O sorriso é uma forma de expressar a nossa felicidade. Entretanto, muitas pessoas se sentem inseguras e insatisfeitas em sorrir, sentem que têm um sorriso feio por conta de problemas ortodônticos e estéticos. Nesses casos, o sorriso perfeito é um sonho! 

Dentes desalinhados, amarelados, sorriso gengival ou a perda de dente pode ser um dos motivos pelos quais você se sinta com o sorriso feio. Mas não precisa se desesperar, para cada um destes casos há procedimentos que podem ser indicados para corrigi-los. 

Conheça os procedimentos odontológicos que podem te ajudar a alcançar um sorriso perfeito e te trazer segurança para sorrir de novo. Confira!

Tratamentos para dentes desalinhados

Talvez esse seja o caso mais comum – e que mais gera insatisfação. Normalmente, os dentes tortos costumam trazer muita aflição e problemas de autoestima para as pessoas que os possuem. 

Para além das preocupações estéticas, há também consequências mais sérias que os dentes desalinhados podem ocasionar, como as alterações na mordida.

Mas, afinal, como resolver esse problema e alcançar o sorriso perfeito? Acompanhe as possibilidades!

1 – Aparelho ortodôntico

Os tão conhecidos aparelhos ortodônticos são a opção mais indicada para alinhar os dentes e corrigir imperfeições para ter um sorriso perfeito.

Hoje, existem diversas opções, desde aparelhos fixos até alternativas mais modernas para quem precisa alinhar seus dentes, porém, de uma forma mais discreta e confortável.

Claro que a decisão do tipo de dispositivo tem que ser tomada junto ao dentista, que avaliará o caso de cada paciente.

Leia mais: 

Tudo que precisa saber sobre aparelho ortodôntico

Para quadros ortodônticos em que é possível realizar o tratamento com um dispositivo mais discreto, os aparelhos invisíveis, também conhecidos como alinhadores estéticos, podem ser uma alternativa. 

O modelo Invisalign, fabricado em material translúcido, é indicado para quem não quer impactar o sorriso nem prejudicar a imagem com os aparelhos de metal — ele não tem bráquetes, fios, nem elásticos.

Os alinhadores são um tipo de aparelho móvel, que podem ser removidos antes das refeições ou de escovar os dentes. Portanto, além de possibilitarem um tratamento mais discreto, oferecem também, conforto para o dia a dia.

Saiba mais: 

Aparelho transparente vale a pena? Esclareça suas dúvidas aqui!

2 – Cirurgia Bucomaxilofacial

Para certas pessoas, apenas o uso do aparelho ortodôntico não corrige o desalinhamento dentário. Nesses casos, pode ser necessário um procedimento um pouco mais complexo, como a cirurgia bucomaxilofacial.

A cirurgia bucomaxilofacial, ao contrário de muitos outros procedimentos essencialmente estéticos, tem como objetivo reconstruir e/ou reposicionar os ossos da face próximos á boca que sofreram com algum tipo de deformação devido a má-formações, doenças ou acidentes.

Geralmente, a cirurgia bucomaxilofacial é recomendada para pacientes que sofreram traumas na face. Além disso, essa intervenção é útil para pessoas que tem algum osso facial com crescimento assimétrico ou desenvolvimento incorreto. Também pode ser recomendada para pacientes que possuem apneia do sono. 

Leia mais: 

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL

Tratamentos para dentes amarelados

Ter dentes amarelados realmente é um incômodo para muitas pessoas, principalmente porque podem ser interpretados como falta de higiene, quando  na verdade, há diversos fatores que podem influenciar no amarelado dos dentes. A genética, o consumo de certos alimentos, o hábito de fumar e o próprio envelhecimento são alguns deles.

Hoje, felizmente, temos alguns procedimentos odontológicos que podem acabar de vez com este amarelado e ajudá-lo a conseguir o tão sonhado sorriso perfeito. Acompanhe a seguir.

3 – Clareamento Dental

O clareamento dental pode ser supervisionado (caseiro) ou realizado em um consultório odontológico. Apesar disso, em ambos é utilizada a mesma substância branqueadora, responsável por oferecer um novo efeito à dentição do paciente. Essas técnicas podem ser feitas separadamente ou em conjunto.

Mas é importante ressaltar que os dois devem ser realizados com o auxílio e acompanhamento de um dentista responsável por auxiliar o paciente e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

4 – Lentes de contato dentais

Um outro tratamento que também tem a finalidade de tornar os dentes mais brancos é o uso das lentes de contato dentais que, ao mesmo tempo que proporcionam o branqueamento dos dentes, também corrigem pequenas imperfeições da dentição.

O procedimento é realizado com a colagem de laminados cerâmicos que utilizam como molde os dentes do paciente, o que permite que ele escolha a tonalidade de sua dentição e corrija ou disfarce imperfeições, como diastemas (excesso de espaço entre os dentes), dentes conoides (dentes pequenos e com formato alterado), etc.

Tratamentos para sorriso gengival

Esse é um outro incômodo normal de muitos pacientes que nascem com o lábio superior um pouco mais elevado ou com maior crescimento vertical da maxila, mostrando grande parte da gengiva ao sorrir.

Existe também um tratamento para o sorriso gengival. Veja!

5 – Gengivoplastia

Trata-se de uma pequena intervenção cirúrgica capaz de corrigir e alterar detalhes relacionados ao formato e ao tamanho da gengiva. 

Para isso, o excesso de gengiva é retirado, fazendo com que os dentes ganhem tamanho e se tornem mais vistosos.

Os resultados costumam aparecer de forma rápida e eficiente, pouco tempo após o tratamento odontológico, além disso o procedimento apresenta em geral curta recuperação.

Este tratamento, de maneira geral, possui razões estéticas e pode ser muito útil para diversos pacientes insatisfeitos com a aparência do sorriso.

Saiba mais: Gengivoplastia

Outro procedimento que poderia ser indicado, novamente, é a cirurgia bucomaxilofacial. Uma vez que a estrutura óssea do seu rosto contribua para uma face mais alongada, provavelmente sua arcada superior será maior, evidenciando mais suas gengivas e impactando, em alguns casos, na mordida do paciente. Busque a avaliação de um cirurgião dentista para obter um diagnóstico correto.

Leia também: Sorriso Gengival: cirurgia é a melhor opção para o meu caso?

Tratamentos para quem perdeu um dente

Além de ser um grande incômodo, a falta de um ou mais dentes pode impedir que a abertura e fechamento da boca ocorram de forma adequada, o que prejudica até mesmo a fala e ainda sobrecarrega as estruturas faciais.

Qual o procedimento indicado nesse caso? Qual alternativa pode ajudá-lo a conseguir o sorriso perfeito? Acompanhe!

6 – Implante Dentário

O implante dentário é recomendado para os casos de pacientes que perderam um ou mais dentes, incluindo sua raiz. Consiste na inserção de um pequeno cilindro de titânio no tecido ósseo, exatamente no local afetado.

Além de oferecer benefícios estéticos, essa intervenção também pode ser a solução para algumas questões de saúde.

Os resultados da cirurgia de implante são extremamente naturais e o paciente pode voltar a falar e mastigar normalmente. 

Leia mais: 

Implante dentário: como é feito e quem pode fazer?

Tratamentos para bochechas que escondem o sorriso

Existe também um procedimento odontológico para diminuir o tamanho das bochechas. O que, consequentemente, faz com que as linhas faciais fiquem mais desenhadas e o rosto mais fino, criando o desejado “efeito blush”.

7 – Bichectomia

Também conhecida como lipoplastia facial, a bichectomia é um tratamento cirúrgico que consiste na retirada da bola de Bichat da bochecha. Nesse procedimento, o cirurgião-dentista retira o excesso de gordura no local, deixando o formato do rosto mais fino e delicado.

O procedimento é simples e rápido, tendo a duração média de 1 hora. O paciente deve ter alguns cuidados tanto no pré, como no pós-operatório, mas, apesar disso, os resultados são rápidos e positivos.

Saiba mais: 

Bichectomia: como contornar os principais riscos do procedimento

Restauração de resina: como é feita e quando é indicada?

Dor de dente: o que pode ser?

Os pacientes recomendam os nossos tratamentos

Confira o depoimento de nosso paciente Claudevair Pina, que teve seu tratamento de Implantes Dentários e também suas Lentes de Contato Dental feitas com sucesso em nossa Clínica Odontológica Ianara Pinho:

https://www.youtube.com/watch?v=LA-rewv7gtE

Confira também mais um relato real de uma paciente que se submeteu ao procedimento de Bichectomia na Clínica Odontológica Ianara Pinho:

https://www.youtube.com/watch?v=1-i9jKWeZDk&t=2s

Tenha em mente que para realizar qualquer um desses procedimentos, é necessário consultar um dentista, para que ele avalie o seu caso e indique qual deles é o mais recomendado. 

Na Clínica Ianara Pinho, temos dentistas qualificados em diversas áreas específicas de atuação. Tudo isso para garantir a excelência em atendimento e a sua satisfação.  Buscamos o que há de mais moderno na odontologia. 

A Clínica se destaca no atendimento ao cliente e recebe sempre avaliações muito positivas no Google ou nas demais redes sociais.

Nos tornamos um dos maiores e mais completos espaços odontológicos de Águas Claras, em Brasília, com infraestrutura e tecnologia de ponta, incluindo um centro cirúrgico e radiológico para todas as etapas,  desde o diagnóstico até o tratamento finalizado. 

Se você se interessou por algum desses tratamentos, mas ainda não sabe quem procurar, entre em contato com a gente. Aqui você irá conhecer profissionais capazes de proporcionar os melhores resultados estéticos para você.

Agende uma avaliação

Leia também: 

Quem pode fazer Bichectomia? Conheça indicações e contraindicações

O que é e para que serve a harmonização facial?


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais