Você já conhece quais são os tipos de implantes dentários que existem? Antigamente, a perda de dentes era tratada com o uso de próteses, pontes e as famosas dentaduras.

E, hoje, os tratamentos se modernizaram e existem diferentes tipos de implantes dentários, indicados tanto para quem perdeu apenas um ou poucos dentes, quanto para quem perdeu até todos os dentes.

O implante tem se popularizado cada vez mais por causa dos benefícios que oferece, como segurança ao mastigar, longevidade do tratamento, conforto e valorização estética.

Os implantes dentários são normalmente feitos de titânio, que é um material biocompatível. Ele é aceito pelo corpo de modo que a fusão entre o osso e o implante seja mais provável de ocorrer. O titânio fornece uma base sólida para formar dentes substitutos com um suporte robusto, que continua a se fortalecer com o tempo. Assim, a ligação entre o osso e o implante continua a crescer à medida que se fundem.

Continue lendo para entender ao certo os tipos de implantes dentários disponíveis no mercado atualmente e qual o ideal para cada caso de perda dentária.

O que é implante dentário e quais as indicações?

Assim como as dentaduras, os diferentes tipos de implantes dentários são uma solução para quem perdeu um ou mais dentes. Eles fazem a substituição deles para completar a arcada dentária e evitar prejuízos funcionais e estéticos para o paciente.

No entanto, são diferentes das dentaduras por se manterem fixos na boca. Presos ao osso que sustenta os dentes, os implantes atuam como uma raiz artificial, permanecendo totalmente fixados, o que proporciona mais segurança para falar, comer e sorrir.

O implante em si é um pino feito em metal, geralmente de titânio, que é biocompatível. O osso envolve esse pino e ele passa a integrar o organismo, então, o implantodontista encaixa uma prótese sobre esse implante. Ela tem todas as características de um dente natural e o substitui com discrição e eficácia.

Por isso, o tratamento com implantes dentários tem se popularizado bastante. Afinal, eles podem ser usados na maioria dos casos de perdas dentárias, são muito sutis e trazem conforto, funcionalidade e autoestima.

O processo de acompanhamento após realizado o procedimento normalmente leva alguns meses enquanto o implante dentário cicatriza, com consultas regulares para revisar o progresso, estabilidade e função dos implantes. Os pacientes devem priorizar a higiene bucal para ajudar a melhorar o sucesso do implante no longo prazo. Isso inclui escovação regular, enxágue e exames dentários de rotina.

Quais os tipos de implantes dentários que existem?

Não importa o que ocasionou a perda de dentes, é possível fazer a reabilitação do paciente completando sua arcada dentária. O paciente pode ter perdido um dente, diversos em sequência, em pontos separados ou todos eles. Em cada caso, podemos adotar um dos tipos de implantes dentários.

Veja a seguir quais são os principais tipos de implantes dentários e suas diferenças.

Implante dentário unitário: para quem perdeu um ou vários dentes

O implante unitário é aquele em que utilizamos um pino para cada dente perdido. Ele pode substituir apenas um dente natural perdido ou vários, mas em pontos diferentes da boca (os dentes perdidos não podem ser sequenciais, por exemplo). É indicado tanto para as regiões estéticas do sorriso quanto para as áreas posteriores (dentes do fundo).

Implante dentário dois por três (2 x 3): para quem perdeu três dentes

O implante 2 x 3 (dois por três) é indicado para pessoas que perderam três dentes em sequência. Nesse caso, é utilizada uma prótese inteiriça com 3 dentes artificiais. São fixados 2 pinos nas extremidades para sustentar a primeira e a última prótese, mas a do meio não é presa ao osso, mas sim aos dentes dos extremos. Tem uma estrutura semelhante a uma ponte.

Implante com prótese protocolo: para quem perdeu todos os dentes

O implante com prótese protocolo é indicado para pacientes que perderam todos os dentes. O implantodontista fixa de 4 a 8 pinos no osso alveolar e, sobre eles, é fixada uma prótese completa feita sob medida para o paciente. Ela permanece presa na boca e não pode ser retirada, senão pelo especialista.

Implante com prótese overdenture: outra opção para quem perdeu todos os dentes

Esse tipo de implante é semelhante àquele com prótese protocolo (também indicado para pacientes desdentados). Porém, um pouco menos sofisticado. O implantodontista fixa de dois a seis pinos em pacientes totalmente desdentados, prendendo também uma prótese completa sobre eles. No entanto, ela pode ser removida pelo paciente.

Afinal, qual o melhor tipo de implante dentário que existe?

O melhor tipo de implante dentário é aquele que for mais adequado para as necessidades e os desejos específicos de cada paciente, a estabelecer uma reabilitação oral satisfatória e com bons resultados. Sendo assim, alguns fatores são considerados nessa decisão, como:

  • Material do pino;
  • Formato;
  • Tamanho;
  • Indicação;
  • Tecnologia e técnicas aplicadas (simples ou sofisticada);
  • Origem (nacional ou importado);
  • Preço do implante dentário.

Porém, é importante ressaltar que somente um profissional implantodontista pode recomendar o melhor tipo de implante dentário para cada paciente.

É o especialista que possui os instrumentos, a experiência e o conhecimento necessários para auxiliar nessa decisão da melhor forma possível, com uma avaliação criteriosa do quadro, da condição bucal e do problema a ser resolvido, além da realização de exames específicos que vão ajudar nessa avaliação (como radiografias e/ou tomografias).

Somente depois desse estudo detalhado é que será possível planejar e recomendar o tipo de implante dentário mais indicado para cada caso. 

O implantodontista poderá até aconselhar a marca ou modelo de implante dentário que ele está mais acostumado e tem mais confiança para trabalhar com seus pacientes.

 

Qual a diferença entre implante e prótese dentária?

Essa é uma dúvida comum até de pacientes que querem saber mais sobre os tipos de implantes dentários, já que ambos servem para substituir dentes perdidos. Porém, a grande diferença entre implante e prótese dentária é que o implante é uma estrutura fixa, enquanto a prótese convencional é removível.

Por isso, inclusive, é que o implante dentário é considerado uma evolução em relação à prótese de dentes, sendo o tipo de tratamento mais desejado por quem sofre com a perda dentária.

Outra grande diferença é com relação aos resultados de cada tratamento.

O implante, por exemplo, oferece uma estrutura que se assemelha muito mais ao dente natural, tanto na função quanto na aparência, em comparação com a prótese dentária.

E qual a diferença entre pivô e implante dentário?

Outra dúvida muito comum. A principal diferença entre o pivô (pino) e o implante dentário é com relação a indicação de cada tratamento: o implante é recomendado para quem perdeu toda a estrutura do dente (inclusive a raiz), enquanto o pivô é indicado para quem ainda possui a raiz preservada.

Se você também está interessado em saber mais sobre os tipos de próteses dentárias, saiba aqui o que um especialista tem a te dizer sobre o assunto.

Onde fazer implante dentário? 

Esperamos que esse artigo tenha lhe ajudado a entender quais os tipos de implantes dentários que existem!

Se você está buscando por onde fazer implante dentário em Brasília (DF), o especialistas em Implantodontia da Clínica Ianara Pinho Odontologia estão disponíveis para você!

Agende uma avaliação com um de nossos especialistas!

Nossos profissionais são capacitados para planejar adequadamente tratamentos com diferentes tipos de implantes dentários para que os resultados alcançados sejam um sucesso para o paciente.

A perda de dentes te incomoda e você sonha em realizar um tratamento com Implante Dentário? Clique aqui e agende agora mesmo uma avaliação com um dos profissionais Implantodontistas da Clínica Ianara Pinho Odontologia!

Nós somos especialistas em Implantes Dentários. Conheça as vantagens de realizar o seu tratamento conosco no vídeo abaixo.

O ideal na fase de pesquisa que você se encontra é procurar uma clínica bem estruturada e um profissional especializado e experiente nos diferentes tipos de implantes de dentários.

Assim, você alcançará uma excelente funcionalidade, com cuidado para sua saúde e higiene bucal, atenção às suas características naturais e valorização estética do seu sorriso.


Deixe uma resposta


Leia Também

Clareamento ou lente de contato: qual é a melhor opção?

Você está na dúvida entre o clareamento ou lente de contato dental? Leia o artigo e saiba quando é indicado cada um desses tratamentos.

Mancha no dente pode ser Cárie? Saiba identificar

Mancha no dente pode ser cárie? Manchas escuras podem significar desde pequenos problemas até problemas mais graves. Leia mais!

Como usar Fio Dental corretamente? Dentista explica o passo a passo

O fio dental é um recurso de limpeza dos dentes essencial ao processo de higiene bucal, mas muita gente negligencia o seu uso. Saiba mais!

Diferenciais

Sala de Repouso

Descanso pós-cirúrgico com acompanhamento do especialista.

Sala Cirúrgica para Sedação

Centro Cirúrgico Completo e habilitado para sedação inalatória, medicamentosa e endovenosa.

Brinquedoteca

Ambiente preparado para seu filho(a) enquanto você realiza seu tratamento.

Recepção Ampla

Recepção ampla com espaço para os adultos e crianças!

All in one

Oferecemos uma variedade de exames de radiologia sem a necessidade de deslocamento.

9 Consultórios

9 consultórios equipados com a melhor tecnologia e mais de 20 profissionais.

Radiologia Integrada

Todo o seu tratamento odontológico em um só lugar, desde a consulta ao exame radiológico.

Diferenciais