porcelana, é necessário manter alguns cuidados para manter um sorriso bonito, alinhado e iluminado. Para não danificar o seu tratamento, algumas cautelas que você precisa ter são:

  • – sempre escovar os dentes – é importante escovar os dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir, tirando todos os resíduos do que você comeu durante o dia. Isso vai ajudar também a manter o bom hálito;
  • – ao sentir dor de dente, vá ao dentista para avaliar as causas da dor e iniciar o melhor tratamento;
  • – passe o fio dental – esse hábito é muito importante para retirar qualquer sujeira entre os dentes. Use o fio ou a fita dentária pelo menos uma vez ao dia e sempre que sentir a necessidade.

Tratamento dentário com resina ou porcelana – qual a melhor opção?

As diferenças entre os tratamentos dentários com resina ou porcelana influenciam bastante na escolha. Isso porque depende também do que você precisa tratar e qual o grau que o seu “problema” está. 

De modo resumido, o tratamento dentário de resina é mais indicado para pequenas melhorias no formato dos dentes, como:

  • – espaçamento pequeno entre os dentes (diastemas);
  • – clareamento da cor;
  • – dentes trincados ou com alguma parte quebrada.

 

Já o tratamento dentário em porcelana é utilizado para transformações mais marcantes nos dentes, por exemplo:

  • – mudança total no formato;
  • – clareamento mais significativo para dentes muito escuros ou manchados;
  • – fechar espaços mais extensos entre os dentes;
  • – recuperação de desgastes leves ocasionados por problemas como o bruxismo.

 

Porém, lembre-se de que a melhor opção para o tratamento que você precisa é diagnosticada pelo profissional especializado em técnicas de estética dental. Independentemente de qual for a indicação, o seu sorriso ficará ainda mais bonito!

Você merece uma bela reconstrução em uma clínica com especialistas prontos para te dar o tratamento certo. Conheça mais sobre a clínica odontológica Ianara Pinho, com unidades localizadas em Águas Claras e na Asa Sul, em Brasília, e veja todos os tipos de tratamentos odontológicos disponíveis!

 


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais